Meu AdoroCinema
Wagner Moura

Estado civil

Nome de nascimento Wagner Maniçoba de Moura
Nacionalidade Brasileiro
Nascimento 27 de junho de 1976 (Salvador, Bahia)
Idade 42 anos

Biografia

Nascido numa cidade do interior da Bahia, filho de um militar da Aeronáutica e de uma dona de casa, Wagner Moura começou a se dedicar ao teatro ainda na adolescência. Moura chegou a se formar em Jornalismo, porém seu real ofício sempre foi atuar.

Seu primeiro grande sucesso no teatro foi a peça "A Máquina", em 2000. No mesmo ano, após participar de dois curtas, Moura estreou nos cinemas com um pequeno papel em Sabor da Paixão, que trazia a estrela espanhola Penélope Cruz no elenco.

Depois de outras participações em filmes como Abril Despedaçado (2001) e As Três Marias (2002), o ano de 2003 foi bem agitado para o ator, que marcou presença em quatro lançamentos, entre eles o drama Carandiru, onde interpretou o presidiário Zico, e a comédia Deus é Brasileiro, no papel um divertido pescador que se torna amigo pessoal de Deus (vivido por Antônio Fagundes).

Mesmo se consolidando como ator de cinema, Moura não deixou de marcar presença na TV, onde participou de séries e novelas como Sexo Frágil (2003), JK (2006) e Paraíso Tropical (2007).

Em 2007, já desfrutando de prestígio e fama, Moura interpretou o impetuoso e polêmico Capitão Nascimento no bem sucedido Tropa de Elite, de José Padilha. O filme obteve uma imensa repercussão dentro e fora do Brasil e foi premiado com o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim. Moura voltaria a dar vida a Nascimento, promovido à Coronel, em Tropa de Elite 2, que teve uma recepção ainda melhor do que a de seu antecessor. O longa foi exaltado pela crítica e bateu recordes de bilheteria, levando mais de 11 milhões de brasileiros aos cinemas.

Após ser muito sondado por produtores estrangeiros, Wagner Moura fez sua estreia em uma grande produção de Hollywood na ficção científica Elysium (2013), onde contracenou com Matt Damon e Jodie Foster

Primeiras aparições nas telas

Abril Despedaçado
Abril Despedaçado
2001
As Três Marias
As Três Marias
2002
Carandiru
Carandiru
2003
Carga Pesada
Carga Pesada
2003

Seus melhores filmes e séries

Narcos
Narcos
2015
Tropa de Elite
Tropa de Elite
2007
Tropa de Elite 2
Tropa de Elite 2
2010

Carreira em destaque

16
Tempo de carreira
0
Premiação
27
Filmes
10
Séries
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favoritos

Drama : 53 %
Comédia : 21 %
Romance : 15 %
Ação : 12 %

No AdoroCinema:

3
Vídeos
59
Imagens
151
Notícias
1,1 K
Fãs

Trabalhou bastante com

Milhem Cortaz
Milhem Cortaz
5 filmes
Tropa de Elite 2 (2010), VIPs (2010), Tropa de Elite (2007), Nina (2004), Carandiru (2003)
José Padilha
José Padilha
3 filmes e 1 séries
Narcos (2015), Rio, Eu Te Amo (2013), Tropa de Elite 2 (2010), Tropa de Elite (2007)
Rodrigo Santoro
3 filmes e 1 séries
Rio, Eu Te Amo (2013), Som & Fúria (2009), Carandiru (2003), Abril Despedaçado (2001)
Juliano Cazarré
3 filmes e 1 séries
Serra Pelada (2013), VIPs (2010), Som & Fúria (2009), Tropa de Elite (2007)
Hugo Carvana
2 filmes e 2 séries
Rio, Eu Te Amo (2013), Paraíso Tropical (2007), JK (2006), Deus é Brasileiro (2003)
Tonico Pereira
3 filmes
Rio, Eu Te Amo (2013), Romance (2008), Saneamento Básico, O Filme (2007)
Caio Junqueira
3 filmes
Rio, Eu Te Amo (2013), Tropa de Elite (2007), Abril Despedaçado (2001)
Bruno Garcia da Silva
2 filmes e 1 séries
Romance (2008), Saneamento Básico, O Filme (2007), Sexo Frágil (2003)
André Ramiro
3 filmes
Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014), Tropa de Elite 2 (2010), Tropa de Elite (2007)
Aramis Trindade
1 filme e 2 séries
A Máquina (2005), Sexo Frágil (2003), Carga Pesada (2003)
José Wilker
2 filmes e 1 séries
Romance (2008), JK (2006), O Homem do Ano (2003)
Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014), Praia do Futuro (2014), Serra Pelada (2013)
José Dumont
3 filmes
Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014), Cidade Baixa (2005), Abril Despedaçado (2001)
Maria Ribeiro
3 filmes
Os 8 Magnificos (2017), Tropa de Elite 2 (2010), Tropa de Elite (2007)
Comentários
  • Tássia Bastos
    Fico muito feliz em ver atores como Wagner Moura, ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Fico esperançosa, também, e creio muito que grandes atores que estão escondidos em Pelourinhos da vida (como é o caso de ótimos atores do Bando de teatro Olodum) venham a ter o espaço que deveriam ter. A presença de Wagner, Lázaro, Vladmir Brichta, entre outros novos grandes atores, ao se juntar a nomes com Selton Melo e Nastergale, aumenta muito o nível das produções brasileiras em geral.Não estou dizendo que não é bom ver o Tony Ramos em ação, mas seria bem melhor ver grandes nomes antigos trabalhando ao lado de novos talentos (quando digo novo, significa que só são novos no tempo em que passaram a figurar nas telas, mas são atores que ralaram muito nos palcos da vida para chegarem até aqui.Como atriz, me emociono ao vê-lo atuar em qualquer produção. Podemos ver a sua alma.Para mim, hoje, Wagner Moura é o melhor ator do Brasil!
  • Lara Cris
    Gosto muito deste ator , bjos lara cris
  • Gabriela
    Ele tem um talento indescritível. Inevitável considerá-lo um dos melhores atores brasileiros!
  • yyamamoto
    Sexy demais, especialmente em Cidade Baixa a la malaco!
  • GEUDI_GIL
    ELE É MARAVILHOSO, ESPETACULAR, BRILHANTE, MAGUINIFICO, LINDO, CHARMOSO, SENSUAL, SEXY RESUMINDO ELE É O MELHOR ARTISTA DO BRASIL E DO MUNDOEU AMO E ADORO MUITO ELENÃO SÓ PELA SUA BONITEZA MAS TAMBÉM PELO SEUTALENTO INCOMPARÁVELTUDO QUE ELE FAZ É MARAVILHOSO. TE ADORO WAGNER VC É UMA PESSOA MUITO ILUMINADA PORDEUS.BEIJOS TE ADORO
  • ISGonçalves
    Ele é incrivel, extraordinário! Brilhante em tudo que faz.
  • REGINA DIAS
    OTIMO SABER QUE TEMOS ATORES COMO WAGNER MOURA, MERECE SER APLAUDIDO COMO O NASCIMENTO DE PÉ, POR TODOS NÓS. ISSO SIM NOS DAR ORGULHO DE SER BRASILEIRO E SABER QUE TEMOS OTIMOS PROFISSIONAIS. PARABÉNS MIL VEZES,QUE VOCÊ CONTINUE OTIMO NO QUE FAZ E COM TODA SUA SIMPLICIDADE E SIMPATIA. NOTA 1000 CLARO. 
  • Bruna
    Sempre achei o Wagner Moura muito sensual. Ele tem um jeito másculo e encantador. Depois que assisti "Tropa de Elite 2" então, me encantei ainda mais por ele. Sei que ali não era o Wagner Moura e sim o "Coronel Nascimento", mas interpretado pelo ator Wagner Moura, então pra mim, dá no mesmo. Estou apaixonada por esse homem! Queria muito esbarrar nele qualquer dia desses e daí quem sabe, nascesse um amor entre nós...Te Amo Wagner!!!!!
  • Anderson
    Este já é um ''montro sagrado'' do cinema nacional!!!!!!!!!!Com atuações estrondosas e até mesmo assustadoras.Deixemos de lado os elogios quanto seus aspectos ou atributos ''físicos'', pois este grande ator não precisa, e nunca precisará apelar para isso, porque ele é um ator estupendo acima de qualquer adjetivo.Muitos dizem que suas atuações são comparáveis às a de Al Pacino, não por acaso, não por acaso.....-Bravo, Bravo, Bravíssimo!!!!!!!!!!
  • Tássia Bastos
    Ele é tão bom que não consigo escolher o filme que mais gosto com o Wagner.Em "Deus é brasileiro" ele faz o que quer, brinca de fazer rir, Edivaltécio é tão real que nos faz lembrar aquele cara folgado lá da cidade do interior onde mora uma tia nossa. Já assisti 5 vezes."O caminho das nuvens" é um filme de fazer chorar e aparece, mais uma vez, trazendo toda a responsabilidade do sucesso pra ele.Em "Romance" Wagner faz todas as mulheres se apaixonarem por ele, nem a Letícia Sabatela resiste ao seu charme. E eu me apaixonei por ele outra vez..."Boca" é o típico malandro surtado do pelô, personagem que todo mundo queria ver um pouco mais em "Ó paí ó".O capitão Nascimento traz um Wagner sério, bruto e diferente no "Tropa 1" e um grisalho super charmoso em mais um show de interpretação e sucesso no "Tropa 2". Quem é bom é bom né? AmoooOoo
  • babi
    Excelente em todo o trabalho que realiza!Parabéns! 
  • Tony Kamell
    São poucos atores que conseguem incorporar o seu personagem como o Wagner Moura! Continue fazendo mais filmes! Rumo ao Tropa de Elite 3!!!!flw
  • Lidiane
    Ele é simplesmente demais!!! O melhor ator do nosso país, disso nã tenho dúvida!!!
  • Cleverson
    Simplesmente um dos melhores atores do país. Ele consegue passar um realismo para gente. Em todos os papéis ele da um show. òtimo aotr mesmo.
  • Guillermo Hundadze
    Wagner Moura, um menino super responsável, é um cara vivido e na dele; Muita gente diz que ele é metido, mas eu posso afirmar que é uma pessoinha super simpática e meio tímido, um figuraça... Espero que um dia a gente trabalhe juntos, será bom demais...
  • wesleyaxe
    Atorzaço!! Agora ganhando um papel notório no cinema americano vai mostrar pro mundo que o Brasil também tem ótimos atores.
  • kleidyvendramini
    oi tudo bem? estou aqui pra dizer que adoro vc e desejo muita sorte e boas energias pra vc.tenho muito respeito pelo seu trabalho eu te amo.
  • Atena Negra
    O melhor ator do cinema brasileiro na atualidade. Tomara que faça sucesso em Hollywood e não pague mico feito Santoro. Adoro esse baiano!
  • Daniel Ferraz
    Na atualidade é o melhor ator do cinema nacional não só pelas atuaçoes nois dois tropas de elite mais por outras atuaçoes tb futuramente vai seguir carreira internacional e espero que ele consiga muito sucesso que talento esse Bahiano ja mostrou que tem muito não só conquistou o brasil como também ira conquistar o cinema americano e mostrar que o brasil não é pé quente só no futebol mais nas telas de cinema também :)
  • majo
    Sem dúvida, a maior revelação do cinema brasileiro nos últimos anos. Simplesmente divino!
  • Gabriel Farias
    Um monstro da atuação!
  • GI123
    Ele é simplesmente o melhor ator do Brasil, na minha opinião. Ele consegue interpretar com uma naturalidade e ele se prepara para os personagens de uma forma incrível! Ele é ótimo mesmo!
  • SIMONE
    O filme acaba e quero assistir novamente. Wagner Moura é sem dúvida um dos melhores da atualidade. Parabéns e sucesso!
  • negaflor
    Além de ser um homem lidíssimo, é excelente ator! Quando em cena ele simplesmente nos transporta para aquele momento em que ele interpreta! Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente, pois tenho a certeza que é uma excelente pessoa e extremamente inteligente!
  • negaflor
    Desculpem o erro de português...Eu quis dizer lindíssimo! Em todos os aspectos!
  • Marii Groff
    Maravilhoso, perfeito no que faz, me apaixonei pelo trabalho dele em tropa de elite 1 e 2.Ele é concerteza o melhor ator brasileiro.
  • Isabel Cristina L.
    Sou sua fã, e gostaria de te desejar todas as sortes de bençãos que Jesus possa te dar, um feliz aniversário, que essa data se repita por muito e muitos anos , meus parabéns. Só pra lembrar que vc arrasou na peça Hamlet, assisti na UERJ, cara fiquei impressionada com sua atuação,mandou muito bem!!!!!!!! Jesus te guarde bjs.
  • Matheus O.
    Wagner Moura consegue como poucos no BRASIL interpretar todos os Persongens que assume. . ele é uma Lenda como Capitão Nascimento !
Mostrar comentários
Back to Top