Minha conta
    Oscar 2019: Confira as apostas do AdoroCinema

    Quem será o grande vencedor: Roma? Green Book? Nasce uma Estrela? A Favorita?

    Senhoras e senhores, chegou a hora da verdade! Após meses de emoções, discursos chorosos e corridas contra o tempo para maratonar todos os filmes indicados, a temporada de premiações se encerra com o Oscar 2019!

    Apesar das polêmicas polêmicas decisões da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o bolão segue firme e forte, não é mesmo? Como já virou tradição, o AdoroCinema analisa o panorama geral para apostar quais serão os vencedores de todas as 24 categorias — numa das edições mais acirradas dos últimos anos. Confira os palpites e opine com a gente!

    A transmissão do Oscar acontecerá no dia 24 de fevereiro, a partir de 20h30 na TNT. Já a Rede Globo começa a exibir a cerimônia logo após o Big Brother Brasil. Acompanhe toda a cobertura do AdoroCinema aqui no site e em nossas redes sociais!

    MELHOR FILME

    A Favorita

    Roma

    Vice

    Pantera Negra

    Green Book - O Guia

    Nasce uma Estrela

    Infiltrado na Klan

    Bohemian Rhapsody

    Já começamos com a disputa mais surreal da noite. Não existe um favorito, principalmente quando vemos que os prêmios de sindicatos, Globo de Ouro e BAFTA saíram distribuindo estatuetas para diferentes longas, como se fossem aviõezinhos de Silvio Santos.

    Oficialmente, Roma surge na frente. Unanimidade entre críticos, é o mais indicado da noite (ao lado de A Favorita). O problema é que a Academia pode ser conservadora demais para premiar uma obra da Netflix. É a primeira vez que uma produção da plataforma concorre na categoria principal e muitos ainda tem preconceito com o mundo do streaming. Sem falar que Roma é todo falado em espanhol, enquanto a tradição aponta para filmes de língua inglesa. Por outro lado, sua vitória também poderia representar uma posição política contra as atitudes do presidente norte-americano Donald Trump sobre os imigrantes.

    Vale lembrar que essa categoria usa voto preferencial (ou seja, cada votante lista os indicados em ordem de predileção, ao invés de só escolher apenas um). Assim, uma opção mais "café com leite" seria favorecida, como Green Book - O Guia, que venceu um dos maiores termômetros do Oscar: o prêmio do sindicato dos produtores (PGA). As polêmicas envolvendo protestos da família de Don Shirley e comentários preconceituosos do produtor não atrapalharam a popularidade do drama de Peter Farrelly, mas a Academia não costuma premiar filmes que não estão indicados em direção. Em toda sua história, isso só ocorreu duas vezes: Conduzindo Miss Daisy e Argo.

    A Favorita e Infiltrado na Klan correm por fora, porém vamos apostar que a Academia, mais uma vez, irá pelo caminho mais "acessível". Basta lembrar de Spotlight.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Green Book - O Guia, mas Roma está na cola

    Quem pode ser a zebra da vez: Infiltrado na Klan? A Favorita? Não, a disputa está entre os dois acima mesmo.

    MELHOR DIREÇÃO

    Alfonso Cuarón (Roma)

    Spike Lee (Infiltrado na Klan)

    Yorgos Lanthimos (A Favorita)

    Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)

    Adam McKay (Vice)

    O pessoal da Academia já pode adiantar e sair inscrevendo o nome de Alfonso Cuarón na estatueta dourada. Já premiado com Gravidade, o mexicano está ganhando todos os grandes prêmios da temporada (inclusive do sindicato dos diretores) e é MUITO DIFÍCIL que não seja celebrado por um trabalho tão pessoal e tecnicamente impecável. Alguns podem se sensibilizar pela primeira (e aguardada!) indicação de Spike Lee, mas não deve rolar.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Alfonso Cuáron (Roma)

    Quem pode ser a zebra da vez: Spike Lee (Infiltrado na Klan)

    MELHOR ATOR 

    Bradley Cooper (Nasce uma Estrela)

    Rami Malek (Bohemian Rhapsody)

    Christian Bale (Vice)

    Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)

    Viggo Mortensen (Green Book - O Guia)

    Antes mesmo de Vice estrear, Christian Bale já era considerado favorito por se transformar fisicamente no antigo vice-presidente Dick Cheney. Porém, Rami Malek ganhou uma força impressionante nessa reta final, vencendo Globo de Ouro, BAFTA e SAG Awards. Mesmo atrapalhado por dentaduras exageradas, sua performance como o icônico Freddie Mercury é elogiadíssima. Por um lado, ele conta com o apoio de uma campanha pesada, liderada pelos outros integrantes da banda Queen. Ao mesmo tempo, o astro de Mr. Robot também conseguiu se afastar da polêmica envolvendo o diretor Bryan Singer - acusado em diversos casos de abuso sexual.

    Se a disputa Bale x Malec dividir muito os votos, Cooper pode surgir como uma opção real, principalmente após ser esnobado na categoria de melhor direção. Mortensen soltou comentários preconceituosos meses atrás e é ofuscado por seu colega de cena, enquanto Dafoe já virou figurante de luxo nesses prêmios, coitado.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)

    Quem pode ser a zebra da vez: Christian Bale (Vice)

    MELHOR ATRIZ

    Olivia Colman (A Favorita)

    Lady Gaga (Nasce uma Estrela)

    Glenn Close (A Esposa)

    Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)

    Yalitza Aparicio (Roma)

    Little monsters, sabemos que dói, mas é melhor aceitar: Lady Gaga não deve sair vitoriosa aqui. Todo mundo já sabe que ela vai ser premiada em canção original (spoiler alert?), então a atenção dos votantes está entre outras duas candidatas.

    Em sua sétima indicação, a performance de Glenn Close é tão elogiada que consegue ser favorita, mesmo com um filme mais apagado como A Esposa. Seria a chance de valorizar uma atriz veterana e seu discurso emocionado no Globo de Ouro lhe rendeu mais simpatia. A pedra em seu caminho é Olivia Colman, num trabalho espetacular em A Favorita — um dos filmes mais indicados da noite, sempre importante lembrar. A recente vitória no BAFTA ajudou sua campanha na reta final, mas a Academia não vai querer transformar a eterna Cruella de Vil na maior perdedora da história do Oscar.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Glenn Close (A Esposa)

    Quem pode ser a zebra da vez: Olivia Colman (A Favorita)

    MELHOR ATOR COADJUVANTE

    Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)

    Mahershala Ali (Green Book - O Guia)

    Adam Driver (Infiltrado na Klan)

    Sam Elliott (Nasce uma Estrela)

    Sam Rockwell (Vice)

    Se tem algo que geral deve empatar no bolão, é aqui. Afinal, Mahershala Ali tem levado todos os prêmios da temporada. BAFTA, Critic's, Globo de Ouro, SAG.. basta nomear, ele tem! É mais uma daquelas situações onde a pessoa deveria estar na categoria principal, mas o ator conseguiu ligar bem com as polêmicas ao redor do filme. Sua performance em Green Book - O Guia é mais complexa que o trabalho em Moonlight - Sob a Luz do Luar... que lhe rendeu um Oscar! Logo, é uma questão de lógica.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Mahershala Ali (Green Book - O Guia)

    Quem pode ser a zebra da vez: Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)

    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

    Regina King (Se a Rua Beale Falasse)

    Marina de Tavira (Roma)

    Amy Adams (Vice)

    Emma Stone (A Favorita)

    Rachel Weisz (A Favorita)

    Alguém falou em queridinhos de premiações? Vencedora de 3 Emmys nos últimos 5 anos, Regina King surge com uma real chance de levar o Oscar pelo drama de Barry Jenkins. Ela ganhou quase todos os prêmios possíveis, mas foi esnobada no BAFTA e no SAG Awards. Curiosamente, todas as suas atuais concorrentes estavam disputando o prêmio do sindicato dos atores e quem levou foi Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), mostrando como não há forte favoritismo entre elas.

    Rachel Weisz é prejudicada pela regra básica do bolão (se tem dois indicados do mesmo filme numa categoria, os votos se dividem), mas sua recente vitória no BAFTA pode lhe dar alguma força. E alguns ainda apostam em Marina de Tavira, após sua surpreendente nomeação e o apreço da Academia por Roma. Sem falar nos eternos fãs de Amy Adams, revoltados desde A Chegada.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Regina King (Se a Rua Beale Falasse)

    Quem pode ser a zebra da vez: Rachel Weisz (A Favorita)

    MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

    Infiltrado na Klan

    A Balada de Buster Scruggs

    Se a Rua Beale Falasse

    Nasce uma Estrela

    Poderia Me Perdoar?

    Ok, vamos seguir a lógica. Se Cuarón levar o prêmio de diretor, essa seria a chance ideal de celebrar o trabalho de Spike Lee — um dos quatro roteiristas de Infiltrado na Klan. A grande confusão surgiu aos 45 minutos do segundo tempo, com a vitória de Poderia Me Perdoar? no WGA, prêmio do sindicato dos roteiristas. Seria o filme estrelado por Melissa McCarthy forte o suficiente para render outra esnobada para o ilustre cineasta? Achamos que não.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: Infiltrado na Klan

    Quem pode ser a zebra da vez: Poderia Me Perdoar?

    MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

    Green Book - O Guia

    Roma

    No Coração das Trevas

    A Favorita

    Vice

    Aqui o WGA nem ajuda, pois acabou premiando Eighth Grade, que nem aparece na disputa do Oscar. Então, é hora de raciocinar. Categoria de roteiro é aquela oportunidade básica para a Academia pagar de moderna e premiar um projeto menos conservador. Boa notícia para A Favorita. Por outro lado, se Green Book ganhar melhor filme, uma categoria importante deve segui-lo. Sem grandes conquistas técnicas, seu roteiro seria o escolhido.

    Se a Academia está louca, nós seremos também.

    Quem (provavelmente) vai ganhar: A Favorita

    Quem pode ser a zebra da vez: Green Book - O Guia

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top