Minha conta
    Jogos Mortais: Jigsaw é a maior estreia da semana

    Assassinato no Expresso do Oriente e animação A Estrela de Belém também são destaques.

    Na última semana de novembro, 13 produções chegam aos cinemas do Brasil. Dentre elas, a maior estreia é a do terror Jogos Mortais: Jigsaw, que ganha um novo capítulo sete anos após o lançamento do último longa. Abrindo em 478 salas, a trama do sanguinário vilão perpetuado por Tobin Bell volta a assombrar as pessoas, quando as pistas de uma série de assassinatos levam ao alter-ego de John Kramer.

    Outras duas produções norte-americanas possuem amplo alcance nos cinemas. A primeira é a animação A Estrela de Belém, que chega a 430 salas para contar a história do nascimento de Jesus Cristo de forma inusitada, através do ponto de vista dos animais que estão ao redor dele. A segunda é a adaptação da obra de Agatha Christie, o suspense Assassinato no Expresso do Oriente, lançado em 360 salas.

    No âmbito nacional, a maior estreia é a comédia Os Parças, que chega em 251 salas. O filme traz Tom Cavalcante, Whindersson NunesTirullipaBruno de Luca se envolvendo em uma série de trambiques para realizar um casamento refinado sem nenhum dinheiro.

    Outros longas entram em cartaz em um circuito limitado. Uma das principais é o indicado da Noruega ao Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro, o drama Thelma (21 salas). Em seguida, temos três produções nacionais: Lamparina da Aurora, ipremiado no Festival Guarnicê; Antes o Tempo Não Acabava, que traz em sua trama os questionamentos sexuais de um indígena; e Meu Corpo é Político, obra exibida no Olhar de Cinema que retrata a vida de moradores LGBT das periferias. Os três filmes estarão em 18, 16 e 12 salas, respectivamente.

    Projetado no Festival de Cannes e Sundance, o drama musical Patti Cake$ estreia em apenas seis salas brasileiras. Logo abaixo, o terror #SCREAMERS abre em cinco salas. Por fim, outras quatro produções não tiveram seus circuitos revelados: a singular animação Com Amor, Van Gogh, que foi feito completamente com pinturas no estilo do artista holandês para contar sua história; o drama brasileiro Cromossomo 21; e Yvone Kane, longa estrelado por Irene Ravache.

    Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.

    Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.

    Jogos Mortais: Jigsaw: "Diretores de 2019 - O Ano da Extinção, os irmãos Michael SpierigPeter Spierig fazem um trabalho interessante na construção de clima. Sem abrir mão do lado gore da franquia, a dupla optou por uma ação mais clara e menos sombria." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    A Estrela de Belém: "[...] foge bastante do tom solene e didático típico de filmes religiosos - até mesmo os feitos em animação, como O Príncipe do Egito. Por mais que haja óbvias citações, elas surgem mais no sentido de contextualizar o feito do que propriamente para converter espectadores incautos - o que é um ponto bastante positivo." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Assassinato no Expresso do Oriente: "Originalmente, trata-se de um produto pouco cinematográfico, portanto. Ciente de seus desafios como cineasta, Kenneth Branagh posiciona a câmera nos mais variados ângulos. Seja com tomadas feitas do teto dos vagões ou abusando (no bom sentido) do traveling no meio de transporte longilíneo por definição, a imagem resultante é de uma criatividade que agrada aos olhos."  Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Os Parças:

    Thelma: "[...] cria imagens potentes para representar o desejo sexual e a opressão religiosa. Trier parte de metáforas clássicas (a serpente, o fogo) e subverte o sentido de cada uma delas. Além disso, retrata de modo complexo a reação das religiões diante das transformações sociais: para o conservadorismo, a diferença é necessariamente errada, precisando ser controlada e banida." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Lamparina da Aurora: "Em termos de gênero, estamos próximos do suspense, ou mesmo do terror, embora esta insinuação dependa demais da trilha sonora para se construir. Se não fossem os pesados acordes musicais, o registro imagético se passaria por um drama existencialista. O projeto pode estar em busca da mínima linguagem capaz de produzir significado e estabelecer comunicação." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Antes o Tempo Não Acabava: "[...] a cultura indígena é vista em constante relação com o conservadorismo dos pajés, com a falta de oportunidades profissionais e com a assimilação dos costumes urbanos. O tratamento da bissexualidade em meio indígena também é ousada [...]" Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Meu Corpo é Político: "Esteticamente [...] impressiona. O formato de tela bem retangular, em scope, é raro no gênero, mas permite que os corpos sejam bem inseridos no espaço que os cerca. A fotografia permite transmitir uma sensação de naturalidade, mesmo trabalhando com luzes chapadas de lâmpadas caseiras." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Patti Cake$: "[...] sem se dar conta, o público, se vê diante de um involuntariamente apaixonante trio de outsiders roots. O sentimento (a empatia com a plateia) nasce, principalmente, da chacoalhada no estereótipo na construção do perfil da personagem principal somada à suspensão da realidade como opção narrativa [...]" Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Com Amor, Van Gogh: "Poucos filmes representam uma declaração de amor tão intensa a um artista [...]. A começar pela forma como foi conceituado: estreando a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, seguindo o mesmo estilo do próprio homenageado. [...] O resultado, visualmente falando, é deslumbrante." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

     

    Jogos Mortais: Jigsaw, de Michael SpierigPeter Spierig

    A Estrela de Belém, de Timothy Reckart

    Assassinato no Expresso do Oriente, de Kenneth Branagh

    Os Parças, de Halder Gomes

    Thelma, de Joachim Trier

    Lamparina da Aurora, de Frederico Machado

    Antes o Tempo Não Acabava, de Sergio AndradeFábio Baldo

    Meu Corpo é Político, de Alice Riff

    Patti Cake$, de Geremy Jasper

    #SCREAMERS, de Dean Matthew Ronalds

    Com Amor, Van Gogh, de Dorota KobielaHugh Welchman

    Cromossomo 21, de Alex Duarte

    Yvone Kane, de Margarida Cardoso

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top