A Estrela de Belém
    Regular
    A Estrela de Belém

Sob o olhar dos animais

por Francisco Russo

Dos grandes estúdios de Hollywood, a Sony é quem mais tem investido no crescente filão dos filmes cristãos. Após bons resultados comerciais com os questionáveis O Céu é de Verdade e Milagres do Paraíso, chegou a vez de mirar o alvo nas animações. Assim surge A Estrela de Belém, que replica a clássica história do nascimento de Jesus Cristo com um viés um tanto quanto inusitado: a partir da perspectiva dos animais que os cercam.

Diante deste cenário, Maria e José não apenas são coadjuvantes - assim como todos os demais humanos retratados - como ganharam contornos comportamentais mais atuais, de forma a provocar uma fácil identificação aos menores. José, por exemplo, possui um certo mal humor que serve à narrativa, sem deturpar sua imagem consagrada. Esta, no fim das contas, é uma preocupação constante: por mais que seja uma variação, é preciso manter os valores morais e simbólicos em torno do retratado. Desta forma, a amizade e o perdão são exaltados, a partir da dinâmica em torno do jovem asno Bo e seu fiel amigo pássaro, Davi.

Entretanto, por mais que haja tal preocupação, é importante ressaltar que A Estrela de Belém foge bastante do tom solene e didático típico de filmes religiosos - até mesmo os feitos em animação, como O Príncipe do Egito. Por mais que haja óbvias citações, elas surgem mais no sentido de contextualizar o feito do que propriamente para converter espectadores incautos - o que é um ponto bastante positivo. Com isso, o diretor Timothy Reckart está mais interessado em construir uma dinâmica calcada em trapalhadas e confusões, mais próxima ao público-alvo, estrelada por personagens carismáticos e um tanto quanto simplórios. O modo com tal proposta é apresentada, no fim das contas, é o maior problema do filme.

Por mais que haja um contexto claramente infantilizado, o roteiro de A Estrela de Belém falha (bastante) na construção da dinâmica envolvendo humanos e animais, especialmente em sequências onde os humanos são deixados de lado para que conversas entre os animais possam acontecer. Há também excessos no didatismo, com personagens repetindo algo mostrado visualmente segundos antes - o típico roteiro mastigado para não deixar qualquer dúvida, tão comum em Hollywood, que por vezes subestima a inteligência do espectador. Fora um punhado de situações esquemáticas, pontuadas por músicas cristãs, que ampliam um certo cansaço impregnado por uma história tão conhecida.

Bem intencionado, A Estrela de Belém tem como mérito maior a busca por uma certa originalidade em um cenário tão conhecido. São os cacoetes típicos de filmes infantis, mal empregados, que acabam prejudicando seu ritmo, por mais que surjam aqui e ali algumas boas sacadas - a menção à data, logo no início do filme, é a melhor delas. Apenas razoável.

• Marco Bomfim
      não adianta, qualquer coisa relacionado a cunho cristão o diabo rosna
    • Fábio Cordeiro
      Um filme incrível!! É nítido nessa critica um certo tom de preconceito por conta de ser cristão, mas vou tentar não levar em conta isso nessa crítica.O filme é belo na sua simplicidade e encanta as crianças com seu humor e história emocionante. Sem duvida, as crianças menores amam! As músicas também são algo que enriquece o filme com canções interpretadas por Mariah Carey, Kirk Franklin, Pentatonix e outros. É claro que o filme tem seus errinhos como o didatismo comentado. E como já sabemos, animações não são somente para crianças, pois os adultos também assistem. Mas isso não tira a sua beleza.
    • Claudete S
      Desisti de comentar.
    • Rose
      Meu sobrinho de 4 anos amou tanto esse filme que já assistiu 3x.Particularmente eu gostei muito também. Adorei a abordagem sob a perspectiva dos animais e espero que lancem outros 10 filmes no mesmo estilo. Acho que a crítica foi demasiado severa com relação à trilha sonora. Uma resistência desnecessária. Recomendo que dispa-se desses preconceitos bobos com relação ao cristianismo e reveja o filme, com a mente mais aberta. Não vais sentir o cansaço relatado.Com relação ao excesso de didatismo acho super válido (pensando no público infantil, para quem o filme foi direcionado) porque não superestima as crianças de 3, 4 anos. Abraço.
    • Samuel de Souza
      O filme é sobretudo para crianças, deve ser simples e completo, como foi o filme. Agora as cenas das músicas pegaram minha filha de 3 aninhos, ela se emocionava com cada nota. Tente pensar mais na proxima crítica... abraços!
    • Aurea M.
      Filme excelente! Super discordo da análise de vcs! Não devem ser cristãos para buscarem tantos defeitos onde não tem! Desenho maravilhosooooo!
    • Vinicius Araujo
      O filme é bom e emocionante.
    • brunoblaj
      Excelente filme
    • Antônio Paulo Kéémuéll
      Adorei o filme, bastante cativante e emocionante, compreendo a critica, porem convêm entender que o filme veio a ser enfatizado como os animais viram e participaram do nascimento do Rei Jesus. O foco não foi os humanos e sim os animais como mesmo disse eles apenas foram coadjuvantes, para que a imaginação tivesse asas e viesse a tona um filme tão fantástico e interessante para o publico infantil.
    • Telespectador
      Concordo, Marcio. Acho que embora na critica não tenha tido um tom de preconceito por conta de ser cristão, a nota e o final dizendo que foi razoável, acaba entregando. É para crianças ... Eu, me emocionei por várias vezes.