Minha conta
    Diretora de Pam & Tommy teve fotos vazadas e não quis assistir à sex tape que originou série: “Humilhante” (Entrevista)
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Roubo da sex tape de Pamela Anderson e Tommy Lee foi um dos casos mais explorados pela mídia nos anos 90 - e esta é a história contada na série Pam & Tommy.

    Um dos maiores escândalos de Hollywood durante os anos 90, o vazamento da sex tape de Pamela Anderson e Tommy Lee é o tema da série Pam & Tommy. Na época, a estrela de Baywatch teve sua imagem explorada à exaustão por conta do caso, mas não foi a única celebridade a ter enfrentado esta situação. No próprio set da série, inclusive, houve um caso semelhante: a diretora Lake Bell teve fotos pessoais vazadas há alguns anos e contou ao AdoroCinema como a experiência a conectou com este trabalho.

    O caso de Lake Bell aconteceu em 2014, quando centenas de fotos íntimas de celebridades de Hollywood foram roubadas de seus dispositivos eletrônicos por causa de uma falha do iCloud, serviço de armazenamento digital. O ato criminoso aponta uma discussão importante não só sobre segurança de dados e informações sensíveis, mas também sobre a culpabilização das vítimas - questão que Pamela Anderson enfrentou fortemente durante a década de 1990.

    “Quando penso no que aconteceu comigo… É muito humilhante. Você se sente violada, sente que o mundo inteiro tem acesso [ao conteúdo] sem você querer. Ninguém merece passar por isso, mesmo que seu trabalho seja posar de biquíni ou nua para fotos. Isso não anula o fato de que você tem direito à privacidade”, disse a atriz e cineasta. Este é o ponto central de Pam & Tommy, que conta como Pamela Anderson precisou lidar com este acontecimento que afetou tanto sua carreira, quanto (e talvez ainda mais) sua vida pessoal. 

    Ter vivido uma experiência parecida fez com que Lake Bell se conectasse ainda mais fortemente à história de Pam & Tommy: embora quase 30 anos tenham se passado desde que tudo aconteceu, o tratamento vexatório dado a mulheres que são expostas ainda está longe de ser justo. “Sou grata por a série nos dar espaço para discutir esse assunto e falar sobre essa exploração e invasão de privacidade que ainda são presentes. Pam & Tommy nos permite perceber o quanto avançamos e o quanto não avançamos neste ponto”, analisa.

    Lake ressalta ainda outro ponto que “agrava” o tratamento recebido por Pamela Anderson: sua história se tornou quase uma lenda de Hollywood e, sem dúvidas, a forma como a atriz se sentiu foi apagada dos “registros”. Inclusive, o fato de ela ter sido um símbolo de sensualidade na época fez com que o julgamento moral fosse ainda mais pesado - como se o fato de expor o corpo em seus trabalhos tirasse dela o direito de escolher quando e como fazê-lo.

    "É um direito de qualquer um ter fotos e vídeos guardados e ninguém deve ser punido por isso. Uma das partes mais importantes da série é que isso é destacado, para nos ajudar a lembrar que [o caso] não é uma piada ou uma ‘referência’ da cultura pop. É uma história sobre um crime"

    Sex tape real foi usada na série?

    Após o lançamento de Pam & Tommy, Lily James e Sebastian Stan, que interpretam o casal protagonista, hoje divorciados, revelaram que assistiram à sex tape original que inspirou a produção. “Foi uma pesquisa. É importante, como ator, descobrir o máximo possível sobre quem você está interpretando”, afirmou o astro em entrevista ao Daily Mail. A diretora, por outro lado, contou ao AdoroCinema que não viu necessidade de acessar o material original.

    “Houve esse debate - se devíamos assistir ou não. Havia certos trechos da fita que precisavam ser recriados e gravados, então as pessoas que estavam trabalhando nisso assistiram. Eu escolhi não assistir. Eu não precisava, especialmente depois de ir entendendo o quanto [a fita] era pessoal”, explicou. Lake ressaltou ainda que a principal preocupação da equipe era contar a história de Pamela Anderson e Tommy Lee com seriedade. 

    “Todas as pessoas envolvidas estavam conscientes sobre a responsabilidade de contar essa história com respeito. Pamela teve sua voz silenciada naquela época e não era levada a sério. [A série] nos dá a oportunidade de ver todos os lados desta história e de mostrar sua autonomia, expressão, raiva, vulnerabilidade e humanização. Ela é uma pessoa de verdade que foi injustiçada e sofreu”, explicou.

    Pamela Anderson não quis participar da série

    Pamela Anderson se recusou a ter qualquer envolvimento com a produção e fontes próximas a ela declararam que o acontecimento ainda é muito doloroso e que ela não pretende assisti-lo na ficção. “Pamela não tem arrependimentos em sua vida, mas a única coisa que ela gostaria de apagar é esse roubo. Ela se sente violada até hoje e isso [a série] traz de volta um tempo muito doloroso para ela”, declarou a fonte ao Entertainment Tonight.

    Em entrevista ao Net-a-Porter, Lily James disse que tentou entrar em contato com Pamela, mas não obteve resposta. “Eu tinha muita esperança de que ela se envolvesse [no projeto]. Minha única intenção era cuidar desta história e interpretá-la de forma autêntica”, disse a estrela de Cinderella, que foi elogiada pela transformação impressionante para viver a protagonista.

    Lake Bell também relembrou o choque ao ver a atriz tão diferente - não só na aparência, mas no jeito de falar e se movimentar. “Quando vi Lily pela primeira vez no set, fiquei sem ar. Eu era criança quando Pamela Anderson era uma super estrela, então acho que fiquei meio deslumbrada. Também, a forma como Lily ficou ouvindo várias e várias vezes a cadência e o tom de voz de Pamela… Era realmente como estar com ela”, completou.

    Pam & Tommy
    Pam & Tommy
    Data de lançamento 2022-02-02 | min
    Séries : Pam & Tommy
    Com Lily James, Sebastian Stan
    Usuários
    3,2
    Assista agora em Star +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top