Minha conta
    Pantanal: Demora da novela não foi só pela Covid-19; gravações no MS foram desafio

    Para filmar a nova trama das 9, equipe da Globo viajou até o Mato Grosso do Sul, mas a distância e as mudanças climáticas dificultaram o projeto.

    A Globo está com uma enorme quantidade de produções empolgantes para os próximos meses. Uma das mais aguardadas é Pantanal, remake da aclamada novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida de março a dezembro de 1990. Agora assinada por seu neto, Bruno Luperi, a trama das 9 estava prevista para chegar às telinhas em 14 de fevereiro, mas acabou adiada para o dia 28 depois que parte do elenco e da equipe testou positivo para Covid-19. Além do aumento das contaminações, outro motivo explica a demora para o lançamento: os desafios de filmar no Mato Grosso do Sul!

    Como pede a história, as gravações acontecem no próprio Pantanal, um dos grandes biomas brasileiros e responsável por ocupar 65% do MS. É claro que o processo vem se mostrando uma verdadeira aventura: às vezes, para chegar à cidade mais próxima, o time pode levar até quatro horas de carro. Aliado ao tempo de deslocamento está o clima tropical da região, marcado por duas estações bem definidas – o verão chuvoso e o inverno seco.

    Além da Ilusão é a realização dos sonhos de Larissa Manoela na Globo: "Uma novela que quer ser novela" (Entrevista)

    “Programamos duas viagens, uma em 2021 e outra em 2022", contou Luciana Monteiro, produtora dos Estúdios Globo, ao Gshow. "Elas foram pensadas em função das variações climáticas do Pantanal. No período das chuvas, fica bem complicado o acesso”, explicou.

    Por se tratar de uma locação mais isolada, a produção da novela precisou montar uma estrutura que permitisse a comunicação nos bastidores, entre pessoas de diferentes departamentos. Segundo Luciana, a questão ecológica também foi crucial para o projeto, que evitou utensílios descartáveis e tentou ao máximo substituí-los por materiais biodegradáveis.

    "Lá tivemos que nos atentar a detalhes que, em outras gravações, não nos preocupamos, como estocar combustível, produzir gelo, pensar no descarte de lixo", disse a produtora. "O lugar é lindo demais, e as gravações estão acontecendo bem. A logística acaba sendo mais complicada, mas nada disso é um impeditivo."

    SOBRE O QUE É O REMAKE DE PANTANAL?

    Com direção artística de Rogério Gomes, a nova versão acompanha o jovem José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), um peão de comitiva que se muda com seu pai, Joventino, para o Pantanal depois de comprar uma fazenda. Os dois decidem criar gado e passam a caçar bois selvagens nas redondezas, mas, um dia, Joventino sai sozinho e não retorna.

    Novela das 6 exibe beijo entre duas mulheres em trama de época: "Há de chegar um dia em que todo amor será livre"

    Anos depois, José Leôncio se torna um fazendeiro rico e dono de grandes propriedades. Ele se casa com a bela e mimada Madeleine (Bruna Linzmeyer), que, sendo uma moça da cidade grande, não se adapta ao mundo rural e foge para o Rio de Janeiro com o filho pequeno dos dois, Joventino Neto (Jesuíta Barbosa).

    Já adulto, o menino regressa ao Pantanal na expectativa de conhecer o pai, mas, devido a visões de mundo diferentes, os dois não conseguem se entender. Joventino resolve então voltar à cidade grande – não sem antes se apaixonar por Juma Marruá (Alanis Guillen), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria (Juliana Paes). Cheio de amor pela pantaneira, Joventino decide levá-la consigo para o Rio.

    Pantanal vai voltar ao ar 32 anos após o lançamento da obra original. O elenco ainda reúne nomes de peso como Dira Paes, Débora Bloch, Murilo Benício, José Loreto, Osmar Prado, Caco Ciocler, Silvero Pereira, Julia Dalavia, entre outros.

    Pantanal (2022)
    Pantanal (2022)
    Data de lançamento 2022-03-28
    Séries : Pantanal (2022)
    Com Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa
    Usuários
    3,4
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top