Minha conta
    10 anos de Avenida Brasil: Novela foi exibida em estádio e até mudou agenda presidencial

    Exibida na Rede Globo em 2012, a novela parou o Brasil - no sentido mais literal possível.

    Avenida Brasil foi um marco inegável na cultura pop brasileira e conquistou um público massivo que literalmente fez o Brasil parar em sua última exibição na Rede Globo. A novela entrou no ar em 26 de março e, sem prometer, se tornou um dos maiores sucessos nacionais e internacionais da emissora. 

    De acordo com dados divulgados pela Rede Globo, o impacto da trama impulsionou o mercado internacional e gerou uma das repercussões mais positivas fora do Brasil. Até janeiro de 2016, 132 países compraram os direitos de exibição da novela. Avenida Brasil e, segundo a mesma fonte, está no topo do ranking de programas mais vendidos ao exterior pela emissora.

    Escrita por João Emanuel Carneiro e tendo Ricardo Waddington responsável pela direção artística, Avenida Brasil conta uma história de abandono e vingança acompanhada com um dos elementos (feliz ou infelizmente) mais notáveis do Brasil: bailes de charme, subúrbio, futebol, pagode, pessoas em situação de pobreza, entre outros.

    Não surpreendentemente, a novela gerou uma forte identificação com o público, uma vez que cada espectador tinha uma particularidade semelhante à de algum personagem da atração.

    Próximas novelas da Globo: confira quais são as novas produções da emissora

    Avenida Brasil conta a história de Rita (Débora Falabella), filha do viúvo Genésio (Tony Ramos), que tinha acabado de casar com Carmem Lúcia (Adriana Esteves), a Carminha, uma mulher falsa que aparentava ser simples e sem maldade.

    Carminha tinha um caso de anos com Max (Marcello Novaes), seu parceiro de crimes e golpes, e eles tramaram um plano para roubar todo dinheiro de Genésio e fugir, mas Rita atrapalhou o planejado e conseguiu desmascarar Carminha para seu pai.

    Pouco mais tarde, Genésio é atropelado por um jogador famoso de futebol, o Tufão (Murilo Benício), que tenta socorrê-lo, mas sem sucesso. Sentindo-se culpado, Tufão oferece ajuda a Carminha, que vê ali uma ótima oportunidade para tramar mais um golpe. A mulher logo se aproxima de Tufão, mas precisa sumir com Rita. É quando pede a ajuda de Max para levá-la para um lixão e deixá-la abandonada.

    Anos depois, Rita reaparece na vida de Carminha de um jeito um tanto curioso, com sede de vingança e será capaz de muita coisa para ver Carminha e Max detonados.

    Avenida Brasil mudou a agenda da presidente Dilma Rousseff 

    O capítulo final de Avenida Brasil foi um dos maiores fenômenos de audiência da TV brasileira dos últimos anos. O sucesso foi tão impressionante que atraiu a atenção de alguns dos principais veículos estrangeiros na época e até mesmo fez com que Dilma Rousseff mudasse a data de seus compromissos para não perder o aguardado último episódio.

    Ao fazer um balanço do impacto social e cultural de Avenida Brasil, o periódico britânico The Guardian mencionou a mudança de agenda da presidente Dilma Rousseff para não coincidir com o último capítulo da novela.

    Outros veículos, como a também inglesa BBC, o Washington Post, um dos principais jornais americanos, e a revista Forbes lembraram que a audiência espetacular da novela poderia causar sobrecarga no fornecimento de energia elétrica – o que acabou não acontecendo, felizmente.

    Novela foi exibida em estádio

    O sucesso foi gigante não só no Brasil. Quando Avenida Brasil foi exibida na Argentina, os espectadores amaram tanto a novela que quase dez mil pessoas foram a um estádio em Buenos Aires para acompanhar o último episódio. 

    Vale mencionar que o sucesso de Avenida Brasil não ficou somente no boca-a-boca e nas grandes publicações nacionais e internacionais, mas também foi eternizado nas redes sociais. A partir das 21h, um grupo fiel de telespectadores comentava a novela através do Twitter e, diariamente, várias hashtags relacionadas à Avenida Brasil iam parar nos assuntos mais comentados do país.

    Até os dias atuais, a rede social continua reproduzindo muitos memes de imagens congeladas em cinza, com alguns pontos de luz coloridas, imitando o efeito do final dos capítulos de Avenida Brasil.

    Avenida Brasil
    Avenida Brasil
    Data de lançamento 2012-03-26 | min
    Séries : Avenida Brasil
    Com Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício
    Usuários
    3,9
    Assista agora

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top