Minha conta
    Final de La Casa de Papel: Professor foi o verdadeiro vilão da série, dizem fãs; entenda
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Últimos episódios de La Casa de Papel revelaram o desfecho do grande assalto armado pelo Professor - e alguns fãs não ficaram muito felizes com as explicações.

    ATENÇÃO: O texto contém spoilers do final de La Casa de Papel

    O final de La Casa de Papel finalmente chegou à Netflix para dar as respostas sobre o assalto mais famoso da televisão. Mas nem todas as mensagens de “Bella Ciao” e os discursos do Professor (Álvaro Morte) convenceram alguns fãs de que ele e a gangue eram realmente heróis nacionais. Após o fim da série e todas as explicações do passado, um questionamento surgiu: o líder do grupo era o verdadeiro vilão de La Casa de Papel?

    O primeiro argumento levantado entre os fãs é de que todas as falas do Professor sobre ser a resistência contra o sistema, ou mesmo a decisão de “resgatar” Rio (Miguel Herrán) no segundo assalto eram falsas. “Ele fez muitas pessoas morrerem e ficarem traumatizadas porque ele gosta de assaltos. Quase destruiu um país porque queria brincar com as autoridades. Nós gostamos dele, sentimos pena e fomos enganados, assim como todos os outros personagens da série”, questionou um fã no fórum Reddit

    No final da 5ª temporada, um flashback mostra o Professor presenciando a morte do pai, que era um grande ladrão, assim como ele e Berlim (Pedro Alonso). A cena mostra o protagonista contando a história para Rafael (Patrick Criado) e ele afirma que nasceu em uma família de ladrões, que é um ladrão e que espera, um dia, ser pai de um ladrão - uma motivação bem mais pessoal do que o discurso sobre a resistência.

    Como o Professor escapou da polícia?

    No final da série, o Professor consegue a liberdade chantageando Tamayo (Fernando Cayo): primeiro, a gangue transmite mundialmente um vídeo em que contam como roubaram o ouro, justamente com o objetivo de ameaçar o governo com uma crise nunca antes vista. O argumento deixou alguns fãs meio desconfiados, já que as maiores vítimas de qualquer queda econômica são sempre a própria população. 

    Além disso, antes havia indícios de que a gangue distribuiria a riqueza entre o povo, como parte do discurso sobre lutar contra um sistema que deixa tantas pessoas à margem da sociedade. Mas, no fim, com quem ficou o ouro? “A série poderia terminar com os ladrões dividindo o ouro com o proletariado”, escreveu outro usuário do Reddit

    Por fim, os fãs ainda apontaram que a gangue brincou com a vida de todos os reféns. “Eles fizeram reféns que podiam ser todos massacrados na intervenção policial. A troca de tiros no final poderia ter terminado com a morte de vários reféns”, apontou um fã. 

    Os “advogados de defesa” do Professor rebateram, afirmando que a imagem de Robin Hood criada em torno dos personagens foi mais uma conclusão do público do que uma glorificação da própria série. Além disso, alguns defende que o Professor nunca teve realmente a intenção de quebrar a economia do país e tinha certeza de que Tamayo cederia à pressão. “Ele estudou o Tamayo, juntou todas as informações, traçou um perfil psicológico. O Professor sabia como funcionaria com ele”, defendeu um fã. 

    La Casa de Papel
    La Casa de Papel
    Data de lançamento 2017-05-02 | min
    Séries : La Casa de Papel
    Com Úrsula Corberó, Álvaro Morte, Itziar Ituño
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top