Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    La Casa de Papel: Conheça a história de 'Bella Ciao', a canção que marcou a série
    Por Laysa Zanetti — 18 de fev. de 2018 às 08:41
    facebook Tweet

    O bella ciao, bella ciao, bella ciao ciao ciao!

    Assim como todos nós, você provavelmente terminou de ver a primeira temporada de La Casa de Papel sem conseguir parar de cantarolar 'Bella Ciao'. A música faz parte da história do assalto à Casa da Moeda e, ainda por cima, gruda na cabeça e de lá não sai.

    O canto surge na série em um momento entre o Professor (Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso), e trata-se na verdade de uma música de protesto. As histórias de sua origem são variadas. A maioria das fontes, no entanto, relata que a canção nasceu com um grupo de trabalhadoras rurais italianas, tendo sido modificada em anos futuros.

    Nesta modificação, 'Bella Ciao' se transformou em um hino da resistência e um grito de liberdade contra o fascismo. Ela está ligada à Campanha da Itália, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Como protesto contra as invasões e a política de extrema direita de Benito Mussolini, grupos antifascistas a bradavam nas ruas entre os anos de 1943 e 1945.

    Disseminada ao redor do mundo, 'Bella Ciao' foi gravada por dezenas de artistas ao redor do mundo em variadas línguas, incluindo japonês, russo, inglês, esperanto, espanhol, turco entre outras. Confira abaixo algumas versões.

     

     

     

     

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Gus Tavo
      Pra nós não, nem sou comuna, só não sou desonesto. A ideia do Hitler era simplesmente que judeus financiavam comunistas para derrubar a civilização ocidental e instaurar o bolchevismo cultural, então não sei o que muito tem a ver Doutrina Social da Igreja, estado corporativo e conservador com a URSS.No mais, as paranoias de internet sem qualquer justificativa. Pior: nem estou negando algo sobre o regime soviético ou chinês, só que a credibilidade de quem engole qualquer fonte no Youtube é complicado. Vai citar o livro negro pra falar desses 100 milhões de mortos? hahahahaha
    • Nikola Nobre
      Então você não estudou sobre a União Soviética ou o Comunismo Chinês, época de Mao, ambos na história moderna os piores regimes totalitários e controladores das pessoas.
    • Nikola Nobre
      Ao final da Segunda Guerra, os comunistas/socialistas criaram novos Estados totalitários, em nada diferentes do fascismo italiano. Ainda mais tiranos que os nazistas, demonstrado nos 100 milhões de mortos pelos regimes comunistas no mundo todo.
    • Nikola Nobre
      Negar que o Estado Cubano, Soviético ou qualquer outro socialista/comunista é igual a um Estado fascista é desmentir a realidade. O Partido Socialista dos Trabalhadores da Alemanha é o exemplo para vocês comunistas.
    • Rafael
      É, o fascistinha sumiu. :P
    • Denis Claudio
      Se você me disser um historiador renomado, um respeitado, UM, eu disse UM, UMZINHO, RESPEITADO, que escreveu que fascismo é de esquerda, a gente começa a conversar. Até lá, ouça Bella Ciao e enfie seu próprio fascismo no cu.
    • Gus Tavo
      Desde quando Estado gordo significa esquerda? Isso aí é Revolução Francesa, coisa de Ensino Fundamental.Cuba não, me lembrou mais Salazar, o ultracatólico que perseguia comunistas e não permitia nem o porte de um isqueiro sem autorização estatal. Pra não ir tão longe, podemos citar mesmo os militares brasileiros com suas estatais telefônicas e um banco público por cada estado.
    • dawdawa
      Musso defendia um estado gordo, grande, totalitario e controlador onde o estado tomava todas as decisões e a população obrigada a aceitar (agora veio cuba na sua mente. Fim) esquerda!
    • Gus Tavo
      E é de extrema-direita, ainda que seu estúpido revisionismo histórico tente negar. Bella Ciao é o hino dos partisans comunistas, socialistas e democratas-cristãos que juntos libertaram a Itália, enquanto os bons amigos conservadores estavam dizendo vivas ao Duce e agradecendo a ele por sua intervenção nos sindicatos.Se já ficou grilado com isso, vai ter uma síncope quando ver 1900 do Bertolucci hahahaha siga chorando.
    • Valéria
      Que série top não consegui para ver assisti 3 dias!! Adrenalina pura....show nota 10.
    • Julio Cesar Rosa
      Parei de ler quando atrelaram o fascismo à extrema direita , rsrs...haja desonestidade intelectual e desinformação!
    • Luis Fabio
      Que série espetacular!!!Assisti as duas temporadas em apenas dois dias!Extremamente viciante,bem elaborado e emocionante!Nota 10!!!
    • Sith
      Sensacional
    • Arthur Dayne
      Chorei denovo :')
    Mostrar comentários
    Back to Top