Minha conta
    O que é dorama e onde assistir? É possível ver grátis e online?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Especialista e consumidora de filmes, séries, música e programas de TV da Coreia do Sul. Dos clássicos cult de Park Chanwook até as farofas protagonizadas por um Park Seojoon 15 anos mais velho que seus personagens, ela aprecia a riqueza artística do país há muitos anos.

    Doramas trazem um formato inovador e têm sido bem-sucedidos na exportação da cultura de países como Japão, Coreia do Sul, China e Tailândia.

    Se você vive no planeta Terra, é possível que já tenha se deparado com doramas em algum momento — seja a simples menção da palavra ou as imagens no catálogo da Netflix. Caso ainda não tenha esbarrado com o conceito apresentado, doramas são formatos de séries japonesas com quantidade de temporadas e episódios reduzidas, podendo ser encontradas também na Tailândia, China e Coreia do Sul — país onde tais produções ganharam ainda mais expansão e receberam o nome de K-drama (korean drama, em inglês).

    A origem do nome é mais simples do que parece: em japonês e coreano, a palavra “drama” se fala “deurama”, pronúncia semelhante a “dorama” aqui no Brasil. Assim como diversas séries ocidentais, estas produções asiáticas trazem enredos interessantes em diversos gêneros, que vão desde comédias românticas até ação e terror — inclusive, o AdoroCinema já fez uma lista de recomendações incríveis para iniciantes!

    EXO: Conheça os melhores filmes e séries protagonizados pelo grupo de K-Pop

    Outro ponto relevante quando se fala sobre doramas é a duração. Geralmente, o formato tem apenas uma temporada, pois a trama costuma se fechar sem pontas soltas ou final enigmático que, possivelmente, levaria a uma sequência. A média comum de doramas sul-coreanos é de uma temporada com 16 a 20 episódios, de um hora cada — assim, dá para assistir vários em um curto período de tempo. Enquanto isso, dramas chineses costumam ser maiores, com uma temporada de, pelo menos, 50 episódios. Ainda sim, é menor do que séries e novelas ocidentais.

    Apesar disso, a tendência de adicionar uma sequência de novos episódios aos doramas têm se tornado um pouco mais comum. Recentemente, foi anunciada a 2ª temporada de Round 6, série de maior sucesso da história da Netflix, além de o streaming já ter a nova leva de episódios em Hospital Playlist e ter aprovado a continuação de D.P. Dog Day. Agora, sabemos que não é impossível!

    Onde assistir doramas grátis e online?

    Se você quer entrar na dramaland (“espaço fictício” onde habitam fãs de doramas), o AdoroCinema pode te ajudar. É possível assistir dorama grátis online pela plataforma Viki Rakuten, no entanto, os episódios terão alguns vídeos de anunciantes — assim como ocorre no Youtube. Para assistir dorama gratuitamente, basta criar uma conta na plataforma, que pode ser vinculada ao seu e-mail do Google.

    A Netflix é outra plataforma que tem aumentado cada vez mais o catálogo de doramas, trazendo grandes produções aos holofotes como My Name, Tudo Bem Não Ser Normal, Profecia do InfernoItaewon Class e O Rei de Porcelana. Além disso, a gigante do streaming também tem produções mais antigas e aclamadas na Coreia do Sul, incluindo Inheritors e Boys Over Flowers. Infelizmente, a Netflix não tem mais a opção de 30 dias de acesso grátis para novos assinantes, por isso, não é possível assistir gratuitamente por lá.

    Quanto às outras plataformas que possuem doramas no catálogo, destaca-se Disney+, que lançará o aguardado Snowdrop — drama estrelado por Jisoo, vocalista do BLACKPINK —, entre outros originais sul-coreanos. A Apple TV+ também tem adicionado doramas em sua seleção, incluindo Pachinko, nova série coreana baseada no livro homônimo de Lee Minjin, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

    Por último e não menos importante, também tem o KOCOWA, plataforma semelhante ao Viki, com diversos doramas disponíveis e, também, programas de entretenimento sul-coreanos e especiais de K-pop. O streaming reúne conteúdos de três grandes emissoras da Coreia do Sul (KBS, SBS e MBC) e o preço médio da assinatura é 20 reais mensalmente — mas também conta com contratações anuais que geram desconto no valor total.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top