Minha conta
    Peaky Blinders: Quando se passa cada temporada da série? Entenda a linha do tempo
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Peaky Blinders busca inspiração em diversos eventos reais do início do século 20 ao acompanhar a história da família Shelby.

    Peaky Blinders é uma das séries mais populares da atualidade, e muito conhecida por buscar inspiração em diversos eventos históricos do início do século 20 – dando, em muitos casos, uma verdadeira aula de história para o público. Apesar disso, pode ser difícil saber quando cada temporada de Peaky Blinders acontece e, por isso, o site Express.uk separou uma linha do tempo da série em relação com os acontecimento da vida real. Lembrando que a produção se prepara para sua sexta – e última – temporada.

    Peaky Blinders
    Peaky Blinders
    Data de lançamento 2013-09-12 | min
    Séries : Peaky Blinders
    Com Cillian Murphy, Natasha O'Keeffe, Paul Anderson
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Primeira temporada: 1919

    A primeira temporada de Peaky Blinders acontece em Birmingham durante 1919,  depois que Thomas Shelby (Cillian Murphy) e seus irmãos retornam de seus serviços ao exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). logo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Os telespectadores encontram pela primeira vez a gangue dos Peaky Blinders, liderada por Tommy Shelby, quando o inspetor Campbell (Sam Neill) se muda para a cidade.

    Existem diversas referências para a sociedade contemporânea no primeiro episódio, com Thomas Shelby lutando com Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), assim como em confronto com Campbell sobre seu papel na Primeira Guerra. Paralelamente, a ameaça do IRA (Exército Republicano Irlandês) e as lutas acontecendo na Irlanda são outro pano de fundo sobre o contexto histórico que a série está inserida.

    Peaky Blinders: Conheça a história real por trás da série e as principais diferenças para a produção

    Segunda temporada: 1921-1922

    A segunda temporada de Peaky Blinders começa dois anos depois da primeira, quando a família Shellby começa a expandir seus negócios para Londres. Aparecem diversas referências da época, que o criador Steven Knight traz para a série. Isso inclui figuras da vida real como o gângster Charles "Darby" Sabini (Noah Taylor), que era conhecido por dominar as pistas de corrida do Reino Unido, assim como um vislumbre do astro do cinema mudo Charlie Chaplin.

    A temporada termina no Dia de Derby no Hipódromo de Epsom em 31 de maio de 1922, quando Thomas Shelby e Polly Gray (interpretada por Helen McCrory, que faleceu em 2021) têm um confronto dramático com Campbell.

    Terceira temporada: 1924

    A terceira temporada de Peaky Blinders ganha mais um salto no tempo de dois anos, começando no ano de 1924. O público descobre que Tommy e Grace Burgess (Annabelle Wallis) estão agora casados ​​com um filho pequeno e moram em uma mansão em Birmingham.

    Os acontecimentos dessa temporada se concentram, principalmente, na introdução dos russos nas negociações com o líder dos Shelbys. O momento mais doloroso da série venha quando Grace é morta a tiros em um dos momentos mais inesperados que deixaram os fãs chocados, levando Thomas Shelby uma espiral de loucura procurando vingança pela morte de sua mulher.

    Quarta temporada: 1924-1926

    A quarta temporada de Peaky Blinders começa no final de 1924, quando os mombros da família Shelby são perdoados de morte por enforcamento no último momento. Então, a série salta no tempo para 23 de dezembro de 1925, quando todos os membros da família recebem uma Mão Negra da Máfia Italiana, comandada por Luca Changretta (Adrien Brody) que busca vingança pela morte de seu pai e irmão.

    Depois que John Shelby (Joe Cole) é morto, a gangue segue para Small Heath para se recuperar da ameaça. A temporada termina quando Thomas Shelby é eleito membro do Parlamento (MP) por Birmingham South, um círculo eleitoral parlamentar em Birmingham.

    Peaky Blinders: Quem falou essas frases icônicas da série?

    Quinta temporada: 1929

    A quinta temporada de Peaky Blinders começa com outro evento histórico importante, assim que ocorre quebra da bolsa de valores de Wall Street em 1929, responsável pela Grande Depressão, tendo início com Michael Gray (Finn Cole) descobrindo a notícia. 

    A série também é contextualizada com outra ameaça da vida real na forma do MP Oswald Mosley (Sam Claflin), que estava trabalhando para subir na hierarquia da União Britânica de Fascistas na época. Na produção, ele acaba se aproximando de Tommy e o resto dos Shelbys, até que eles descobrem suas intenções fascistas.

    No fim da temporada, Winston Churchill (Neil Maskell), outro personagem histórico importante, mandou Thomas Shelby parar a revolução de Mosley – o que levou ele a arquitetar um plano para matar o fascista. Infelizmente, as coisas não saíram como planejado. Ele libertou seu amigo da Primeira Guerra Mundial, Barney Thompson (Cosmo Jarvis), de um centro psiquiátrico para ajudar a matar Oswald Mosley durante um discurso. Mas alguém sabotou o plano dele e, antes que Barney pudesse atirar em Mosley, um atacante mascarado o matou em um ataque furtivo com o fascista saindo livre sem um arranhão.

    Quando vai se passar a sexta (e última) temporada de Peaky Blinders? 

    Não há nenhuma palavra ainda sobre quando Peaky Blinders temporada seis será definida, mas o criador Steven Knight falou sobre terminar a série no início da Segunda Guerra Mundial em 1939. Com a 5ª temporada se passando em 1929, imaginamos que a 6ª temporada terá que pular no tempo para se estender por 10 anos.

    Em entrevista ao National Television Awards, Knight disse que a ameaça de guerra vai ser o mote de tudo o que acontece na sexta temporada. "Está avançando a história. Sempre pulamos no tempo para chegar aos anos 30. Esperamos o inesperado. Devido à natureza da década, nos anos 30, sabemos o que aconteceu no final – que a guerra começou", explicou. Além disso, a última temporada promete ser "uma tragédia" para a família Shelby e dará continuidade à luta de Thomas Shelby com sua oposição ao fascismo, principalmente à figura de Oswald Mosley.

    A sexta temporada de Peaky Blinders ainda não tem uma data de estreia, mas ela deve ser lançada no final de 2021 ou no começo de 2022. Enquanto isso, todas as temporadas da série estão disponíveis no catálogo da Netflix.

    Peaky Blinders: Tudo o que sabemos sobre a 6ª temporada
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top