Minha conta
    Quais são os filmes preferidos do diretor de O Senhor dos Anéis? Lista de Peter Jackson inclui Spielberg e Scorsese
    2 de jul. de 2022 às 00:00
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O cineasta enumerou os cinco longas que inspiraram seu trabalho – um deles é uma referência no gênero apocalipse zumbi.

    Peter Jackson já dispensa apresentações. O diretor por trás das trilogias cult de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas também aquele a quem devemos os inclassificáveis Fome Animal (1992) e Conheça os Feebles (1989), uma releitura de King Kong (2005), As Aventuras de Tintim (2011) ao lado de Steven Spielberg ou a recente minissérie documental Get Back (2021), dedicada aos Beatles. Nada mal como currículo, não é mesmo?

    Um grande nome do cinema, Jackson logicamente tem gostos apurados nessa área. Em entrevista concedida ao Rotten Tomatoes, o neozelandês revelou quais são os seus cinco filmes favoritos – e é claro que não faltam clássicos e diretores renomados. Em quinto lugar está Tubarão (1975), de Spielberg, que ele considera "o auge do suspense cinematográfico".

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é longo demais? Peter Jackson rebate críticas ao último filme da trilogia

    Jackson então cita Os Bons Companheiros (1990), comandado por Martin Scorsese e estrelado por Robert De NiroJoe Pesci e Ray Liotta. “É um filme que sempre vejo quando sinto que minha imaginação está bloqueada, quando estou preso e não consigo mais seguir em frente”, detalha o cineasta. "Eu assisto a Goodfellas [no original] e de repente isso me liberta completamente. Isso me lembra o que é fazer um grande filme."

    No terceiro degrau do pódio está A General (1926), filme mudo protagonizado e roteirizado por Buster Keaton, um dos maiores mestres da chamada comédia física. Jackson o define como "um dos maiores diretores da história, aqui no auge de seu poder".

    O segundo lugar fica para George A. Romero e seu O Despertar dos Mortos (1978), uma referência no gênero apocalipse zumbi. Nas palavras de Jackson: “Um filme incrível na época, que moldou muito meu senso de humor e meu estilo de cinema."

    O Senhor dos Anéis: Peter Jackson considerou três finais diferentes para Gollum

    Por fim, ele confidenciou qual é seu longa preferido: o King Kong de 1933, dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Vale lembrar que, mais de 70 anos depois, Jackson lançou seu remake com Jack BlackNaomi Watts e Adrien Brody. "O King Kong original, que vi quando tinha oito anos, é o filme que despertou meu interesse pela direção", conta.

    Não há dúvidas, porém, de que o maior sucesso de Jackson foi e continuará sendo O Senhor dos Anéis. Suas adaptações dos livros de J.R.R. Tolkien se tornaram a franquia cinematográfica mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei (2003). Uma unanimidade de público e de crítica, arrecadou mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias internacionais.

    A trilogia original está disponível no catálogo da HBO Max, assim como suas versões estendidas.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen, Sala Baker, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assista agora em HBO Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top