Minha conta
    Quais são os filmes preferidos do diretor de O Senhor dos Anéis? Lista de Peter Jackson inclui Spielberg e Scorsese
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O cineasta enumerou os cinco longas que inspiraram seu trabalho – um deles é uma referência no gênero apocalipse zumbi.

    Peter Jackson já dispensa apresentações. O diretor por trás das trilogias cult de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas também aquele a quem devemos os inclassificáveis Fome Animal (1992) e Conheça os Feebles (1989), uma releitura de King Kong (2005), As Aventuras de Tintim (2011) ao lado de Steven Spielberg ou a recente minissérie documental Get Back (2021), dedicada aos Beatles. Nada mal como currículo, não é mesmo?

    Um grande nome do cinema, Jackson logicamente tem gostos apurados nessa área. Em entrevista concedida ao Rotten Tomatoes, o neozelandês revelou quais são os seus cinco filmes favoritos – e é claro que não faltam clássicos e diretores renomados. Em quinto lugar está Tubarão (1975), de Spielberg, que ele considera "o auge do suspense cinematográfico".

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é longo demais? Peter Jackson rebate críticas ao último filme da trilogia

    Jackson então cita Os Bons Companheiros (1990), comandado por Martin Scorsese e estrelado por Robert De NiroJoe Pesci e Ray Liotta. “É um filme que sempre vejo quando sinto que minha imaginação está bloqueada, quando estou preso e não consigo mais seguir em frente”, detalha o cineasta. "Eu assisto a Goodfellas [no original] e de repente isso me liberta completamente. Isso me lembra o que é fazer um grande filme."

    No terceiro degrau do pódio está A General (1926), filme mudo protagonizado e roteirizado por Buster Keaton, um dos maiores mestres da chamada comédia física. Jackson o define como "um dos maiores diretores da história, aqui no auge de seu poder".

    O segundo lugar fica para George A. Romero e seu O Despertar dos Mortos (1978), uma referência no gênero apocalipse zumbi. Nas palavras de Jackson: “Um filme incrível na época, que moldou muito meu senso de humor e meu estilo de cinema."

    O Senhor dos Anéis: Peter Jackson considerou três finais diferentes para Gollum

    Por fim, ele confidenciou qual é seu longa preferido: o King Kong de 1933, dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Vale lembrar que, mais de 70 anos depois, Jackson lançou seu remake com Jack BlackNaomi Watts e Adrien Brody. "O King Kong original, que vi quando tinha oito anos, é o filme que despertou meu interesse pela direção", conta.

    Não há dúvidas, porém, de que o maior sucesso de Jackson foi e continuará sendo O Senhor dos Anéis. Suas adaptações dos livros de J.R.R. Tolkien se tornaram a franquia cinematográfica mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei (2003). Uma unanimidade de público e de crítica, arrecadou mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias internacionais.

    A trilogia original está disponível no catálogo da HBO Max, assim como suas versões estendidas.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top