Minha conta
    Lightyear: Novo filme da Pixar é vetado na Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio; entenda por quê
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A censura local não aprovou o beijo lésbico protagonizado pela personagem de Uzo de Aduba, que é a melhor amiga de Buzz Lightyear.

    Lightyear só estreia na quinta-feira (16), mas a nova animação da Pixar já nasceu envolta em polêmica. Primeiro, em março deste ano, funcionários acusaram o estúdio de proibir uma cena de beijo lésbico, mas conseguiram fazer com que a Disney voltasse atrás. Agora, o filme foi banido em três países do Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait) justamente por conta do trecho em que Alisha Hawthorne, a melhor amiga de Buzz dublada por Uzo Aduba, troca afeto com sua parceira.

    Segundo a Variety, o longa estrelado pelo icônico personagem de Toy Story sequer foi submetido aos censores da Arábia Saudita, uma vez que não passaria sem cortes. Inicialmente, havia sido aprovado nos Emirados Árabes Unidos, onde as restrições vêm sendo afrouxadas, mas acabou vetado após grupos religiosos protestarem nas redes sociais alegando se tratar de um insulto aos muçulmanos e ao Islã.

    Onde Lightyear se encaixa na linha do tempo de Toy Story? Diretor esclarece relação com filmes e série spin-off de Buzz

    Vale lembrar que, recentemente, outras duas produções da Casa do Mickey foram barradas na Arábia Saudita: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, da Marvel, que apresenta rapidamente as mães lésbicas de America Chavez (Xochitl Gomez); e Eternos, do mesmo estúdio, que conta com o personagem gay Phastos (Brian Tyree Henry).

    O indicado ao Oscar 2022 Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, também sofreu boicote no território por ter um personagem transgênero. Vivide por Iris Menas, Anybodys se reconhece como não-binário no musical que rendeu a Ariana DeBose uma estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante.

    Lightyear: Novo filme da Pixar tem conexões com Star Wars? Diretor explica inspiração na saga cósmica

    Foi confirmado ainda que Lightyear não será lançado na Malásia, país do Sudeste Asiático que assume uma postura fortemente negativa contra qualquer filme que contenha temas, diálogos ou cenas envolvendo “sexo homossexual e não natural”.

    De acordo com a Variety, o órgão de censura local – denominado LPF – solicitou edições no desenho, que foram recusadas pela Disney. Fontes próximas à distribuidora dizem que a Casa do Mickey retirou sua tentativa de aprová-lo para lançamento nos cinemas.

    Em Lightyear, a personagem de Aduba é uma patrulheira espacial abertamente lésbica que engata um romance com uma cientista enquanto ajuda Buzz (na voz de Chris Evans) a completar uma longa missão. Esse relacionamento tem um papel importante na trama e na jornada do protagonista para salvar aqueles que mais ama.

    Lightyear: De base espacial a companheiro droide, trailers já entregaram easter eggs de Star Wars que devem estar no novo filme

    Quanto ao beijo lésbico, a Disney somente cedeu depois que uma carta assinada por empregados da Pixar expôs uma tendência do estúdio de censurar relações homoafetivas em seus projetos. Além de exigir cortes claramente discriminatórios, o conglomerado teria apoiado financeiramente membros do legislativo por trás do projeto de lei "Don't Say Gay" (ou “Não Diga Gay''). Aprovada pelo governador da Flórida, a medida tira o direito de professores e escolas de abordarem a existência de pessoas LGBTQIAP+.

    Com direção de Angus MacLane (que já havia comandado alguns curtas da franquia Toy Story), Lightyear ainda traz em seu elenco de dubladores Keke PalmerTaika Waititi e James Brolin. No Brasil, é o apresentador Marcos Mion quem empresta sua voz para o herói do Comando Estelar.

    Lightyear
    Lightyear
    Data de lançamento 16 de junho de 2022 | 1h 45min
    Criador(es): Angus MacLane
    Com Marcos Mion, Chris Evans, Flora Paulita, Keke Palmer, Cesar Marchetti
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top