Minha conta
    Lightyear terá primeiro beijo gay da história da Pixar após protesto de funcionários que alegavam censura
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Animação de Angus MacLane apresentará personagem lésbica dublada por Uzo Aduba, de Orange is the New Black.

    Na última semana, a Disney se envolveu em uma polêmica após uma carta de funcionários da Pixar alegar censura do estúdio sobre relações homoafetivas nas narrativas audiovisuais apresentadas pela empresa.  

    Segundo a Variety,a declaração já teve seu primeiro resultado prático nas produções da empresa. De acordo com o veículo, o próximo longa-metragem do estúdio, Lightyear, apresentará uma personagem lésbica. Dublada por Uzo Aduba, de Em Terapia e Orange is the New Black, Hawthorne terá um relacionamento significativo com outra mulher. 

    Apesar do romance entre elas nunca ter sido questionado internamente, o corte final do filme retirou uma cena em que as personagens se beijam. Depois dos recentes acontecimentos, a demonstração de afeto foi reintegrada ao longa. 

    Caso se confirme, essa será a segunda personagem abertamente LGBTQIA+ em um filme do estúdio. Anteriormente, em Dois Irmãos, a policial Specter (Lena Waithe) cita a sua namorada em uma breve cena.

    Red: Crescer é uma Fera tem referência escondida ao próximo filme da Pixar; reparou?

    Fora dos longas, o curta-metragem Segredos Mágicos, disponível no Disney+, apresenta a história de um homem gay que enfrenta o dilema de se assumir para os pais e apresentar seu namorado a eles. O projeto faz parte do programa SparkShorts. 

    Ainda de acordo com o veículo, segundo fontes anônimas ligadas ao estúdio, existe um movimento para incorporar identidades queer em narrativas de vários escopos e projetos. No entanto, conforme afirmaram os funcionários na carta divulgada na semana passada, tais esforços foram limados por executivos ao longo dos últimos anos.

    Entenda o caso

    A Disney teria se envolvido com um projeto de lei anti-LGBTQIA+ da Flórida, nos Estados Unidos. Ao saber da informação, funcionários da Pixar enviaram uma carta aberta ao atual presidente da empresa, Bob Chapeck, solicitando a retirada do apoio ao projeto "Don't Say Gay" (“Não diga gay'', em tradução livre).

    Funcionários da Pixar acusam Disney de censurar afeto gay em filmes; entenda o caso

    Durante a Reunião Anual de Acionistas da Walt Disney, o executivo se posicionou publicamente sobre o ocorrido e afirmou ser contra a legislação. Firmou também o compromisso de conversar com Ron DeSantis, governador da Flórida, sobre o assunto. 

    Qual é a história de Lightyear?

    A aventura de ação e ficção científica apresenta a história de origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo de Toy Story, apresentando o lendário Space Ranger que conquistaria gerações de fãs. Chris Evans empresta sua voz para Buzz. O diretor vencedor do prêmio Annie e animador veterano da Pixar, Angus MacLane, comanda o filme.

    A animação chega aos cinemas em 16 de junho.

    Lightyear
    Lightyear
    Data de lançamento 16 de junho de 2022 | 1h 45min
    Criador(es): Angus MacLane
    Com Marcos Mion, Chris Evans, Flora Paulita, Keke Palmer, Cesar Marchetti
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top