Minha conta
    Medida Provisória: "Não tive pudor em fazê-la", defende Taís Araujo sobre sua personagem que não reconhece o racismo (Entrevista Exclusiva)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Primeiro longa-metragem sob direção de Lázaro Ramos já está disponível em cinemas de todo o Brasil.

    Taís Araujo é uma das grandes estrelas de Medida Provisória, longa-metragem que marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor de cinema. Ao interpretar Capitu, a atriz dá vazão a uma complexa personagem que, apesar de ser negra, tem dificuldade de constatar o racismo em sua vida. 

    Durante uma entrevista exclusiva, a artista, ao lado do marido, revelou ao AdoroCinema o que mais a marcou na condução da médica cheia de nuances e camadas a serem exploradas no filme.

    “O que mais me marcou foi a escolha de fazer esse papel. Foi onde mais encontrei um embate e não foi do Lázaro. Muitas pessoas falavam na sala de ensaio: 'Você vai fazer uma pessoa que não quer falar sobre racismo? Não, isso não contribui para a história, não contribui para a causa. Você tem que fazer uma pessoa mais aguerrida'. E eu falava: 'Não, eu quero falar dessa outra pessoa, que também existe. A gente já tem o André, que é mais ativista, já temos o Antonio, que é mais da palavra'. Não tenho pudor em fazer essa mulher que não está entendendo o que está acontecendo, que passou por diversas situações de racismo e não reconheceu como racismo. “

    A atriz reflete que, ao decorrer da narrativa, Capitu acaba entendendo diversas questões que envolvem a sua própria identidade. “Ela foi obrigada a naturalizar situações para continuar sobrevivendo nesse ambiente elitista e branco que ela estava vivendo”, defende a atriz. “Eu tinha muito desejo de contar essa história e foi onde eu mais encontrei pessoas achando que a personagem não contribuia para a causa. Mas acho que temos que descrever o maior número possível de pessoas. Nós somos muitas. Nem todos os atores negros que tem no filme representam a multiplicidade da população negra brasileira, tem de tudo. E acho que tem que ter de tudo mesmo.”

    Medida Provisória: Distopia ou filme de época? Lázaro Ramos reforça tom político do longa (Entrevista Exclusiva)

    Lázaro completa: “Estamos tentando deixar os personagens mais complexos. É uma bandeira nova que a gente está pegando: mostrar os personagens com complexidade e não resumi-los a frases ou palavras curtas. Estamos assim, tentando sempre encaixar uma camada de entendimento.”

    Taís confessa que já ouviu de algumas pessoas que Capitu é uma mulher forte, ao que discorda: “Não, ela é uma mulher frágil! Ela vai se fortalecendo, ela não tem escolha.”

    Qual é a história de Medida Provisória? 

    Na trama, após um advogado pedir indenização ao Estado brasileiro pelo tempo de escravização, o governo, como reparação social, decreta uma medida provisória para enviar os negros – que chama de “cidadãos de melanina acentuada” – de volta à África.

    Medida Provisória: Filme de Lázaro Ramos foi censurado pelo governo? Entenda por que produção demorou para chegar ao cinema

    O primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos já está disponível nas salas de cinema de todo o Brasil. Além dos artistas citados, o grande elenco de 77 atores ainda reúne Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Diva Guimarães, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

    Medida Provisória
    Medida Provisória
    Data de lançamento 14 de abril de 2022 | 1h 34min
    Criador(es): Lázaro Ramos
    Com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top