Minha conta
    Medida Provisória: Distopia ou filme de época? Lázaro Ramos reforça tom político do longa (Entrevista Exclusiva)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Primeiro longa-metragem sob direção de Lázaro Ramos chega aos cinemas brasileiros em 14 de abril.

    Depois de uma longa espera, Medida Provisória está a poucos dias de chegar aos cinemas brasileiros. O filme que marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor apresenta uma distopia, em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís Araujo e Alfred Enoch, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.

    Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, o cineasta explica que, apesar da história apresentar um tom distópico, alguns elementos da narrativa já aconteceram na realidade e, portanto, talvez não possam ser encarados dessa forma.

    Distopias são histórias pautadas em traços da realidade que ganham caráter absurdo ou inventivo a partir de um exercício de imaginação. Tramas baseadas neste conceito se passam em um lugar fictício ou em universos paralelos onde coisas impressionantes, opressivas ou assustadoras ditam as regras.

    Festival do Rio 2021: Medusa e Medida Provisória estão entre os grandes vencedores

    “Hoje eu tenho dúvidas se esse filme é uma distopia ou um filme de época. Estou super em dúvida. Quando a gente escreveu era uma distopia. Era para falar sobre coisas que a gente não queria que acontecessem no nosso país. Várias coisas já aconteceram”, reflete o autor do livro autobiográfico "Na Minha Pele".

    Medida Provisória começou a ser produzido há dez anos, com base na peça Namíbia, não!. Alguns elementos da trama, como uma cena que parece emular a votação do Impeachment de Dilma Rousseff, já existiam no espetáculo de 2011, antes de sua versão cinematográfica. "A realidade sempre nos surpreende", brinca o diretor.

    “Se torna um filme de época e um espelho para a gente olhar as escolhas que a gente está fazendo, de como estamos lidando com as nossas questões fundamentais”, explica. O ator, produtor e diretor ainda relembrou de uma conversa que teve no dia da entrevista, que se corrigiu ao dizer que o filme não mostra, necessariamente, uma situação que poderia acontecer no futuro, pois “já aconteceu, na verdade”.

    Medida Provisória: Conheça o primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos

    Ele continua: “O que tratamos no filme já aconteceu se você for pensar no território e na maneira como tratam os negros. Quando a Lei Áurea foi assinada, depois de muita luta do povo negro por libertação, os negros não tinham território, foram para rua sem trabalho, sem valor, sem comida. Logo depois, a prática da capoeira foi criminalizada, a prática da sua religião [também]. Se não tinha trabalho, virava vadiagem, virava um crime - e a gente nunca debateu sobre isso. Por isso que estou na dúvida se o filme é uma distopia, um filme de época ou um filme que está em todos os tempos."

    Por fim, Lázaro conclui: "Uma certeza eu tenho: é para a gente pensar e mudar o tempo futuro. Esse filme é uma convocação! Não é para sair dele sem o desassossego que ele provoca. Ele entretém, faz rir, faz chorar, toca o coração, mas é uma convocação também, para a gente pensar no plano de nação que temos para esse país. Se a gente vai querer ser um país de injustiça social, de racismo, de machismo, de fascismo, ou se vamos querer ser uma nação justa e de respeito.”

    Quando estreia Medida Provisória?

    Gravado em 2019, Medida Provisória chegará aos cinemas de todo o Brasil em 14 de abril. Além dos artistas citados, o grande elenco de 77 atores ainda reúne Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Diva Guimarães, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

    Medida Provisória
    Medida Provisória
    Data de lançamento 14 de abril de 2022 | 1h 34min
    Criador(es): Lázaro Ramos
    Com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top