Minha conta
    Medida Provisória: Conheça o primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos

    Longa-metragem com Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge já está disponível nos cinemas.

    Um dos atores brasileiros mais renomados de todos os tempos, Lázaro Ramos estreia na cadeira da direção no filme Medida Provisória, baseado em uma peça de teatro de ficção distópica aclamada: "Namíbia, Não!", de Aldri Anunciação. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a produção recebeu novidades durante a CCXP Worlds 2021 neste domingo (5), com a divulgação de seu primeiro trailer.

    Qual é a história de Medida Provisória?

    O enredo de Medida Provisória se passa em um futuro distópico, quando o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar suas origens. Vendo-se no centro do terror, dois primos refugiam-se em um apartamento, onde debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem dos mesmos anseios que envolvem a mudança de país.

    Essa é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação, que faz parte do elenco ao lado dos atores Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Luis Miranda, Renata Sorrah, Mariana XavierEmicidaAlfred Enoch – nome reconhecido pela participação na franquia Harry Potter como o bruxo Dino Thomas.

    Durante a CCXP Worlds 2020, Lázaro Ramos, Taís Araújo e Seu Jorge comentaram sobre Medida Provisória. “Fala de um Brasil no futuro, que projetamos mais a presença dos pretos em lugares de expressão”, afirmou Seu Jorge sobre a produção que trata de diversas questões políticas, raciais e sociais muito revelantes atualmente. Taís Araújo interpreta a personagem Capitu no filme nacional, uma médica que, para a atriz, serve para construir um imaginário para os espectadores. “É um espaço que ainda não é dominado por mulheres negras por mais que tenha, não são muitas. Além disso, é uma provocação para quem entra no consultório e ainda se surpreende com uma média negra”, comentou Araújo.

    Quando estreia Medida Provisória no Brasil?

    Depois de inúmeros adiamentos e mudanças, Medida Provisória chega hoje (14/04) aos cinemas brasileiros. Ao longo dos últimos dois anos, o filme passou por dezenas de festivais internacionais com críticas positivas e inúmeros prêmios, como o de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Festival. A Trigo Agência de Ideias, responsável pela assessoria do filme nacional, fez a primeira exibição no Brasil durante o Festival do Rio 2021, em 15 de dezembro passado, mais de dois anos após a conclusão de suas filmagens.

    Medida Provisória: Distopia ou filme de época? Lázaro Ramos reforça tom político do longa (Entrevista Exclusiva)

    De acordo com comunicado oficial da assessoria de imprensa feito anteriormente, questões burocráticas com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), além dos imprevistos da pandemia, fizeram com que o longa demorasse para chegar às telonas.

    Agora, a partir desta quinta-feira, o primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos pode ser assistido em salas de cinemas de todo o país.

    Medida Provisória
    Medida Provisória
    Data de lançamento 14 de abril de 2022 | 1h 34min
    Criador(es): Lázaro Ramos
    Com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top