Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de "Namíbia, Não!", peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
GloboplayInscrições
Veja todas as ofertas de streaming
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Medida Provisória
A voz negra não pode ser calada
por Katiúscia Vianna
Lázaro Ramos é um dos nomes mais talentosos de sua geração. No cinema, impressionou com grandes cenas de Ó Pai, Ó e Madame Satã, enquanto também mostrou sua versatilidade nas telinhas — seja como o divertido Foguinho de Cobras e Lagartos ou o visionário Zé Maria de Lado a Lado. Sem falar, obviamente, do hilário Mister Brau. Assim como acontece com muitos outros astros, o moço decidiu investir no mundo atrás das câmeras, fazendo sua estreia na direção de longas com o desafiador Medida Provisória.Qual é a história de Medida Provisória?O longa retrata o Brasil num futuro distópico, mas não tão distante assim, onde as tensões raciais estão a ponto de explodir. Negros são chamados de pessoas com melanina acentuada e lutam por seus direitos básicos. Antonio (Alfred Enoch) é um advogado que acredita no poder da palavra e trava batalhas diárias por mudanças nas leis, buscando reparação histórica
O que tem a ver uma COLÔNIA onde superabundava nações indígenas , estas sim escravizadas primeiramente por colonos portugueses? Indenização!? isto é lá com Portugal, manos!... (nem se fale de 1822 quando mais tarde D. Pedro foi obrigado a renunciar por pressão popular em virtude de estar favorecendo seus compatriotas). Forçado pela Inglaterra , tentou-se extinguir o tráfico em 1850. Cafeicultores paulistas contrabandeavam negros do ...
Leia Mais
Rosangela Machado
Seguir usuário
7 seguidores
Ler as 15 críticas
3,0
Enviada em 18 de abril de 2022
Acho que todas e todos devem assistir. É um filme educativo , que mostra como a luta contra a opressão, seja de classe, seja identitária, ainda é muito frágil.O filme obedece a uma perspectiva reformista. Está muito longe de ser um filme revolucionário. Há uma sensação: Agora vai começar! E não começa. Há alguns socos no estômago sobre o racismo, sobre os preconceitos, mas não vai além disso. De repente, abre-se uma porta ...
Leia Mais
Brasil Melhor Br
Seguir usuário
Ler as 14 críticas
0,5
Enviada em 21 de junho de 2022
Não vale a pena assistir. Por isso que o cinema brasileiro é HORRÍVEL! Vergonhoso. Por mais que se trate de uma Distopia sabemos que usam o cinema apenas como uma arma de doutrinação perigosa!
Ney Junior
Seguir usuário
1 seguidor
Ler a crítica
2,5
Enviada em 18 de abril de 2022
Só gosta do filme a turma lacradora. Salvam-se as atuações do Alfred Enoch e da Adriana Esteves. Tão somente.
Medida Provisória, mesmo sendo uma obra de ficção, tornou-se alvo de ataques de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, que acusou o filme de fazer críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro.
Inspirações
O próprio diretor Lázaro Ramos comparou o filme a outras produções distópicas como as séries "Black Mirror" e "The Handmaid's Tale". O longa é inspirado diretamente na peça Namíbia, Não!, escrita pelo ator e dramaturgo Aldri Anunciação, que contou também com direção de Lázaro Ramos.
Primeira Vez
Lázaro Ramos dirige aqui seu primeiro longa de ficção, e o ator britânico-brasileiro Alfred Enoch, também faz sua estreia em um filme brasileiro.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Elo Company
Ano de produção2020
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Sinto cheiro de muitas premiações, ansioso para assistir.
gerson camilo lins
não foi para ar,somente 2020! Como voce não vai gostar,vai ser sucesso !!
Gilson Pinto Jr.
Mais um daqueles filmes que não vi e não gostei.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade