Minha conta
    Medida Provisória: Filme de Lázaro Ramos foi censurado pelo governo? Entenda por que produção demorou para chegar ao cinema
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Primeiro longa-metragem sob direção de Lázaro Ramos já está disponível em cinemas de todo o Brasil.

    Inspirado na peça "Namíbia, Não", de autoria de Aldri AnunciaçãoMedida Provisória, enfim, chegou aos cinemas de todo o Brasil. Cunhado como uma distopia, o filme utiliza o espetáculo concebido em 2011 como base rumo a um futuro incerto, que por vezes parece próximo demais da realidade.

    Gravado em 2019, o longa teve uma jornada internacional antes de chegar ao seu país natal. Passou por festivais, como o South by Southwest, e conquistou honrarias, como o prêmio de Melhor Roteiro, no Indie Memphis Film Festival, e o Prêmio Especial do Júri, no Festival do Rio 2021. No entanto, por questões burocráticas com a Agência Nacional do Cinema, o filme teve dificuldades para entrar no circuito comercial brasileiro.

    Previsto para chegar às telonas em 2020, o longa estreia apenas uma década após o início da produção. Fato este provém de uma série de processos criativos, que envolvem a primeira experiência de Lázaro Ramos como diretor de cinema, e um longo percurso narrado no livro de bastidores Medida Provisória: Diário do Diretor, mas também por uma "censura burocrática", como disse o cineasta em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

    "O que sabemos é que um membro do governo puxou um boicote lá atrás, dizendo que o filme foi feito para falar mal do ‘messias’. Depois, a gente precisava de uma simples assinatura para trocar nossa distribuidora e isso demorou um ano e alguns meses para acontecer", disse o artista ao veículo. "Censura também se faz com burocracia e foi isso o que aconteceu. O flerte com a censura é expediente desse governo, a gente sabe."

    Medida Provisória: Distopia ou filme de época? Lázaro Ramos reforça tom político do longa (Entrevista Exclusiva)

    O entrave citado pelo ator foi colocado nos holofotes no final do ano passado, quando a Ancine divulgou uma nota afirmando que o projeto encontrava-se sob análise do pedido de investimento para distribuição em salas de cinema, após a solicitação da troca de distribuidora.

    Na ocasião, a Trigo Agência, responsável pela assessoria de imprensa do longa, disse que “a inscrição em opção de comercialização foi regularmente feita pela produtora dentro do prazo estabelecido para este procedimento". Em nota, a empresa ainda destacou que a avaliação feita pela Coordenação de Análise Técnica e Seleção não tinha encontrado irregularidades, mas, ainda assim, a aprovação não havia sido realizada.

    Medida Provisória: Conheça o primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos

    "Esta situação gera profunda insegurança jurídica para as produtoras e distribuidoras envolvidas, pois a ausência de uma posição da ANCINE impede que sejam tomadas as medidas necessárias para divulgação do filme e, consequentemente, para definição da data de lançamento comercial em cinemas no Brasil", concluiu a agência meses atrás.

    É importante observar que outro fator também foi responsável pela demora na estreia: a pandemia. Como pode ser lembrado, devido aos percalços do novo coronavírus, o cinema mundial foi paralisado e diversos filmes foram adiados - alguns, como é o caso de Medida Provisória, mais de uma vez.

    O primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos já está disponível nas salas de cinema de todo o Brasil. Além dos artistas citados, o grande elenco de 77 atores ainda reúne Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Diva Guimarães, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

    Medida Provisória
    Medida Provisória
    Data de lançamento 14 de abril de 2022 | 1h 34min
    Criador(es): Lázaro Ramos
    Com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top