Minha conta
    Benedict Cumberbatch reconhece que não deveria ter aceitado papel não-binário em comédia: 'O tiro saiu pela culatra'

    Astro da Marvel causou polêmica ao ser escalado para Zoolander 2, filme estrelado por Ben Stiller, Owen Wilson, Penélope Cruz e Kristen Wiig.

    Meses antes de debutar como Doutor Estranho no filme homônimo da Marvel, Benedict Cumberbatch pôde ser visto em Zoolander 2, comédia dirigida e protagonizada por Ben Stiller. Apesar de reunir outros nomes de peso como Owen WilsonPenélope Cruz e Kristen Wiig, o filme de 2016 se tornou um fracasso de crítica e de público, arrecadando pouco mais de US$ 50 milhões mundo afora. Na trama, Cumberbatch interpreta uma modelo não-binária chamada All, mas sua escalação se mostrou bastante problemática e foi, inclusive, alvo de boicote por parte da comunidade LGBTQIAPN+.

    Em recente entrevista publicada pela Variety, o ator britânico conversou com Cruz, sua colega de elenco, e revelou que se arrepende de ter vivido a personagem em Zoolander 2. Segundo Cumberbatch, ele não teria sido escalado se o longa tivesse sido feito nos dias de hoje. “Houve muita disputa em torno do papel, o que é compreensível agora”, disse ele.

    “Na era atual, meu papel nunca seria interpretado por ninguém além de um artista trans. Mas eu me lembro de, na época, não pensar necessariamente nesse sentido", admitiu o astro de O Jogo da Imitação. "Era mais sobre dois dinossauros, dois clichês heteronormativos que não entendem esse novo mundo diverso. Mas [o tiro] saiu um pouco pela culatra", ponderou Cumberbatch, acrescentando que, ao menos, teve a chance de trabalhar com Cruz, Stiller e Wilson.

    Responsável por encarnar uma agente da Interpol na comédia, a atriz espanhola pareceu entender a autocrítica do colega, o que não a impediu de elogiar sua performance. “Eu acho que foi muito engraçado o que você fez”, declarou Cruz.

    Benedict Cumberbatch quase recusou o papel de Doutor Estranho na Marvel: "Muito datado e sexista"

    Para os que não estão familiarizados com a continuação de Zoolander (2001), o enredo acompanha Derek Zoolander (Stiller) e Hansel McDonald (Wilson), dois ex-supermodelos que voltam aos holofotes depois de viverem reclusos por anos. A convite de Alexanya Atoz (Wiig), dona da marca mais badalada da atualidade, os amigos distantes acabam topando participar de um novo desfile – e ficam surpresos ao ver o quanto o negócio mudou.

    Ainda mais chocante é o encontro da dupla com Valentina Valencia (Cruz), uma policial e ex-modelo de biquíni que precisa da ajuda deles. Afinal, alguém está assassinando as celebridades mais bonitas do mundo. Cabe, portanto, a Derek e Hansel impedir que mais estrelas tenham o mesmo destino trágico.

    Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst recusaram a se falar durante as gravações de novo filme; entenda o motivo

    Vale ressaltar que as críticas ao filme começaram logo após a divulgação do trailer oficial, em que Cumberbatch aparece caracterizado como All. Nas redes sociais, ativistas LGBT lançaram uma campanha pedindo ao público que não fosse aos cinemas. A petição online chegou a receber 25 mil assinaturas.

    "O personagem de Cumberbatch é claramente retratado como uma zombaria exagerada e caricatural de indivíduos andróginos/trans/não-binários", afirmava o documento. "Esse é o equivalente moderno de usar blackface para representar uma minoria. Se os produtores quisessem fazer comentários sociais sobre a presença de indivíduos trans/andróginos na indústria da moda, poderiam ter abordado modelos como Andreja Pejic para participar do filme. Ao contratar um ator cis para interpretar um indivíduo não-binário de uma forma negativa, o filme endossa percepções prejudiciais e perigosas da comunidade queer em geral."

    Zoolander 2
    Zoolander 2
    Data de lançamento 3 de março de 2016 | 1h 42min
    Criador(es): Ben Stiller
    Com Ben Stiller, Owen Wilson, Penélope Cruz
    Imprensa
    2,4
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    2,0
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top