Minha conta
    Crepúsculo: Roteiro original tinha vampiros explodindo e Bella assassina, entenda por que história mudou
    14 de jan. de 2022 às 14:00
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Redatora | crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    O filme estrelado por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner quase teve uma pegada completamente diferente...

    Desde seu lançamento em 2008, Crepúsculo se tornou uma das franquias mais famosas do cinema. Amada por muitos, odiada por outros; a história de amor entre uma humana e um vampiro foi vítima de paródias e zoeiras, enquanto arrecadou mais de US$ 3 bilhões mundialmente. Focando em um triângulo amoroso, a trama conquistou os fãs dos livros de Stephenie Meyer. Porém, as primeiras versões do roteiro dessa adaptação investiam mais em sequências de ação. Já imaginou ver vampiros explodindo nas telonas?

    Crepúsculo quase virou um filme de ação?

    Antes de ser um projeto da Summit Entertainment, os direitos de Crepúsculo estavam sob o controle da Paramount Pictures e MTV. Eles apostaram no potencial da história, porém tinham medo de perder a audiência masculina em meio à tanto romance. Para isso, eles contrataram roteiristas para desenvolver novas versões do script, investindo em cenas de ação e fazendo mudanças drásticas em relação a obra de Stephenie Meyer.

    Para começar, Bella não era apenas uma típica adolescente no ensino médico, atrapalhada e comum. Nessa versão, ela era uma estrela do atletismo em sua escola, algo que tornaria sua transformação em heroína algo mais crível. Sim, pois ao longo desse Crepúsculo, a garota interpretada por Kristen Stewart seria uma caçadora de vampiros, trabalhando junto com o FBI (!) para acabar com vilões. Inclusive, o plano do roteirista Mark Lord era ver Bela explodindo vampiros usando uma espingarda. 

    Crepúsculo: Os maiores momentos de vergonha alheia da franquia

    No meio do caminho, ela conheceria Edward (papel de Robert Pattinson) e a família Cullen, que iam se unir à protagonista na luta contra os vilões do filme — no caso, a gangue de James (Cam Gigandet). Se a transformação de Bella em vampira demorou até o final do quarto filme, Amanhecer - Parte 1, isso também seria diferente aqui. No meio da ação, ela ia mudar ao final do primeiro longa, enquanto as sequências de ação envolviam uma caçada internacional com vampiros em jet ski, viajando dentre o Canadá e o México.

    Por fim, essa versão não-oficial de Crepúsculo também não teria medo de fazer vítimas fatais. Se Bella ia virar vampira, sua motivação contra os vilões seria ainda maior, pois teriam causado a morte de seu pai, Charlie (personagem queridinho de Billy Burke nas telonas). Aliás, esse filme não seria gentil com patriarcas, pois Carlisle (Peter Facinelli) também seria morto nesse confronto. 

    Por que mudou a história de Crepúsculo?

    Você curtiu essa versão mais Buffy feat Velozes & Furiosos de Crepúsculo? Bem, os fãs apaixonados pela obra de Stephenie Meyer não iam curtir tanto. Porém, esse roteiro foi o bastante para intrigar a diretora Catherine Hardwicke, que foi pesquisar sobre os livros originais. Ao saber do conteúdo mais romântico, ela desaprovou todos os scripts escritos até então, decidindo seguir um caminho mais fiel da história. Assim, levou o projeto para a Summit Entertainment — que acabou produzindo os cinco longas que conhecemos hoje. Todos os filmes estão disponíveis no Amazon Prime Video.

    No geral, a saga Crepúsculo se afastou do gênero de ação, apesar de ter alguns confrontos em cada longa. Porém, sua maior investida no gênero foi na sequência final de Amanhecer - Parte 2, onde surge uma grande briga entre os vampiros e lobos contra os Volturi, que gera mortes significativas na trama. Apesar de ser tudo uma visão de Alice (Ashley Greene), esse trecho causou polêmica dentre os fãs, mas trouxe um toque espetacular para o último longa da franquia

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top