Minha conta
    Marvel ficou preocupada com detalhe de um importante filme de seu Universo Cinematográfico; entenda
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Compondo a Fase 4 do MCU, Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis causou preocupação a Kevin Feige, chefão da Marvel Studios.

    Um dos últimos sucessos lançados pela Marvel nos cinemas, Shang Chi e Lenda dos Dez Anéis apresentou um novo mundo ao universo da empresa. Com um elenco formado em maior parte por atores asiáticos, o longa trouxe novos ares à mitologia do estúdio, abordando uma temática que segue por caminhos diferentes em relação aos outros filmes da companhia.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Data de lançamento 2 de setembro de 2021 | 2h 12min
    Criador(es): Destin Daniel Cretton
    Com Simu Liu, Tony Leung Chiu-Wai, Awkwafina
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Contudo, nem sempre essa abordagem foi motivo de tranquilidade para os executivos da Marvel. Isso porque parte dos produtores e da equipe criativa temiam que a sequência de abertura do filme, falada em língua mandarim, pudesse ser motivo de estranhamento para o público americano, conhecido mundialmente por recusar produções legendadas.

    Cena inédita de Shang-Chi revela detalhes sobre origem do Homem de Ferro

    Por conta disso, durante uma entrevista recente ao The Hollywood Reporter, em que foi abordado o processo de criação do filme, o presidente da gigante dos quadrinhos, Kevin Feige, lembrou a maneira como ele e a equipe criativa do longa assistiram às exibições de teste para ver como os espectadores reagiriam às cenas legendadas. No final das contas, para alívio do time, a questão acabou não sendo um problema.

    “Francamente, estávamos prontos para ver se o público iria rejeitar as legendas em nossas exibições de teste e já nos preparávamos para ‘Ok, vamos ter que mudar alguma coisa aqui de alguma forma?’”, colocou Feige. Destin [Cretton, diretor] acreditava muito no fato de que o público iria com ele, e com certeza eles concordaram”, completou.

    Apesar de, nos últimos anos, o público americano passar a aceitar melhor as produções em outros idiomas, a questão ainda é um grande problema em território norte-americano, vide os constantes remakes de filmes estrangeiros de sucesso feitos por Hollywood.

    Ultimamente, além de Shang-Chi, longas recentes como Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, e Parasita, contribuíram bastante para que títulos com outra língua passassem a ter mais espaço nos cinemas estadunidenses. Embora o filme da Marvel conte apenas uma parte de sua história em mandarim, produções como Round 6 e La Casa de Papel, majoritariamente em língua não-inglesa, também fizeram sucesso nos Estados Unidos, ajudando a romper com a barreira linguística.

    Round 6, La Casa de Papel, Lupin e a ascensão das “séries estrangeiras” em um mercado americano

    Dito isso, se a cena de abertura de Shang-Chi pode soar como “aposta” para a equipe criativa, é seguro dizer que valeu a pena. Como Shang-Chi 2 está oficialmente em desenvolvimento, é de se esperar que Cretton traga mais de sua sensibilidade cinematográfica em um futuro próximo, talvez, até apresentando novidades que vão além de elenco e língua não-inglesa.

    Que assim seja.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top