Minha conta
    Cenas pós-crédito do MCU estão se tornando um problema para a Marvel; entenda o motivo
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Famosa pelos icônicos pós-filmes, a Marvel vem enfrentando alguns problemas com tais cenas durante a Fase 4 de seu Universo Cinematográfico.

    Tradição na empresa desde o início de seu Universo Cinematográfico, as cenas pós-créditos da Marvel se tornaram uma marca do estúdio, levando milhões de fãs a continuarem sentados nas cadeiras dos cinemas mesmo após o término dos filmes — seja por aquela cena extra que trará alguma revelação importante sobre o universo ou apenas uma sequência engraçadinha que não influenciará em nada os eventos.

    Qual a ordem dos filmes da Marvel para começar a assistir à franquia?

    O que começou com Nick Fury (Samuel L. Jackson), em Homem de Ferro, revelando para Tony Stark (Robert Downey Jr.) que o personagem não é o único super-herói existente, culminou em uma cultura perpetuada pelos demais filmes do estúdio, em um movimento que, de acordo com Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, foi inspirado no longa Curtindo a Vida Adoidado, que também apresentou cenas pós-créditos ao fim, nos cinemas.

    Desde então, esta bem sucedida fórmula cumpriu com méritos seu papel de dar continuidade ao hype dos filmes após algumas horas de entretenimento. Até agora.

    Durante os três filmes lançados na Fase 4 do MCU, cinco cenas pós-créditos foram apresentadas aos fãs. Com Viúva NegraShang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e o mais recente, Eternos, a Marvel dá continuidade ao seu universo após os eventos de Vingadores: Ultimato, longa que representa um divisor de águas na mitologia da empresa.

    Obviamente, o que é abordado aqui não quer dizer que o estúdio deva parar com esta receita, mas sim, procurar imprimi-la de forma mais harmoniosa com os filmes nas futuras produções. Como dito anteriormente, se antes as cenas eram usadas para continuar o hype das produções, durante a Fase 4, elas por vezes chegam a ofuscar os longas.

    QUAIS SÃO OS MAIORES PROBLEMAS COM AS CENAS PÓS-CRÉDITOS DA FASE 4?

    Não há como negar que Vingadores: Ultimato serviu como uma grande mudança no status quo do MCU, e isso inclui suas famosas cenas pós-créditos. Talvez por conta disso, pela primeira vez em muito tempo, o futuro do Universo Marvel é um tanto obscuro; embora haja filmes anunciados até 2023, hoje, não é possível enxergar o mesmo tipo de construção que definiu a concisa mitologia da empresa nos últimos anos. Se na Fase 1 era possível perceber a apresentação e criação dos Vingadores, na 2 a origem das Joias do Infinito e os problemas com a HIDRA e na 3 a resolução de conflitos e internos e do problema Thanos, a Fase 4 ainda representa uma grande incógnita na cabeça dos fãs.

    Dito isto, com um passado pesando tanto sobre o futuro da empresa, a Fase 4 luta para estabelecer seu papel na mitologia, precisando lidar com as duras críticas a Eternos e as reações mistas em relação ao longa Viúva Negra. Talvez, o grande problema seja existir um sentimento comum em que as cenas pós-filmes desta fase acabam sendo maiores do que os próprios filmes em si; não em questão de entretenimento, mas sim de hype, do que esperar em relação a esse novo momento da Marvel.

    Ou seja, a dificuldade pode não estar propriamente nas cenas, mas em uma visível falta de estrutura da nova fase da empresa, o que leva o pós-filme a representar algo diferente em relação ao que ele representava anteriormente. E diferente para pior. Se nos eventos de Vingadores os fãs tinham um pós-crédito para colocar a cereja em cima do bolo, agora, o sentimento acaba sendo de “tomara que revelem algo importante para nós”.

    Tomara mesmo.

    Eternos
    Eternos
    Data de lançamento 3 de novembro de 2021 | 2h 37min
    Criador(es): Chloé Zhao
    Com Gemma Chan, Richard Madden, Salma Hayek
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    Marvel: Conheça cada uma das fases dos filmes e séries do MCU
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top