Minha conta
    Diretor de Duna detona os filmes da Marvel: "não são mais do que um copia e cola de outros"
    17 de set. de 2021 às 12:22
    Caio Garritano
    Caio Garritano
    -Redator | Community Manager
    Redator e Community Manager do AdoroCinema. Especialista em filmes e séries de ficção, principalmente ligadas ao Universo Marvel e Harry Potter.

    Denis Villeneuve é responsável por outras grandes produções como Os Suspeitos, Sicario: Terra de Ninguém, A Chegada e Blade Runner 2049.

    Não é de hoje que os grandes diretores de Hollywood criticam os filmes da Marvel. Você deve se lembrar que lá em 2019, no auge do lançamento de Vingadores: Ultimato, um dos nomes mais renomados da história da indústria, Martin Scorsese, afirmou que as produções do estúdio não podem ser consideradas cinema. Agora, quase dois anos depois da polêmica, Denis Villeneuve, responsável por Duna, um dos lançamentos mais aguardados do ano, retomou o assunto. 

    Duna é ovacionado com 8 minutos de aplausos em sua estreia no Festival de Veneza de 2021

    Durante uma entrevista ao El Mundo, o diretor falou sobre o Universo Cinematográfico da Marvel e por que filmes de grande orçamento ainda são relevantes. “Talvez o problema seja que estamos diante de muitos filmes da Marvel que nada mais são do que um‘ recortar e colar ’de outros”, disse Villeneuve. “Talvez esses tipos de filmes nos tenham transformado um pouco em zumbis ... Mas filmes grandes e caros de grande valor existem muitos hoje. Não me sinto nem um pouco capaz de ser pessimista”, completou. 

    Villeneuve também disse recentemente ao Premiere: “Se estamos falando sobre a Marvel, o fato é que todos esses filmes são feitos do mesmo molde. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor, mas todos são escalados na mesma fábrica. Isso não tira nada dos filmes, mas eles são formatados”. Essas afirmações acontecem pouco tempo depois do diretor de Duna ter elogiado a escalação de Chloé Zhao para o comando de Eternos, que deve contar com muitas referências a longas como  A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017), que foram comandados por Villeneuve. "Acho que o que você está trazendo para o cinema é essencial. É como o oxigênio necessário na sala. Sou seu maior fã. Acho genial que a Marvel tenha abordado você, porque você é esteticamente o oposto radical deles", afirmou o diretor durante um bate-papo entre os dois cineastas promovido pela Haper’s Bazar

    Os Eternos: Filme da Marvel é o primeiro a ser dirigido por ganhadora do Oscar

    Após a polêmica, alguns nomes importantes da Marvel já começaram a se manifestar, como por exemplo Scott Derrickson, responsável pelo primeiro filme do Doutor Estranho. “Como diretor, não critico o trabalho de outros diretores, mesmo quando não gosto de algo que eles fizeram. Este trabalho é difícil o suficiente para todos nós, e ninguém jamais se propõe a fazer um filme ruim,” explicou em um publicação no twitter. “Qualquer pessoa que critique os filmes da Marvel por serem todos iguais ou a) não os viu e, portanto, não deve presumir que são todos iguais, ou b) os viu porque, ei, eles realmente gostam de assistir aos filmes da Marvel,” concluiu.

    Adaptando a primeira metade do livro original de Frank Herbert, Dune (no original) acompanha a história do clã Atreides, que se torna responsável pelo planeta Arrakis. Nesse local complexo e inóspito, é possível encontrar uma das especiarias mais poderosas do universo: a Melange. Tal substância é capaz de expandir o tempo de vida dos seres humanos, e potencializar a consciência.

    Duna
    Duna
    2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões

    Protagonizado por Timothée Chalamet, o longa tem previsão de lançamento para o dia 22 de outubro e o elenco da produção ainda traz outros grandes nomes, como Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Zendaya, Jason Momoa, Josh Brolin, entre muitas outras estrelas. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top