Minha conta
    Shang-Chi: Quais são as referências de Dragon Ball Z no filme da Marvel?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresentou um novo herói no MCU e mostra influências da popular franquia Dragon Ball.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresentou um novo herói na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, que no caso é o protagonista Shang-Chi, interpretado pelo ator Simu Liu, conhecido como o Mestre do Kung Fu nos quadrinhos da Marvel. O filme faz diversas referências e homenagens para a cultura asiática, e algumas sequências de luta deixaram o público muito empolgado nos cinemas, pois remetem diretamente para a popular franquia Dragon Ball. Calma, o AdoroCinema vai explicar isso diretinho!

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: Quem é Shang-Chi? Conheça o novo herói da Marvel nos cinemas

    No filme, acompanhamos Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que foi criado por seu pai Wenwu (Tony Leung) em reclusão para que pudesse focar totalmente em ser um mestre de artes marciais. Entretanto, quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar e traçar o seu próprio caminho.

    Quais são as referências de Dragon Ball em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis? 

    Dragon Ball é uma das franquias de mangá e anime mais populares de todos os tempos. Seus vários estilos de luta, transformações e técnicas fizeram com que ela seja muito referenciada na cultura pop recorrentemente – e podemos perceber isso até mesmo no Universo Cinematográfico Marvel. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis utiliza suas próprias coreografias empolgantes de artes marciais e técnicas místicas, mas no final da produção vemos uma técnica em específico que se assemelha muito ao Kamehameha usado por Goku em Dragon Ball. 

    No final do filme, enquanto Shang-Chi luta com seu pai, Xu Wenwu, o herói da Marvel acaba ganhando o controle dos dez anéis titulares e começa a girá-los cada vez mais rápido, assumindo a famosa pose de bola de fogo de Kamehameha, com os anéis reunindo energia em uma esfera em movimento rápido, mas Shang-Chi decide poupar seu pai ao invés de desferir o golpe final. Mas ele iria utilizar oficialmente essa gama de energia depois que o Morador da Escuridão emerge e consome Wenwu. Shang-Chi e sua irmã Xialing (Meng'er Zhang) cavalgam no Grande Protetor de Ta Lo, um enorme dragão de água, e o herói acaba com a ameaça liberando todo o poder dos Dez Anéis em uma única explosão épica. 

    Shang-Chi vai fazer parte dos Vingadores na Marvel?

    A cena é uma grande referência a Dragon Ball, o que fica ainda mais claro quando Katy (Awkwafina) se refere ao momento como uma "Bola de fogo Kamehameha" ao relembrar os eventos da luta mais tarde. O conceito do ataque de energia não é exclusivo de Dragon Ball, mas existem outras referências sutis para a franquia de Akira Toriyama: a educação rígida com treinamentos em artes marciais de Shang-Chi; além do reino místico de Ta Lo, povoado por seres fantásticos, como o dragão chamado "O Grande Protetor" que se parece com Shenlong de Dragon Ball, o que reforça a inspiração mitológica compartilhada. 

    Influência de Dragon Ball Z em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

    Em entrevista para o Geek Culture, o diretor Destin Daniel Cretton citou Dragon Ball Z como uma de suas principais inspirações para o filme da Marvel, especialmente na sequência que falamos anteriormente. 

    “Na verdade, foi uma escolha muito pessoal. Montei uma apresentação em PowerPoint de imagens com muitos dos meus filmes favoritos, do cinema asiático, do cinema chinês, do cinema coreano. Cinema japonês, incluindo muitos animes. Queríamos um tom que refletisse a vida, queremos um tom que mostrasse o drama e a dor da vida, mas também mostrasse o humor da vida que está chegando, eu acho, pelo menos na minha vida sempre que há muita dor na minha família, também há muito riso, por isso queríamos ter certeza de que estamos vendo todos esses sinais neste filme”, disse e continuou sua explicação sobre a enorme influência de Dragon Ball em sua produção.

    Shang-Chi: Meng'er Zhang fala sobre representatividade asiática no filme da Marvel (Entrevista Exclusiva)

    “Eu cresci com Dragon Ball Z e usei um clipe do Goku fazendo o Kamehameha. Eu mostrei isso como um dos clipes. No filme há um momento em que eles estão agindo como um cabo de guerra, e é como pai e filho e há uma cena em Dragon Ball Z quando há um Kamehameha acontecendo, e por um longo tempo tempo, então essa foi uma das inspirações para o filme com certeza!”, revelou.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está em exibição nos cinemas do Brasil. Confira a crítica completa do filme da Marvel aqui no AdoroCinema!

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Data de lançamento 2 de setembro de 2021 | 2h 12min
    Criador(es): Destin Daniel Cretton
    Com Simu Liu, Tony Leung Chiu-Wai, Awkwafina
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top