Minha conta
    Quem é Shang-Chi? Conheça a origem do Mestre do Kung Fu que vai aparecer na Fase 4 da Marvel

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis vai apresentar o primeiro super-herói asiático nos filmes da Marvel.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis vai ser o primeiro filme com super-herói asiático na Marvel e é um dos lançamentos mais aguardados pelo público em 2021. Fazendo parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, a história vai acompanhar Shang-Chi, um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.

    Mas, afinal, quais são as origens de Shang-Chi? Pensando nisso, o AdoroCinema separou o que você precisa saber sobre Shang-Chi, especificamente a versão do personagem que aparece nos quadrinhos, onde é considerado um dos melhores lutadores da Marvel – mais precisamente um Mestre do Kung Fu.

    Quem é Shang-Chi nos quadrinhos da Marvel?

    Criado por Steve Englehart e Jim Starlin, Shang-Chi apareceu pela primeira vez na edição especial da Marvel #15 de 1973, que mais tarde foi rebatizada de Mestre do Kung Fu. Nos quadrinhos, Shang-Chi é filho de Fu Manchu e inicialmente trabalha para seu pai antes de se lançar sozinho e, eventualmente, se tornar parceiro do MI-6, o Serviço de Inteligência do Reino Unido. Ao longo de suas aventuras, Shang-Chi provou ser um verdadeiro mestre das artes marciais, o que o levou a ingressar em grupos conhecidos como os Heróis de Aluguel e os Vingadores.

    O personagem surgiu durante o auge das produções de artes marciais na década de 70, especialmente com a popularidade cada vez maior de Bruce Lee com os filmes Operação Dragão (1973) e Jogo da Morte (1978). Com isso, a Marvel tentou adquirir os direitos da série de TV Kung Fu, mas acabou conseguindo os direitos de adaptação do famoso vilão Dr. Fu Manchu, criado por Sax Rohmer. Assim surgiu Shang-Chi, um Mestre do Kung Fu, que era filho de Fu Manchu, mas não conhecia o lado vilanesco de seu pai.

    Shang-Chi: Conheça o primeiro super-herói asiático do Universo Cinematográfico Marvel

    Quais são as origens de Shang-Chi? 

    Fu Manchu, um renomado criminoso gerou uma criança que ele criou como herdeira de uma vilanesca sociedade secreta e chamou-a de Shang-Chi. Em uma antiga fortaleza escondida na China, o menino tornou-se adepto de uma variedade de artes marciais e disciplinas filosóficas, completamente inconsciente das atividades malignas de seu pai. Ele acreditava que Fu Manchu era um humanitário democrático e que tudo que ele fazia era em auxílio de sua missão de paz.

    Quando jovem, Shang-Chi viu-se encarregado pela sociedade de assassinar um antigo inimigo de seu pai, mas durante a missão entrou em contato com um agente secreto britânico chamado Denis Nayland Smith, que lhe conta toda a verdade sobre suas origens e a história de seu pai. O homem falou sobre as atividades criminosas globais da sociedade e, ao fazer isso, colocou Shang-Chi no caminho de declarar guerra a seu próprio pai e a tudo que ele representava. Assim, ele finge sua própria morte e ataca vários elementos do império criminoso. Em retaliação, Fu Manchu envia diversos assassinos atrás dele.

    Fugindo, Shang-Chi se torna aliado da organização britânica de inteligência lutando contra ninjas, e conhece outros super-heróis de artes marciais, mais tarde se juntando aos Heróis de Aluguel ao lado de Luke Cage, Punho de Ferro, Misty Knight e Colleen Wing. Ele, até mesmo, ajudou os Vingadores ao usar as partículas Pym para ficar gigante e enfrentar um dragão.

    A história de Shang-Chi passou por diversas controvérsias, principalmente pelos chineses acreditarem que a história é estereotipada, especialmente o personagem Fu Manchu, que é considerado um símbolo ofensivo de discriminação anti-chinesa. Hoje em dia a Marvel nem mesmo tem os direitos do personagem. Com isso, o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis resolveu fundir as histórias de Fu Machu e Mandarim, transformando o Mandarim em seu pai como pudemos ver no primeiro trailer – vivido pelo ator Tony Leung.

    Quem é o Mandarim? Conheça o vilão de Homem de Ferro 3 que terá destaque na Fase 4 da Marvel

    Habilidades de Shang-Chi como Mestre das Artes Marciais

    Shang-Chi é um humano comum e não possui poderes mágicos ou sobrenaturais, apenas habilidades que ele aperfeiçoa com seus treinamentos. Assim, com adição de sua sabedoria, ele se transformou em uma arma viva, um Mestre das Artes Marciais sem comparação com qualquer outro no mundo. Ele é conhecido por sua experiência em todas as formas de luta e prefere não utilizar armas em batalhas, sempre optando pelos combates com as mãos vazias. Apesar disso, a habilidade de Shang-Chi com espadas, cajados e shuriken também é impressionante.

    Shang-Chi é um personagem equilibrado que pratica meditação e limpeza interior como artes dentro de si. Seu uso de chi, ou energia interna, o ajuda não apenas no combate, mas também no controle de suas emoções em situações tensas. Inclusive, isso permite que ele até mesmo consiga se esquivar de balas. Incrível, não é mesmo?

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem estreia prevista para 2 de setembro de 2021 e vai contar com 98% do elenco asiático, segundo Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios.

    Shang-Chi: Como o filme se encaixa na linha do tempo da Fase 4 da Marvel?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top