Minha conta
    Quem é o Mandarim? Conheça o vilão de Homem de Ferro 3 que terá destaque na Fase 4 da Marvel

    Mandarim será o principal vilão em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis, mas apareceu com uma versão falsa em Homem de Ferro 3.

    Shang-Chi e e Lenda dos Dez Aneis é um dos quatro filmes da Marvel que serão lançados em 2021 e vai ser o primeiro filme com super-herói asiático. Shang-Chi, que será interpretado por Simu Liu, vai ter que lidar com o vilão Mandarim. Para quem não se lembra, o personagem apareceu em Homem de Ferro 3, porém, tudo não passou trapaça usada por Aldrich Killian (Guy Pearce) para enganar o mundo, se aproveitando do ator Trevor Slattery (Ben Kingsley) para se passar pelo antagonista.

    Essa introdução teve uma recepção bastante negativa entre fãs, afinal, o vilão é muito poderoso nos quadrinhos e foi disperdiçado. Porém, a versão verdadeira de Mandarim finalmente vai aparecer, interpretado por Tony Leung, como um dos vilões na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel em Shang-Chi e e Lenda dos Dez Aneis. Pensando nisso, o AdoroCinema separou qual é a história do personagem nos quadrinhos e como ele deve aparecer no UCM.

    Shang-Chi: Conheça o primeiro super-herói asiático do Universo Cinematográfico Marvel

    Mandarim nas histórias em quadrinhos da Marvel

    Mandarim apareceu pela primeira vez em 1964, nos quadrinhos de Stan Lee e Don Heck. Filho de uma prostituta inglesa na China continental, ele passou a infância fazendo trabalho forçado. Após sua mãe morrer de overdose, acabou matando seu cafetão e entrou para o mundo do crime, fugindo durante a revolução comunista. 

    Ele cresceu estudando ciência e combate, até encontrar uma nave alienígena na Terra, com um passageiro doente dentro e um dragão alienígena morto conhecido como Makluan. Mandarim acaba encontrando dez pequenos cilindros rodando no motor da nave, fica encantado e matou o homem, que lhe disse para não pegar os artefatos. Parecidos com anéis, ele começou a usá-los dessa maneira e estudá-los para conseguir acessar a seus poderes, cada um com uma habilidade especial diferente – que vai desde a emissão de ondas frias até a reorganização da matéria.

    Quando usou todos de uma só vez, sua mente foi alcançada pelos espíritos guerreiros presos nos anéis, que o influenciaram para que tivesse como objetivo ressuscitá-los. Apesar de Mandarim aparecer como vilão de diversos heróis da Marvel, seu principal inimigo é Tony Stark, o Homem de Ferro. Os dois lutam desde o início, com o Homem de Ferro sendo o que mais frequentemente frustra as tentativas do Mandarim de dominar o mundo, principalmente depois dele capturar o herói e tentar usar sua tecnologia para ressuscitar os espíritos dos anéis. 

    Mandarim no Universo Cinematográfico Marvel

    Mandarim (Ben Kingsley) é realmente o vilão falso de Homem de Ferro 3? Depende. O personagem que apareceu na terceira aventura solo de Tony Stark (Robert Downey Jr) se chamava Trevor Slattery, um ator contratado para fingir ser o Mandarim, a mando do verdadeiro vilão do filme Aldrich Killian (Guy Pearce), só que nenhum deles é realmente vilão clássico dos quadrinhos. Apesar disso, o Mandarim e os Dez Anéis são reais no Universo Cinematográfico Marvel.

    Os Dez Anéis foram apresentados brevemente como uma rede terrorista, não jóias. No primeiro Homem de Ferro, os Dez Anéis era uma célula terrorista internacional que colaborou com Obadiah Stane (Jeff Bridges) para sequestrar Tony Stark. Homem de Ferro 3 trouxe de volta de ideia do vilão que não envelhece, apenas para revelar que ele estava realmente interpretando um Mandarim falso.

    Porém, o curta-metragem All Hail the King reacendeu a ideia do vilão original das HQs. O vídeo trazia um membro dos Dez Anéis tirando Trevor Slattery da prisão, e lhe dizendo que o verdadeiro Mandarim queria falar com ele. Pelo o que deu a entender, ele não parecia muito feliz com alguém se passando por ele.

    Marvel: Tudo o que sabemos sobre a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (UCM)

    Como Mandarim deve aparecer em Shang-Chi e e Lenda dos Dez Aneis? 

    O Mandarim é, sem dúvida, o verdadeiro mestre dos Dez Anéis, mas é provável que ele seja muito diferente dos quadrinhos também. Segundo o curta All Hail the King, os Dez Anéis são uma organização terrorista baseada em células que pode ter existido por séculos – ativos desde a Idade Média – e sempre governados por uma figura lendária chamada Mandarim.

    Eles são semelhantes a um culto, com o mandarim servindo como seu Deus, o que explica por que eles se opuseram ao fato de Trevor Slattery se apresentar como ele em Homem de Ferro 3. Essa história antiga significa que nova versão dele será diferente: um ser quase imortal ou houve uma sucessão deles, com cada Mandarim concedendo poder a seu sucessor. 

    Nos quadrinhos, a Fundação Atlas é uma das sociedades secretas mais antigas e difundidas do mundo. Empunhando ciência avançada e feitiçaria, ele se considera a perpetuação do antigo Império Mongol, com cada Khan escolhendo seu sucessor. Se a Marvel está de fato se inspirando nisso, pode significar que Shang-Chi está destinado a um papel bastante importante no Universo Cinematográfico Marvel.

    Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis, Shang-Chi é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.

    Dirigido por Destin Daniel Cretton, com Simu Liu no papel principal e Awkwafina também no elenco, Shang-Chi tem estreia prevista para 02 de setembro de 2021 e vai contar com 98% do elenco asiático, segundo Kevin Feige.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top