Minha conta
    Shang-Chi: Como o filme da Marvel resolve a polêmica do Mandarim em Homem de Ferro 3?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresenta Wenwu, uma reformulação do vilão Mandarim nos quadrinhos da Marvel.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresentou Shang-Chi, interpretado por Simu Liu, como o novo herói do Universo Cinematográfico Marvel, conhecido como Mestre do Kung Fu nos quadrinhos. Além disso, o filme resolve uma grande polêmica de Homem de Ferro 3 relacionada ao vilão Mandarim, que em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis aparece reformulado com o nome de Wenwu e interpretado por Tony Leung.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: Quem é Shang-Chi? Conheça o novo herói da Marvel nos cinemas

    Na história do filme, acompanhamos Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que foi criado por seu pai Wenwu (Tony Leung) em reclusão para que pudesse focar totalmente em ser um mestre de artes marciais. Entretanto, quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar e traçar o seu próprio caminho.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis resolve polêmica de Homem de Ferro 3

    No Universo Cinematográfico Marvel, os Dez Anéis foram apresentados como uma rede terrorista internacional no primeiro Homem de Ferro (2008), que colaborou com Obadiah Stane (Jeff Bridges) para sequestrar Tony Stark (Robert Downey Jr.). Mandarim apareceu em Homem de Ferro 3, porém, tudo não passou trapaça usada por Aldrich Killian (Guy Pearce) para enganar o mundo, se aproveitando do ator Trevor Slattery (Ben Kingsley) para se passar pelo antagonista. Assim, a verdadeira origem do personagem só foi mostrada durante os eventos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

    Originalmente, nos quadrinhos da Marvel, Shang-Chi era filho de Fu Manchu. Porém, ele passou a ser considerado uma caricatura oriental racista, o que fez a Marvel deixar de utilizar o personagem e que acabou levando à mudança nos cinemas. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresenta o "Mandarim" verdadeiro no MCU, mas o personagem foi reformulado para não utilizar esse nome. Ele é o pai de Shang-Chi, e atende pelo nome de Xu Wenwu, interpretado pelo ator Tony Leung Chiu-wai. Como nos quadrinhos, ele é o líder da organização criminosa Dez Anéis, batizada em homenagem às dez pulseiras poderosas que usa nos pulsos, que lhe dão vida longa, superforça e diversos outros poderes.

    Quem é o Mandarim? Conheça o vilão de Homem de Ferro 3 que terá destaque na Fase 4 da Marvel

    Em uma conversa com seu filho e sua filha Xialing (Meng'er Zhang), Wenwu revela que nunca usou o nome de "Mandarim". Segundo ele, Aldrich Killian e Trevor Slattery roubaram sua iconografia e usaram esse nome para semear o medo no ocidente, pois parecia sinistro o suficiente para causar pânico nas pessoas. Ele acha o nome um insulto e ficou claramente frustrado com essa representação feita por Killian e Slattery, se passando por ele. Prova disso é que ele mantém Trevor Slattery preso, com Ben Kinglsey reprisando seu papel no filme, até ele ser descoberto por Shang-Chi, Xialing, e Katy (Awkwafina).

    Tudo isso reforça que o vilão Mandarim de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não é como os fãs da Marvel esperavam, o que foi dito pelo roteirista David Callaham e o diretor Destin Daniel Cretton antes do lançamento do filme. “Nossa versão do personagem não é o Mandarim da maneira que as pessoas esperam que ele seja. O Mandarim é um título que foi aplicado a ele no passado por pessoas que não entendem sua cultura. Mas ele é um personagem muito mais profundo do que eu acho que muitas pessoas esperariam”, explicou Callaham. Por isso, eles apresentaram um personagem muito mais profundo do que o conhecido nas HQs da Marvel, de forma cuidadosa para não torná-lo um estereótipo racista.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está em exibição nos cinemas do Brasil. Confira a crítica completa do filme da Marvel aqui no AdoroCinema!

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
    Data de lançamento 2 de setembro de 2021 | 2h 12min
    Criador(es): Destin Daniel Cretton
    Com Simu Liu, Tony Leung Chiu-Wai, Awkwafina
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top