Minha conta
    A Lenda de Candyman: Conheça a lenda urbana original do assassino do espelho
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O Mistério de Candyman contou a lenda urbana de uma entidade vingativa e A Lenda de Candyman continua sua história.

    A Lenda de Candyman chegou aos cinemas do Brasil prometendo ser um dos filmes de terror que vão arrepiar o público em 2021. Continuação espiritual do clássico cult O Mistério de Candyman (1992), o longa conta com produção e roteiro de Jordan Peele ao lado de Nia DaCosta, que assume a direção e explora a mitologia do original de forma mais profunda e incisiva. Muitas pessoas não sabem, mas a franquia fala bastante sobre lendas urbanas, então o AdoroCinema vai detalhar essa história surgida na sociedade.

    A Lenda de Candyman
    A Lenda de Candyman
    Data de lançamento 26 de agosto de 2021 | 1h 31min
    Criador(es): Nia DaCosta
    Com Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5

    Qual é a origem da lenda urbana do assassino do espelho?

    O Mistério de Candyman foi baseado no conto The Forbidden (Candyman) do autor Clive Barker, responsável por Hellraiser - Renascido do Inferno (1987), e para quem não sabe se trata de um conto de terror folclórico da antologia Livros de Sangue. O livro é bem diferente, pois Candyman é amarelo com lábios azul-claros e, embora sua raça e origem nunca sejam esclarecidas, a história se passa em Liverpool (Inglaterra). O diretor e roteirista, Bernard Rose mudou a narrativa e sua localização depois de ver Chicago, acrescentando maiores camadas para a discussão da questão racial com um protagonista negro. 

    No filme original, fascinada pela história do espiríto Candyman (Tony Todd), Helen Lyle (Virginia Madsen) decide escrever uma tese sobre ele. A fim de provar que o "ser" não existe, Lyle vai até o local onde ocorreu um bárbaro assassinato e o invoca, chamando seu nome cinco vezes. Quando Candyman aparece, ele inicia uma série de mortes que recairrá sobre Helen, já que a polícia não acredita em entidades.

    O Mistério de Candyman é um dos filmes de terror adaptados de lendas urbanas assustadoras, então Candyman é parte ritual macabro e parte assassino em série, que é inspirado na lenda do Homem Gancho, afinal, ele tem uma mão formada por gancho e caça suas vítimas, mas também é baseado no popular Bicho-papão (Boogeyman), já que sua presença é convocada ao repetir seu nome cinco vezes olhando para um espelho. A produção se destaca bastante por incorporar e transformar elementos de lenda urbana, graças a seu interesse e preocupação sobre o poder de um mito moderno.

    Jordan Peele, diretor de Corra!, tem grande importância no protagonismo negro no cinema

    Entenda a história da lenda urbana de Candyman nos filmes de terror

    Em O Mistério de Candyman, o personagem título é Daniel Robitaille (Tony Todd), filho de um homem escravizado do início do século 20. Robitaille se tornou uma artista muito procurado por brancos ricos. Ele se apaixona por uma mulher branca e acaba engravidando ela. O pai da mulher envia uma multidão furiosa em linchamento para matá-lo. Como resultado disso, eles cortaram sua mão e colocaram um favo de mel nela, deixando com que as abelhas o picassem até sua morte.

    Mas, antes de morrer, sua alma se transfere para um espelho, e suas cinzas são eventualmente jogadas na terra onde fica Cabrini-Green – um projeto de habitação pública de Chicago, cenário para a história do primeiro filme. Assim, temos os ingredientes para um conto popular ganhando vida nas telas, onde ele está pronto para assassinar qualquer pessoa que ouse falar seu nome cinco vezes no espelho. 

    O Mistério de Candyman foi muito importante para a representatividade negra no cinema de horror, atrelado ao conceito de um homem negro se tornar uma entidade vingativa depois de morrer nas mãos de brancos. Isso mostra como o racismo é para os negros: o catalisador para uma história de terror. Uma das problemáticas é que o filme é uma história sobre o medo de uma mulher branca (Helen) em adentrar um espaço negro, enquanto A Lenda de Candyman vai ser sobre sobre Candyman e os processos que tornaram ele essa lenda urbana.

    Na continuação espiritual, em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright (Teyonah Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

    A Lenda de Candyman está em exibição nos cinemas brasileiros.

    Os 10 vilões do horror que mais mataram no cinema
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top