Minha conta
    Viúva Negra: Qual é a origem da Sala Vermelha?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    O Red Room, de Viúva Negra, tem origem sombria nas histórias em quadrinhos.

    Foram anos de espera até que o filme solo da Viúva Negra chegou aos cinemas e ao Disney+ para encerrar a trajetória de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), que veio dos quadrinhos para o Universo Cinematográfico da Marvel. Embora o filme retorne ao passado da heroína, a origem sombria do manto de Viúva Negra não ganhou tantos detalhes. Sabemos que a protagonista foi treinada com diversas outras meninas na chamada Sala Vermelha - mas qual é a origem desse lugar? Nos quadrinhos, o Red Room tem uma história mais detalhada. Conheça.

    Viúva Negra
    Viúva Negra
    Data de lançamento 8 de julho de 2021 | 2h 14min
    Criador(es): Cate Shortland
    Com Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    Quando a Sala Vermelha foi criada?

    Nas HQs, a Sala Vermelha surge na época da Guerra Fria criada pelo Departamento X, organização russa responsável também pela criação do Soldado Invernal. Com agentes da KGB (o Serviço Secreto da União Soviética) infiltrados, o grupo sequestrou, inicialmente, 28 meninas para treiná-las como super espiãs e assassinas implacáveis. Mais tarde, o projeto se expandiu, tornando-se o Programa Viúva Negra e os cientistas da organização utilizavam nas “recrutas” a mesma tecnologia de lavagem cerebral desenvolvida com o Soldado Invernal. 

    Com o objetivo de infiltrar suas espiãs em organizações internacionais, o treinamento na Sala Vermelha era físico e mental. Isto é, além de aprenderem técnicas de combate, acrobacia, manuseio de armas, entre outras habilidades táticas, as jovens viúvas negras também eram submetidas a torturas psicológicas com a finalidade de eliminar qualquer vulnerabilidade, tornando-as assim incorruptíveis.

    Walt Disney Studios Motion Pictures
    Viúva Negra: Todos os easter eggs e referências a outros filmes da Marvel

    Em Vingadores: Era de Ultron, a personagem de Scarlett Johansson revela, inclusive, a esterilização sofrida pelas espiãs, que servia para impedir que elas tivessem algo mais importante por que lutar. Além disso, as HQs contam ainda que as garotas dormiam acorrentadas às camas para que não pudesse fugir. 

    Memórias falsas 

    Além das técnicas de lavagem cerebral, as viúvas recebiam também uma fórmula da juventude, que preservava sua vitalidade por mais tempo. Nos quadrinhos, Natasha Romanoff foi a Viúva Negra mais célebre do programa secreto, tornando-se a principal agente da União Soviética. É interessante notar também que uma das técnicas usadas na Sala Vermelha era a implantação de memórias falsas - Natasha recebeu um passado falso como bailarina, que também aparece no flashback da personagem em Vingadores: Era de Ultron. 

    Quais personagens foram treinados na Sala Vermelha?

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    É importante destacar também que o Programa Viúva Negra não era o único rolando na Sala Vermelha. Além dos experimentos que deram origem ao Soldado Invernal, a organização russa tinha ainda uma espécie de versão masculina das viúvas, em um programa chamado Wolf Spider, que também tinha o objetivo de formar espiões para agirem infiltrados ao redor do mundo. Os planos, no entanto, não deram certo, apenas um agente foi formado pelo programa, mas acabou se revoltando e se tornou inimigo de Natasha em algumas das histórias em quadrinhos da personagem.

    O filme da Viúva Negra nos apresentou novos personagens e descobrimos que, além de Natasha, Yelena (Florence Pugh) e Melina (Rachel Weisz) também foram treinadas no programa secreto. Mas a Sala Vermelha também já tinha sido citada antes: na série Agente Carter, temos a personagem Dottie Underwood (Bridget Regan), que revela ter sido treinada pelo Programa Viúva Negra. 

    ABC
    Marvel: Conheça cada uma das fases dos filmes e séries do MCU

    No MCU, foram poucos os detalhes revelados sobre o dia a dia da Sala Vermelha. Será que ainda veremos mais sobre o assunto futuramente? Por enquanto, já sabemos que Yelena voltará para a série do Gavião Arqueiro, que estreia ainda em 2021 no Disney+

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top