Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: Referências à cultura pop que você não percebeu no filme de Vin Diesel

    Star Wars, Harry Potter e até Minions marcaram presença em Velozes & Furiosos 9.

    Velozes & Furiosos 9 é o mais novo filme de uma das maiores franquias da atualidade. Além de trazer atores de outras sagas de sucesso e ter conexões com Game of Thrones, os filmes de Vin Diesel usam e abusam de referências não só a outros capítulos de Velozes & Furiosos, mas também easter-eggs de produções famosas da cultura pop. Inclusive Velozes & Furiosos 9. Será que você reparou em todas elas? Confira abaixo! Não deixe de ler também a nossa crítica.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Velozes & Furiosos 9.

    Continue por sua conta e risco.

    De Velozes & Furiosos a Top Gun

    Universal Pictures

    Uma das cenas mais insanas de Velozes & Furiosos 9 é a ida ao espaço de Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris). Eles conseguem isso graças aos foguetes acoplados em carros que estão no saguão de testes de Sean Boswell (Lucas Black), Twinkie (Bow Wow) e Earl (Jason Tobin), personagens vistos primeiramente em Desafio em Tóquio. Ao chegarem no local, Roman expressa seu medo e revela que não quer fazer parte de Top Gun e chama Tej de Capitão Maverick, personagem de Tom Cruise no filme que vai ganhar reboot em breve.

    Velozes & Furiosos 9: Perguntas não respondidas no filme de Vin Diesel

    Minions no Espaço

    Após terem êxito em destruir o satélite, a dupla chama a atenção dos astronautas na Estação Espacial Internacional. A visão que os cosmonautas têm é um carro com foguetes acoplados e dois homens usando um traje de mergulho dos anos 40 amarelo. Logo, um deles solta: "Eles parecem Minions" - fazendo referência, é claro aos fofos personagens da franquia Meu Malvado Favorito. Se fizerem Minions no espaço, já podem chamar Roman e Tej para participar!

    Tartarugas Ninja Furiosas

    Ao chegar no local de operações subterrânea do Sr. Nobody (Kurt Russell), o grupo de Dom Toretto compara a arquitetura do local ao quartel-general das Tartarugas-Ninja. Citando inclusive o Mestre Splinter! Só não sabemos até agora onde está o Sr. Nobody, não é mesmo?

    Onde Está o Wally no mundo de Harry Potter

    Universal Pictures

    As cenas de Velozes & Furiosos 9 ambientadas em Londres não poderiam deixar de ter referências a Harry Potter, certo? O grupo está procurando pelos capangas de Jakob (John Cena) na frente da Catedral, repleto de pessoas. Roman então solta: "É como procurar o Wally (de Onde Está o Wally) no mundo de Harry Potter!", logo depois sugere que a arquitetura antiga da Catedral o faz sentir na Transilvânia com pessoas com perucas de George Washington, se referindo a duas mulheres que usam as perucas clássicas de juízes.

    Velozes & Furiosos 9: Conheça as versões jovens de Dom, Letty, Jakob e companhia

    Se Velozes & Furiosos fosse um filme... seria Star Wars

    Universal Pictures

    Talvez a referência mais clara de Velozes & Furiosos 9 seja quando Cipher (Charlize Theron) e Otto conversam sobre o plano de Jakob. Frustrado, o financiador do projeto pede para alguém da sua equipe resolver a situação, não importa que tenham que buscar o Chewbacca, um X-Wing e uma Millenium Falcon para a missão. Nesse momento, Cipher se mete na conversa e aposta na metalinguagem, comentando que se a história fosse um filme, seria Star Wars. Otto, então responde que ele seria o Luke Skywalker da história, já que ele acredita que está do lado "dos mocinhos".

    A personagem de Theron então rebate se referindo ao relacionamento do rapaz com seu pai, o ditador de um país não identificado, relembre o diálogo: "Até poderia ser Luke, por causa dos problemas com o pai, mas não". "Han Solo, então", solta Otto, "Você seria o Yoda", diz Cipher. "Por que eu sou um mestre sábio?", pergunta ele. "Porque você é uma marionete, com a mão de alguém no seu traseiro", diz ela, relembrando que na trilogia clássica de Star Wars, Yoda não era digital mas uma marionete, e deixando claro que ela acha que Jakob está controlando Otto.

    Han é Solo?

    Universal Pictures

    Esta não é a única referência a Star Wars em Velozes & Furiosos. Han, personagem de Sung Kang, foi criado em Better Luck Tomorrow, primeiro filme do diretor Justin Lin. Ele tinha como pseudônimo "Han Seoul-Oh", uma referência ao personagem de Star Wars, Han Solo, interpretado por Harrison Ford. Sung Kang recentemente comparou a morte e o retorno de Han com Obi-Wan morrendo em Guerra nas Estrelas, algo que "precisava acontecer". Curiosamente, Kang está no elenco da série inédita Obi-Wan Kenobi, do Disney+.

    Velozes & Furiosos 9: Han vai buscar vingança por Gisele em próximo filme da franquia?

    Velozes & Furiosos 9 está em cartaz nos cinemas. Confira onde assistir aos outros filmes da saga.

    Velozes & Furiosos 9
    Velozes & Furiosos 9
    Data de lançamento 24 de junho de 2021 | 2h 23min
    Criador(es): Justin Lin
    Com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster
    Imprensa
    3,3
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top