Minha conta
    Infiltrado na Klan está na Netflix: 9 curiosidades sobre o filme baseado em fatos reais

    Filme de Spike Lee chega ao catálogo da Netflix contando a história do policial negro infiltrado na Klu Klux Klan.

    Disponível na NetflixInfiltrado na Klan é um dos grandes filmes para entender o conflito racial nos Estados Unidos e refletir sobre tema através de uma história que impressiona tanto pelos acontecimentos que parecem inventados (mas não são!), quanto pela mistura entre o humor cortante e as passagens trágicas. Dirigido por Spike Lee, o longa faz parte da lista de filmes da Netflix indicados ao Oscar e levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado em 2019. Veja as melhores curiosidades sobre o filme.

    #1 Infiltrado na Klan é uma história real

    A narrativa e a montagem de Infiltrado na Klan fazem muitos dos eventos parecerem inacreditáveis, mas a história é, sim, real. O filme é baseado na autobiografia do policial norte-americano Ron Stallworth, lançada em 2014, que conta como ele, o primeiro detetive negro do departamento de polícia de Colorado Springs, se infiltrou na organização supremacista Klu Klux Klan. 

    Assim como vemos no filme, Stallworth (John David Washington) se comunicava com os membros locais da KKK por telefone e, quando as reuniões aconteciam, um policial branco, interpretado por Adam Driver, comparecia no lugar dele. Durante a operação, Stallworth chegou a receber sua carteirinha de membro oficial do grupo e ainda trabalhou como guarda-costas de David Duke, político norte-americano que liderava a organização. 

    #2 Ator é filho de Denzel Washington

    officialdenzelwashingtton/Instagram

    Indicado ao prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro de 2019 pelo papel em Infiltrado na Klan, John David Washington é um dos nomes da geração atual de artistas para acompanhar. O ator de 36 anos é filho de ninguém menos do que o vencedor do Oscar Denzel Washington, que já trabalhou com o diretor Spike Lee diversas vezes - um dos principais trabalhos da dupla é Malcolm X, de 1992. Em 2021, John David estrelou o filme da Netflix Malcolm & Marie, ao lado de Zendaya.

    Irmãs Olsen e outras celebridades de Hollywood que são da mesma família

    #3 O verdadeiro Ron Stallworth queria Denzel no filme

    Falando no ator, o próprio Ron Stallworth pensou em Denzel para o filme. Ao ser perguntado sobre quem poderia interpretá-lo nas telas, o ex-policial não hesitou ao escolher o ator. “É meu ator favorito e eu queria que ele me interpretasse, mas ele não tinha a idade, eu tinha 25 anos quando aqueles eventos aconteceram. É irônico que tenha sido o filho. Ele fez um trabalho maravilhoso, tenho muito orgulho de John David”, disse Stallworth ao Hunffington Post. 

    #4 Spike Lee quase dispensou o filme 

    IMDb

    O vencedor do Oscar Jordan Peele, de Corra!, foi quem apresentou a história de Infiltrado na Klan a Spike Lee e o diretor quase dispensou, acreditando que a história parecia muito fantasiosa. Felizmente, Peele insistiu, garantindo que os acontecimentos eram reais e o cineasta decidiu seguir com o projeto.

    #5 Infiltrado na Klan tem cenas reais

    Para ilustrar algumas das passagens mais marcantes, Spike Lee utilizou trechos de vídeos reais, que se mesclam a história. Um dos mais importantes é, sem dúvidas, a gravação da manifestação da extrema-direita norte-americana na cidade de Charlottesville, em 2017. Na ocasião, os supremacistas brancos, que gritavam contra negros, judeus, imigrantes e homossexuais. Além da causa criminosa, a marcha foi extremamente violenta: em um dos momentos, um manifestante jogou o carro contra um grupo de opositores e matou uma mulher. 

    https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-116472/

    #6 Ator fingiu que era americano para conseguir papel

    Uma das principais figuras da KKK que aparece no filme é o personagem Felix, interpretado pelo finlandês Jasper Pääkkönen. Ao aparecer nas audições para o papel, o ator decidiu já chegar fazendo o sotaque do inglês americano e Spike Lee nem desconfiou de que ele realmente não era dos Estados Unidos. A atuação convenceu e Pääkkönen conseguiu o trabalho.

    #7 Os alvos que aparecem no filme são reais

    Focus Features

    Em uma das cenas do filme, Flip (Adam Driver) vai a um treino de tiro junto com membros da KKK e os alvos têm o formato de homens negros. Segundo o Screen Rant, essas estátuas não foram construídas para o filme, mas sim, encontradas à venda na internet. Spike Lee teria dado essa informação a John David Washington pouco antes de filmar a cena em que o protagonista fica frente a frente com o alvo. 

    #8 Não há nenhuma cena deletada em Infiltrado na Klan

    O filme de Spike Lee conseguiu um feito raríssimo na indústria cinematográfica: nenhuma cena filmada ficou de fora do filme. Quem dá a informação é o editor Barry Alexander Brown. “Isso é uma coisa muito rara. Spike me pediu para juntar as cenas deletadas e eu disse ‘cara, não tem’. Isso só mostra o quão forte era o roteiro”, disse em entrevista à Filmmaker Magazine.

    #9 Spike Lee quis deixar mensagem clara

    Na exibição do filme ao Instituto de Cinema Britânico, Spike Lee foi questionado sobre qual é a grande mensagem de Infiltrado na Klan. O cineasta explicou que não costuma cravar esse tipo de resposta para seus trabalhos - já que interpretações são sempre possíveis -, mas, neste caso, fez questão de responder, ressaltando o quanto o filme, ambientado na década de 1970, conversa e ilustra muito do que continuamos vivendo até hoje em relação ao racismo. “Ainda estamos lutando a mesma luta”, pontuou. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top