Minha conta
    6 filmes com protagonistas negros que não são só sobre racismo

    Sem desfazer de sua importância, o cinema negro não é limitado apenas às produções que tratam exclusivamente sobre o racismo.

    A história do cinema negro é composta por grandes diretores e grandes produções, ajudando a colocar em foco a difícil jornada da comunidade negra, historicamente. Spike LeeJordan PeeleAva DuVernayBarry Jenkins e Melina Matsoukas são alguns dos expoentes desse universo, que, mesmo ainda debatido de forma tímida, se vê cada vez mais necessário na busca pelo aumento da representatividade nas mais diversas produções.

    Ao falarmos de cinema negro, é preciso ter em perspectiva que não só de filmes que tratam especificamente sobre o racismo é composto tal grupo. Afinal, tais produções, mesmo com toda a importância que possuem, obrigatoriamente são compostas por pessoas negras — ou de outras minorias étnicas — devido à natureza do assunto abordado.

    Uma das importantes abordagens acerca da diversidade no audiovisual se dá quando o personagem negro é inserido como protagonista de uma produção que não necessariamente tem como assunto a cor da sua pele. Nesse contexto, é possível ver que o ator/atriz foi escolhido(a) independentemente da temática em questão, ignorando possíveis estereótipos raciais e jogando sobre ele um novo panorama. Abrem-se portas e rompem-se alguns preconceitos.

    Confira abaixo uma lista com alguns filmes com protagonistas negros que não necessariamente falam sobre racismo:

    Oscar 2021: 7 artistas negros que fizeram história na premiação

    SOUL

    Filme vencedor do Oscar de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora, Soul conta a história de um professor de música negro que morre antes de conseguir realizar seu grande sonho: tornar-se músico de jazz. Bastante humana, a animação é mais uma joia da Pixar, produtora que já há algum tempo tem a missão de incluir mais diversidade em suas produções. Vale ressaltar que até mesmo os dubladores do longa são negros, fortalecendo a proposta por mais representatividade da empresa.

    O HOMEM QUE COPIAVA

    Sucesso brasileiro dos anos 2000, O Homem que Copiava tem como protagonista o ator Lázaro Ramos. Com grande atuação, o personagem do ator é um dos pontos altos do longa, entregando o que, para alguns, é um dos melhores filmes brasileiros já filmados. A produção chegou a ganhar alguns prêmios em solo brasileiro e indicações em festivais internacionais.

    HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO

    Homem-Aranha no Aranhaverso é mais uma animação que tem como protagonista um personagem negro. No longa, o jovem do Brooklyn, Miles Morales, tem a árdua tarefa de substituir o falecido Peter Parker, assumindo o manto do Aranha em sua jornada de combate ao crime. Sucesso também nos quadrinhos, o personagem se junta a outros icônicos personagens negros de HQs, como o Super Choque, Pantera Negra, Tempestade (X-Men) e etc.

    MIB - HOMENS DE PRETO

    Um dos filmes mais icônicos da década de 1990 não podia ficar fora da lista. O filme, que também tem uma versão animada, é estrelado por Will Smith e executa com maestria o que se propõe. Com o sucesso, Homens de Preto acabou ganhando continuações, tornando-se uma bem-sucedida franquia. No último filme lançado (MIB: Homens de Preto Internacional), o legado de Will Smith é continuado pela atriz Tessa Thompson.

    SETE VIDAS

    Mais um filme com Will Smith, Sete Vidas é um drama de marejar os olhos. Com grande atuação do ator, o longa conta a história de Ben Thomas, um homem em busca de redenção. Com a proposta de mudar a vida de sete desconhecidos, ele parte em uma emocionante missão que irá derreter até os corações mais gelados. Prepare o lencinho.

    Judas e o Messias Negro: Vale a pena assistir ao filme que rendeu a Daniel Kaluuya o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante?

    THE LAST BLACK MAN IN SAN FRANCISCO

    Deixado propositadamente como último da lista, pois o filme, de certa forma, tem o racismo como temática, The Last Black Man in San Francisco é uma daquelas pérolas da produtora A24 que são consideradas must see. A razão do longa estar aqui é a abordagem diferente que é dada ao protagonista negro, quebrando com alguns maneirismos estereotipados e mostrando um novo ponto de vista sobre o assunto. Nessa mesma pegada, outro filme que também poderia estar aqui é o excelente Dope, dirigido por Rick Famuyiwa (The Mandalorian).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top