Minha conta
    5 importantes filmes dirigidos ou estrelados por negros

    O Telecine lançou a Cinelist Excelência Preta.

    diversidade de raça em Hollywood é uma pauta que tem sido muito discutida há anos na indústria. Após os Irmãos Lumiére tenham lançado o primeiro filme em 1895, foram necessários pelo menos 30 anos para que a primeira pessoa negra, Stepin Fetchit, obtivesse créditos nas telonas.

    A luta é constante: mais tarde, Hattie McDaniel se tornaria a primeira pessoa negra a ganhar um Oscar, e 24 anos depois, Sidney Poitier venceu e se tornando o primeiro homem negro a receber a estatueta.

    Décadas após isso, ainda há pouca representatividade negra no audiovisual. No entanto, aos poucos os diretores negros estão ganhando ainda mais espaço telonas, trazendo produções incríveis e necessárias para o público.

    Desde os anos 70 com Purple Rain, de Prince, até os icônicos filmes de Spike Lee, os diretores negros têm feito importantes trabalhos em Hollywood que muitas vezes, tratam de temas atuais e destacam o preconceito racial que ainda perdura. Com isso, o Telecine criou a Cinelist Excelência Preta, que dá visibilidade a estes trabalhos tão importantes para o audiovisual e espaço para a diversidade racial no cinema.

    Confira abaixo 5 filmes dirigidos por estrelados por negros:

    Tim Maia

    Baseado no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", escrito pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta, que era amigo pessoal do artista, Tim Maia acompanha a vida de um dos principais cantores negros do Brasil, vivido por Babu Santana. Nascido na zona norte do Rio de Janeiro, Tim Maia conquistou seu lugar entre as lendas da música brasileiras por causa de sua potente voz grave, da mistura de ritmos americanos como soul e funk com a nossa MPB e de suas canções que atravessam gerações.

    O Último Rei da Escócia

    Em O Último Rei da EscóciaForest Whitaker interpreta o Presidente Idi Amin. Baseado no livro homônimo de Giles Foden, o longa conta a história do militar ditador de Uganda entre 1971 e 1979. Apesar de ser baseada em fatos verídicos, é contada pela perspectiva de um fictício médico escocês. O filme rendeu o Oscar de Melhor Ator para Forest Whitaker, que se tornou o quarto negro a receber a estatueta.

    Infiltrado na Klan

    Com posicionamentos políticos firmes, Spike Lee é considerado ícone do cinema afro-americano, sempre abordando a temática racial em Hollywood. Em Infiltrado na Klan, o cineasta se baseou em  uma história real de um policial negro que se disfarçou de Klansman. Estrelado por John David Washington, o filme reflete o clima político atual em que o mundo vive atualmente. Ambientado nos anos 70, o longa acompanha a missão de dois policiais, um negro (Washington) e um branco (Adam Driver), que decidem se infiltrar na organização supremacista branca Ku Klux Klan para derrubá-la de dentro. O longa concedeu a Lee sua primeira estatueta no Oscar na categoria Roteiro Adaptado, em 2019.

    Nós

    Jordan Peele, que se auto intitula como “nerd negro", está ousadamente indo aonde nenhum homem conquistou antes no cinema: o gênero de filmes de terror. Nós é um dos principais filmes de terror sobre uma família negra, escrito e dirigido por um homem negro com um elenco majoritariamente negro. Com várias metáforas sociais, a história do longa acompanha uma família que acaba se deparando com pessoas fisicamente idênticas à eles durante uma viagem - seus semelhantes, contudo, não são amigáveis.

    Luce

    Dirigido por Julius Onah, cineasta negro em ascensão em Hollywood, Luce é estrelado por Octavia SpencerNaomi Watts e acompanha a história do jovem Luce Edgar, vivido por Kelvin Harrison Jr.. Estudioso, campeão em debates e um excelente atleta, seus pais adotivos (Naomi Watts e Tim Roth) são muito orgulhosos por ele. Mas, a professora Harriet (Spencer), acaba descobrindo um artigo político escrito por ele que revela traços obscuros de sua personalidade - desencadeando uma série de situações negativas na vida de todos os envolvidos. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top