Meu AdoroCinema
    Filmes do Oscar na programação especial da Globo nesta semana (19/04 a 23/04)
    Por Paola Piola — 19 de abr. de 2021 às 21:49

    A programação de Sessão da Tarde e Corujão desta semana está inteiramente dedicada a filmes indicados ou vencedores de Oscar em anos anteriores.

    Depois de ser adiada desde fevereiro, chegamos finalmente na semana do Oscar 2021 e, nessa época, todos os olhos e programações estão voltadas para a premiação mais importante do cinema. Se você já se atualizou quanto aos filmes que estão concorrendo este ano, como NomadlandMinari e Os 7 de Chicago, que tal, então, rever alguns indicados e premiados de anos anteriores?

    Oscar 2021: Confira as apostas do AdoroCinema para os vencedores

    A Rede Globo voltou a programação de filmes da semana na TV praticamente toda para filmes "Oscarizados". Confira abaixo quais são eles e as críticas do AdoroCinema para cada um!

    Programação de filmes na Globo para 19/04 a 23/04
    O Quarto  de Jack (Corujão - Segunda 19/04; 2h10)

    Indicado a quatro categorias no Oscar de 2016, vencedor do Oscar de Melhor Atriz para Brie Larson.

    "Com O Quarto de Jack, o diretor Lenny Abrahamson tinha pela frente um projeto tido por muitos como “inadaptável”: traduzir em imagens as palavras que compõem o romance homônimo escrito por Emma Donoghue – lançado em 2010. O livro conta a história de uma mulher e seu filho, Jack (Jacob Tremblay), de apenas cinco anos, confiados em um pequeno quarto. Ela foi sequestrada há sete anos, quando tinha apenas 17 e, com a ajuda do menino, elabora um plano para tentar fugir do cativeiro". Confira a crítica completa de O Quarto de Jack.

    O Quarto de Jack
    O Quarto de Jack
    Data de lançamento 18 de fevereiro de 2016 | 1h 58min
    Criador(es): Lenny Abrahamson
    Com Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy, Sean Bridgers
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,0
    Streaming

    Brooklyn: Um Amor Sem Fronteiras (Sessão da Tarde - Terça 20/04; 15h10)

    Indicado a três categorias no Oscar de 2016, inclusive para Melhor atriz com Saoirse Ronan.

    "Saoirse Ronan estava na virada dos 12 para os 13 anos quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar (...) em Desejo e Reparação (2007). Um filme de época (se passa em 1935), baseado no romance do escritor contemporâneo Ian McEwan, por sua vez, muito comparado com o universo de Jane Austen. Pois quase dez anos depois, a atriz (...) brilha, num registro entre a inocência e a sagacidade, como a protagonista de Brooklyn, um filme de época (se passa no início dos anos 1950), baseado no romance do escritor contemporâneo Colm Tóibín, por sua vez, muito comparado com o universo de Jane Austen (também)". Confira a crítica completa de Brooklyn.

    Brooklyn
    Brooklyn
    1h 53min
    Criador(es): John Crowley
    Com Saoirse Ronan, Domhnall Gleeson, Emory Cohen, Jim Broadbent, Julie Walters
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    Operação Big Hero (Corujão - Terça 21/04; 2h30)

    Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2015.

    "Ah, o século XXI... Época gloriosa para os nerds, com seus ídolos não apenas ganhando as telonas mas eles próprios sendo alçados ao posto de heróis (...) É o que acontece em Operação Big Hero (...) que explora personagens da filial Marvel Comics. Os escolhidos são os (ainda) pouco conhecidos Big Hero 6, supergrupo de heróis inspirados no mangá japonês que, neste longa-metragem, ganham uma boa americanizada. A história se passa em San Frantokyo, cidade que guarda elementos tanto da americana San Francisco (as famosas ladeiras, a Golden Gate) quanto de Tóquio (estética dos prédios, as roupas coloridas, os cumprimentos, a robótica e, é claro, os monstros da cultura japonesa). É lá que vive o garoto prodígio Hiro Hamada, que dedica a vida à construção de robôs para participar de lutas clandestinas, que podem render uma boa grana. Sabendo de seu potencial, o irmão mais velho Tadashi dá um empurrãozinho para que o caçula use sua inteligência para fins mais úteis". Confira a crítica completa de Operação Big Hero.

    Operação Big Hero
    Operação Big Hero
    1h 42min
    Criador(es): Don Hall, Chris Williams (II)
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0

    Toy Story 3 (Sessão da Tarde - Quarta 21/04; 15h10)

    Indicado a cinco categorias no Oscar de 2011 e vencedor do Oscar de Melhor Animação.

    "Quando idealizou Toy Story, o diretor John Lasseter declarou que o filme era baseado em seus brinquedos de infância. A sensação gostosa que sentia ao brincar e viajar com eles, em incríveis e fascinantes aventuras que estimulavam a mente criativa daquele que viria a se tornar o manda chuva da Pixar, o maior centro criativo hoje existente em Hollywood. Toy Story, acima de tudo, era um filme nostálgico. Não apenas para Lasseter, mas para todos que vivenciaram esta experiência. Todos aqueles que se divertiram com seus brinquedos e sonharam, ingenuamente, que tivessem vida própria. (...) Woody e Buzz Lightyear são representantes daquilo que fomos, nos fazem lembrar dos bons tempos em que éramos o Andy da história". Confira a crítica completa de Toy Story 3.

    Toy Story 3
    Toy Story 3
    1h 40min
    Criador(es): Lee Unkrich
    Usuários
    4,7
    Adorocinema
    5,0

    Dia De Treinamento (Corujão - Quarta 21/04; 2h15)

    Indicado a duas categorias no Oscar de 2002, vencedor do Oscar de Melhor Ator para Denzel Washington.

    Em Dia de Treinamento, o sonho de Jake Hoyt (Ethan Hawke), um jovem policial de Los Angeles, era entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parcerio Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Com o passar do dia o jovem policial é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e é ainda acusado de assassinato. Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.

    Dia de Treinamento
    Dia de Treinamento
    Data de lançamento 15 de março de 2002 | 2h 01min
    Criador(es): Antoine Fuqua
    Com Denzel Washington, Ethan Hawke, Tom Berenger, Harris Yulin, Snoop Dogg
    Usuários
    4,4
    Streaming

    Jurassic Park (Sessão da Tarde - Quinta 22/04; 15h10)

    Indicado e vencedor de três categorias no Oscar de 1994, incluindo Oscar de Efeitos Especiais. 

    Em Jurassic Park, um parque construído por um milionário tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6

    Closer - Perto Demais (Corujão - Quinta 22/04; 2h40)

    Indicado ao Oscar 2005 de Melhor Ator para Jude Law e de Melhor Atriz para Natalie Portman.

    Em Closer – Perto Demais, Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

    Closer - Perto Demais
    Closer - Perto Demais
    1h 45min
    Criador(es): Mike Nichols
    Com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen, Michael Haley
    Usuários
    4,2

    A Teoria De Tudo (Sessão da Tarde - Sexta 23/04; 15h10)

    Indicado a cinco categorias no Oscar de 2015, vencedor do Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne

    "A Teoria de Tudo narra a vida do cientista Stephen Hawking, responsável pela teoria sobre buracos negros e portador de esclerose lateral amiotrófica, que o confinou a uma cadeira de rodas e a uma expectativa de vida de dois anos, quando ainda era jovem. Pois o ator Eddie Redmayne está absolutamente impecável no papel do protagonista. Ele passa a maior parte do filme mudo, por conta da evolução da doença do personagem, mas adota um repertório de trejeitos e postura (a maneira como ele - não - sustenta o ombro torto, por exemplo) incrivelmente semelhantes aos de Hawking – o resultado é um registro quase que documental sobre o biografado". Confira a crítica completa de A Teoria de Tudo.

    A Teoria de Tudo
    A Teoria de Tudo
    2h 03min
    Criador(es): James Marsh
    Com Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, Harry Lloyd, David Thewlis
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5

    Ponte Dos Espiões (Corujão - Sexta 23/04; 1h55)

    Indicado a seis categorias no Oscar de 2016, vencedor de Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance

    "Quando o diretor e produtor Steven Spielberg decide fazer um blockbuster sobre a Guerra Fria, pode-se esperar uma enésima produção enaltecendo a coragem americana diante do perigo vermelho. Felizmente, Ponte dos Espiões está distante da euforia militarista. Em primeiro lugar, este é um filme didático: letreiros e personagens explicam de modo simplificado as principais características do embate entre os Estados Unidos e a União Soviética, para que nenhum espectador se sinta deslocado. Spielberg tem clara preocupação em dialogar com um público amplo. (...) quando um espião supostamente soviético é capturado nos Estados Unidos e outro americano é preso na URSS, um advogado sem ligações ao governo (Tom Hanks) é encarregado de efetuar a troca entre eles". Confira a crítica completa de Ponte dos Espiões

    Ponte dos Espiões
    Ponte dos Espiões
    2h 12min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Hanks, Mark Rylance, Scott Shepherd (II), Amy Ryan, Sebastian Koch
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,5

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top