Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
Ponte dos Espiões
O blues da Guerra Fria
por Bruno Carmelo
Quando o diretor e produtor Steven Spielberg decide fazer um blockbuster sobre a Guerra Fria, pode-se esperar uma enésima produção enaltecendo a coragem americana diante do perigo vermelho. Felizmente, Ponte dos Espiões está distante da euforia militarista. Em primeiro lugar, este é um filme didático: letreiros e personagens explicam de modo simplificado as principais características do embate entre os Estados Unidos e a União Soviética, para que nenhum espectador se sinta deslocado. Spielberg tem clara preocupação em dialogar com um público amplo.
Por esta porta de entrada escolar, o filme começa a introduzir, progressivamente, noções complexas como a soberania nacional e a crise do patriotismo. No caso, a trama apresenta uma dupla ironia: quando um espião supostamente soviético é capturado nos Estados Unidos e outro americano é preso na URSS, um advogado sem ligações ao governo (Tom Ha
O filme transmite qualidades relevantes para a vida, como persistência, resiliência e paciência. Tom Hanks atua como o advogado James Donovan, na qual tem como objetivo “defender” um suposto espião soviético em um julgamento americano durante a guerra fria, porém, acaba se envolvendo em uma negociação entre as duas potências (EUA e URSS). É de impressionar a atuação de Mark Rylance no papel do soviético Rudolf Abel, os detalhes ...
Leia Mais
Silvanah
1 seguidor
7 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 20 de janeiro de 2016
Tom Hanks não me decepciona nunca! Baseado em fatos reais, o brilhante e ético advogado James Donovan (Tom Hanks) muito perspicaz, jamais desiste do que já estabeleceu como meta, e no auge da guerra fria em plena Alemanha Oriental, apesar de tudo parecer contra e impossível, ele não quer voltar aos EUA sem os dois cidadãos americanos detidos no pior lado do muro de Berlim. Filme excelente, nota 10! Parabéns Steven Spielberg por nos ...
Leia Mais
Lucas B.
1 seguidor
15 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 9 de setembro de 2016
Filme sensacional! Incrível como um dos maiores atores da história, se não o maior, Tom Hanks, conseguiu e consegue fazer personagens tão distintos e tão perfeitos. Grande ator, é uma honra ver os filmes dele. E o que dizer dessa parceria longa com Steven? Maior diretor e melhor ator = ÉPICO!
Dagoberto M.
229 seguidores
202 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 19 de setembro de 2016
Tom sensacional novamente em um enredo fascinante onde o filme alcança momentos de altissima sensibilidade. Merecedor do Oscar de melhor filme do ano, pena não ter ganho.spoiler: spoiler: Leia Mais
O primeiro filme de Steven Spielberg, desde A Cor Púrpura (1985), cuja trilha sonora não será composta por John Williams. Em março de 2015, após os compromissos de Williams serem interrompido devido a um problema de saúde, que supostamente já foi corrigido, Thomas Newman o substituiu como compositor.
Quarta colaboração
Esta é a quarta colaboração cinematográfica de Tom Hanks com Steven Spielberg. Eles já trabalharam juntos em O Resgate do Soldado Ryan (1998), Prenda-me Se For Capaz (2002) e O Terminal (2004). Essa é a primeira parceria em mais de dez anos.
América vs União Soviética
O pai de Steven Spielberg, Arnold Spielberg, era engenheiro intercambista na Rússia durante a Guerra Fria, logo após Francis Gary Powers ser abatido, quando houve um tremendo medo e hostilidade entre as duas nações. Spielberg lembra de ter visto os cidadãos russos formarem fila para observarem Powers e dizer "vejam o que a América fez." Quando perceberam os engenheiros americanos, apontaram para eles e disseram: "Olhem o que o seu país está fazen
Leia Mais
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidades EUA,
Alemanha,
Índia
Distribuidor Fox Film do Brasil
Ano de produção2015
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento$72313754
Idiomas
Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Muito bom. Roteiro intrigante que nos leva a muitas reflexões. Tom Hanks e Mark Rylance dão um show e a direção de Spielberg é mais uma vez perfeita. O filme tem um desenrolar um pouco lento, mas sempre traz novos elementos de drama e suspense que me fizeram ficar ligado à trama. Bela fotografia com ótima ambientação à época. Nota 8/10. Assistido em 29/03/2020.
Bruno Z.
Nota: 7/10.
Vitor Maia
Gostei desse filme e achei o enredo bem interessante.
Ricardo M.
O cineasta Steven Spielberg sempre flertou de perto com tramas políticas baseadas em fatos reais, muitas delas envolventes e capazes de surpreender o expectador desconhecedor da realidade por tras da sinopse de tais filmes. No excelente PONTE DE ESPIÕES, Tom Hanks é James B. Donovan, um advogado especializado em seguro que recebe a complicada tarefa de defender Rudolf Abel (Mark Rylance), considerado espião russo em pleno auge da guerra fria.Apesar de ser um filme americano tratando da guerra das tensões, não se vê em momento algum o roteiro enaltecer o militarismo exacerbado americano, pelo contrário, a brilhante narrativa do trio Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen se propõe a dialogar com a verdade nua e crua, levando o expectador a visualizar uma situação insensata em que dois lados duelam por algo que nem conhecem de fato. As atuações fenomenais de Hanks e Rylance despontam de longe como exemplos notórios da carreira de ambos, sem deixar de citar, naturalmente, o apuro técnico em diversos aspectos, desde a montagem curiosamente competente (por vezes até minimalista), até o tom de época que salta aos olhos sem muitos esforço.FILMAÇO!
Gerson Pereira
Filmão.Grande drama/trama9,5/10
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade