Minha conta
    De O Mágico de Oz a Jim Carrey: Quais filmes influenciaram a Barbie de Greta Gerwig?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Novo filme de Greta Gerwig, Barbie é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.

    Depois de muita espera, finalmente chegamos na semana de lançamento de Barbie nos cinemas brasileiros. O novo filme de Greta Gerwig coloca Margot Robbie no papel da boneca da Mattel e a diretora de Lady Bird - A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019) teve diferentes inspirações para criar esse universo da Barbie nas telonas.

    Em entrevista ao Letterboxd, Greta Gerwig revelou uma lista com 33 filmes que inspiraram Barbie, passando por O Mágico de Oz (1939), Cantando na Chuva (1952), 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), O Show de Truman (1998) e outros clássicos do cinema.

    Quais filmes inspiraram Barbie de Greta Gerwig?

    Confira abaixo algumas explicações de Greta Gerwig para suas influências:

    O Mágico de Oz (1939)

    O Mágico de Oz
    O Mágico de Oz
    Data de lançamento 18 de setembro de 1939 | 1h 41min
    Criador(es): Victor Fleming, King Vidor, George Cukor
    Com Judy Garland, Frank Morgan, Jack Haley
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    "O Mágico de Oz, obviamente é um filme extraordinário, lindo e amado. Faz algo que eu queria emular, que são esses palcos sonoros incríveis e esses céus pintados e essa sensação de… digo, 'autenticamente artificial', que acho muito bonito e emocionante. Penso no cenário pintado da Cidade das Esmeraldas enquanto eles se dirigem para ela. Em nosso filme, temos a Estrada dos tijolos rosas em vez da Estrada dos tijolos amarelos. Também temos belos cenários pintados de horizontes. Nós o executamos como eles teriam feito nos musicais dos anos 30, 40 e 50. Era algo para o qual sempre voltávamos. Eu sempre amo o final onde há uma qualidade cerimonial", explicou a diretora de Barbie ao Letterboxd.

    Os Sapatinhos Vermelhos (1948)

    Os Sapatinhos Vermelhos
    Os Sapatinhos Vermelhos
    2h 13min
    Criador(es): Michael Powell, Emeric Pressburger
    Com Anton Walbrook, Moira Shearer, Marius Goring
    Usuários
    3,7

    "Os Sapatinhos Vermelhos [está] em todo o filme. Há uma cena dela caminhando até aquela casa, que eu queria que parecesse quando a Barbie chegasse na casa [da Barbie estranha]. Ryan Gosling usa um par de óculos que são os óculos gatinho que o diretor usa, porque eu fiquei tipo, 'Que estiloso e ousado aquele homem está usando óculos gatinho – é tão divertido'. Então Ryan disse: 'Posso usar óculos gatinho?' e eu fiquei tipo, 'Você definitivamente pode', e então ele colocou dois", completa Greta Gerwig.

    Cantando na Chuva (1952)

    Cantando na Chuva
    Cantando na Chuva
    Data de lançamento 30 de junho de 1952 | 1h 43min
    Criador(es): Stanley Donen, Gene Kelly
    Com Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Cantando na Chuva foi outra influência importante em Barbie. "É meu filme favorito. Há tantas coisas boas em Cantando na Chuva , mas o balé dos sonhos dentro do balé dos sonhos é uma das coisas mais incríveis, lindas e completamente desequilibradas", disse a diretora, explciando como o filme de Gene Kelly inspirou as cenas de dança de Barbie. "Quando ele está dançando com Cyd Charisse com as escadas, e ela tem aquele longo cachecol branco que flutua - era assim que queríamos modelar um certo balé de Ken".

    Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)

    Os Guarda-Chuvas do Amor
    Os Guarda-Chuvas do Amor
    Data de lançamento 1964 | 1h 31min
    Criador(es): Jacques Demy
    Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Marc Michel
    Usuários
    3,7
    Assista agora

    "Os Guarda-Chuvas do Amor: esse é um filme incrível e surpreendentemente lindo. Adorei o uso da cor e o surrealismo. Rodrigo Prieto e eu - ele filmou e é um dos maiores diretores de fotografia que já existiu - estávamos conversando sobre as camadas de cores e como você filmaria cinco tons diferentes de rosa ou vermelho em uma tomada e não sobrecarregaria nada, que você sente que há separação, mas que é vibrante. Tudo parece pictórico, e isso foi uma grande parte disso", comentou Greta.

    Ela ainda revelou que o cabelo de Margot Robbie como Barbie é uma espécie de homenagem ao de Catherine Deneuve no filme lançado em 1964.

    O Show de Truman (1998)

    O Show de Truman
    O Show de Truman
    Data de lançamento 30 de outubro de 1998 | 1h 43min
    Criador(es): Peter Weir
    Com Jim Carrey, Laura Linney, Natascha McElhone
    Usuários
    4,5

    Um dos mais recentes, o filme de Jim Carrey também influenciou Barbie. "Eu tive que incluir O Show de Truman porque eu assisti de novo antes de fazer este filme, e porque Peter Weir muito generosamente ligou para mim antes de eu começar a filmar, e ele conversou comigo por um longo tempo sobre como ele filmou e como eles fizeram isso funcionar. Na verdade, eles filmaram do lado de fora, mas penduraram luzes, para que parecesse que estava em um estúdio. Ele me disse: 'Eu não sugiro isso. Estava muito quente'".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top