Minha conta
    James Cameron acha que Avatar 2 é mais feminista que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas brasileiros e o diretor James Cameron voltou a criticar produções da DC e da Marvel.

    Avatar: O Caminho da Água chegou aos cinemas brasileiros, sequência do sucesso Avatar (2009), com James Cameron levando o público para explorar novos cenários de Pandora. O diretor compartilhou recentemente outro tema relevante na história da produção, o empoderamento feminino pelas personagens Neytiri (Zoe Saldana) e Ronal (Kate Winslet).

    Em Avatar: O Caminho da Água, Neytiri aparece caçando grávida e, mais tarde na narrativa, a nova personagem Ronal aparece indo para a batalha (também grávida). "Todo mundo está sempre falando sobre o empoderamento feminino. Mas qual é a parte tão importante da vida de uma mulher que nós, como homens, não experimentamos? E eu pensei: 'Bem, se você realmente vai descer na toca do coelho do empoderamento feminino, vamos ter uma guerreira que está grávida de seis meses na batalha'", disse James Cameron à Variety.

    “Isso não acontece em nossa sociedade – provavelmente não acontece há centenas de anos. Mas eu garanto a você, antigamente, as mulheres tinham que lutar pela sobrevivência e proteger seus filhos, e não importava se estivessem grávidas. E as mulheres grávidas são mais capazes de serem muito mais atléticas do que nós, como cultura, reconhecemos. Eu pensei, 'Vamos tirar os verdadeiros limites'", ressalta sobre a trama do novo filme.

    James Cameron criticou recentemente filmes da Marvel e DC e aproveitou para alfinetar novamente essas franquias de forma polêmica, afirmando que Avatar 2 é mais importante para o empoderamento feminino do que Mulher-Maravilha (2017) e Capitã Marvel (2019). "Para mim, foi o último bastião que você não vê. Mulher-Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal", comentou Cameron comparando as produções.

    James Cameron diz que tecnologia de Avatar 2 é superior ao Thanos da Marvel: "Não chega nem perto!"

    James Cameron é um dos maiores críticos dos filmes da Marvel e da DC

    Disney / Warner Bros.

    Essa não é a primeira vez que James Cameron critica os filmes da Marvel e da DC. Para o diretor, o principal problema com os filmes de heróis está no relacionamentos entre seus personagens. "Quando vejo esses filmes gigantes, estou me referindo a vocês, Marvel e DC, não importa o quão velho esses personagens sejam, todos eles agem como se estivessem na faculdades. Eles têm relacionamentos, mas realmente não", disse ao The New York Times. "Eles nunca abrem mão de nada pelos filhos. As coisas que realmente colocam nossos pés no chão e nos dão poder, amor e propósito? Esses personagens não vivem essas experiências. E acho que não é assim que se faz filmes", completa Cameron.

    Inclusive, na época do lançamento de Mulher-Maravilha em 2017, James Cameron comentou que o filme era um atraso em relação a protagonistas femininas. "Ela é um ícone objetificado, é apenas a Hollywood masculina fazendo a mesma coisa de sempre! Não estou dizendo que não gostei do filme, mas, para mim, é um passo para trás".

    Patty Jenkins, diretora dos filmes de Mulher-Maravilha com Gal Gadot, chegou a responder as críticas de James Cameron. "A inabilidade de James Cameron em entender o que a Mulher-Maravilha é, ou o que ela representa, para mulheres em todas as partes do mundo não é surpreendente, uma vez que ele, embora um grande cineasta, não é uma mulher".

    Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas brasileiros.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top