Minha conta
    Avatar 2: Por que os Na'vi são azuis? James Cameron explica visual dos personagens na franquia
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Avatar: O Caminho da Água leva o público de volta à Pandora, planeta que foi apresentado inicialmente no primeiro filme de Avatar, lançado em 2009.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros nesta semana, sequência de Avatar (2009), que apresentou ao público o planeta Pandora e seus nativos Na'vi, uma raça de alienígenas que chamam bastante atenção pela sua altura (bem maiores que humanos) e, claro, sua cor de pele azul. Mas por que esse visual foi escolhido para os personagens?

    James Cameron explica o visual azul dos Na'vi na franquia Avatar

    20th Century Studios / Disney

    Em entrevista à Empire, James Cameron comentou sobre essa decisão do visual dos Na'vi – e a explicação é mais simples do que parece. De acordo com o diretor, o azul foi a única cor que ele sentiu que não foi usada por outros personagens cinematográficos.

    "Quanto à cor: o verde foi escolhido. Houve uma longa história de alienígenas verdes. Além disso, o Hulk. E as cores humanas, rosa e marrom, não eram estranhas. Bob Esponja era amarelo. Isso praticamente deixou azul e roxo. Roxo é minha cor favorita, mas achei que deveríamos usá-lo como uma de nossas principais cores de bioluminescência, o que fizemos, associando-o a Eywa e a qualquer coisa sagrada para os Navi", disse Cameron.

    Desta forma, James Cameron optou por oferecer aos seus personagens a única cor que lhe restava: o azul. Mas essa não foi a única motivação por trás da escolha do visual, pois James Cameron também revelou à Empire que uma das fontes de inspiração para os Na'vi foi um sonho bastante estranho de sua mãe. "Também houve um sonho que minha mãe teve, onde ela viu uma mulher azul de 3 metros com 6 seios. Legal, como uma imagem. Eu a desenhei, mas descobri que 6 seios não pareciam tão bons quanto se pensava, e então teria sido um problema com a classificação. Mas, o que quer que fosse... azul", conta.

    O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos, que foi mostrada no primeiro filme de Avatar (2009). Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. Porém, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente.

    Avatar: O Caminho da Água estreia nos cinemas em 15 de dezembro. Além dele, o terceiro filme está previsto para 2024, o quarto para 2026 e o quinto para 2028.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top