Alerta Vermelho
    Regular
    Alerta Vermelho

Três astros e uma grande aventura

por Katiúscia Vianna

Inicialmente, a Netflix pode ter sido conhecida por suas séries de TV (e ainda é!), porém é inegável seu investimento em filmes. Durante 2021, a plataforma assumiu o compromisso de lançar um longa inédito por semana, reunindo grandes nomes de Hollywood. Mas nenhuma aposta foi tão gigantesca quanto Alerta Vermelho, que traz um trio de estrelas se aventurando pelas mais diversas paisagens ao redor do mundo. Rumores indicam que o orçamento final do projeto foi de US$ 200 milhões, o maior já feito pelo serviço de streaming. Será que valeu a pena?

O que é Alerta Vermelho?

Red Notice (no original) gira ao redor de John Hartley (Dwayne Johnson), um dos melhores analistas do FBI, responsável por estudar perfis de grandes criminosos. Sua próxima missão é impedir um audacioso roubo feito pelo criativo ladrão Nolan Booth (Ryan Reynolds), quem ele vem investigando por anos. Pior do que tal malandro, somente O Bispo (Gal Gadot), a maior ladra de artes em todo o mundo, considerada até um mito em tal universo.

Mas Hartley nunca imaginou que O Bispo ia incriminá-lo por um assalto que ele não cometeu. Agora, numa corrida contra o tempo para provar sua inocência, o protagonista é obrigado a formar uma parceria inusitada com Booth, que busca o mesmo alvo que sua rival. Esta grande aventura vai levar o trio numa viagem ao redor do mundo, fugindo da Interpol, mas para alcançarem seus objetivos, eles terão que aguentar o pior de tudo: a companhia do outro.

Alerta Vermelho mistura ação e comédia

Alerta Vermelho conta com roteiro e direção de Rawson Marshall Thurber, conhecido por dirigir a comédia Família do Bagulho. Porém, ele já teve outras duas parcerias com The Rock nas produções Um Espião e Meio e Arranha-Céu: Coragem Sem Limite. Ou seja, seus trabalhos expressam um gosto pelo gênero de ação e pelo humor. E isso fica claro neste projeto — afinal não se passam 3 minutos sem uma cena de briga ou Ryan Reynolds soltando uma piadinha sarcástica.

Rawson foi esperto em chamar três nomes que, não são somente poderosos em Hollywood, como também são dotados em simpatia e carisma. Pois, enquanto seus protagonistas têm charme, o roteiro do longa é bem genérico. Basicamente, todos estão na busca pelos três ovos de ouro de Cleópatra e ficam brigando por eles em diversos países. É simples, eficiente para quem gosta de algo com ação, mas é só. Por mais que seja entretenimento, falta algo para torná-lo um filme que se destaque entre os demais.

Tendo dito isso, não vou negar que o filme encontra alguns momentos de destaque, como a briga entre The Rock, Gadot e Reynolds; tão usada nas imagens promocionais do longa. Em determinada parte, vemos apenas suas silhuetas nas sombras, cercadas por um fundo de luz vermelha, então é um toque bacana. Ou a criativa fuga de Booth por um andaime, logo no início da trama. Porém, essas cenas estão presas em um roteiro básico. Sem falar que ninguém precisa exaltar touradas em pleno 2021, não é mesmo?

Alerta Vermelho aposta nas reviravoltas

O problema é que Red Notice tenta se vender como um filme cheio de reviravoltas e surpresas, além dos planos ousados dos ladrões para conseguirem seus objetos sonhados. Só que acaba se tornando uma história meio esquecível, salva pela química de seus protagonistas. Pois essa é a grande questão com os tais plot twists: eles precisam chocar o público, é verdade. Porém, também precisam fazer sentido quando você revê a trama com olhos mais atentos. É que nem perceber que Bruce Willis estava morto em O Sexto Sentido o tempo todo e só você não percebeu. Tem que ter essa magia.

Olha, obviamente, eu não vou exigir muita credibilidade num filme de ação. Ele não tenta fingir ser uma história crua ou realista; pelo contrário, mostra cenários exuberantes, grandes tesouros e peripécias. E isso é um ponto positivo. Mas se espera, minimamente, de qualquer filme, que ele faça sentido dentro de seu próprio universo. Os dois primeiros atos de Alerta Vermelho possuem absurdos — tipo um míssil ultrapassando as portas de um helicóptero sem ferir ninguém, o que seria apenas mais uma terça-feira comum num filme de Velozes & Furiosos. Então, a gente até aceita.

Só que o terceiro ato surge como bomba, explodindo surpresas para todos os lados, enquanto sua principal reviravolta não tem sentido em relação ao resto da história, fazendo todo o desenvolvimento de seus personagens se perder pelo custo de um choque no público. E abre brechas para uma sequência, é claro. Novamente, não é algo que vai incomodar quem gosta de adrenalina e grandes blockbusters explosivos. Porém, não é pecado querer algo a mais — principalmente quando você conta com três astros internacionais.

The Rock estrela junto com Ryan Reynolds e Gal Gadot

Como já foi citado, o elenco é uma das melhores coisas de Alerta Vermelho. Afinal, o trio principal é cheio de carisma e se encontram em papéis que lhe encaixam muito bem. Dwayne Johnson é sempre a escolha ideal para fazer um macho alfa, ao mesmo tempo que vem conversando com a comédia nos últimos anos. Sua parceria com Ryan Reynolds é mais crível do que aquela apresentada em Hobbs & Shaw, já que os dois ficam bem entrosados.

Ryan Reynolds nasceu para ser Deadpool, então seu estilo cômico está sendo muito aproveitado em seus recentes projetos. Porém, o que poderia se tornar repetitivo é salvo pelo carisma do astro, que consegue trazer diferenças para seus respectivos personagens. Wade Wilson é mais zoeiro, o de Free Guy era mais inocente e aqui ele é um malandro sagaz, mas ainda meio atrapalhado.

Já Gal Gadot é aquela que teve o desafio mais complicado, já que O Bispo apresenta uma personalidade bem diferente da heroica Diana de Mulher-Maravilha. É uma vilã bem cara de pau, mas dá para ver que a atriz está se divertindo bastante no papel, então ela nos diverte também. A moça rouba a cena, sempre com uma pose poderosa — sendo aquela pessoa que sabe como pode enrolar os outros dois protagonistas com tranquilidade.

Por fim, Alerta Vermelho é uma boa pedida para aqueles que gostam do gênero de ação, mas não esperam uma história rebuscada. Aqui, temos uma trama meio genérica, mas que sabe explorar grandes paisagens.. e grandes estrelas. Afinal, isso é o mais próximo que teremos de crossover entre Adão NegroDeadpool e Mulher-Maravilha, não é mesmo?