Minha conta
    Dix Pour Cent: Tudo o que você precisa saber sobre a série de comédia francesa que está na Netflix

    A 4ª e última temporada chega amanhã ao serviço de streaming, com a participação de grandes estrelas do cinema que interpretam a si mesmas.

    Emily em Paris e Lupin que nos perdoem, mas a França tem muito mais a oferecer do que almoços à beira do Sena, assaltos cinematográficos no Louvre ou chefs de cozinha que podem virar seu crush. Se você quer conhecer a verdadeira cultura francesa e o estilo de vida dos locais, nós te apresentamos a melhor opção nos streamings: Dix Pour Cent, uma série de comédia francesa que estreou em 2015 e que chega ao fim amanhã (21/01). Exibida no Brasil pela Netflix, a produção volta para sua 4ª e última temporada, encerrando um ciclo de sucesso mundo afora.

    Você talvez não a conheça ou, então, tenha passado batido por seu cartaz no catálogo da plataforma. Não se preocupe, pois viemos reparar essa pequena falta de atenção e mostrar que a trama vale a pena ser vista. Além de contar com a participação de uma celebridade francesa diferente a cada episódio, ela consegue mesclar humor, drama e questões atuais como poucas, sem cair no que é piegas da Cidade Luz.

    Nós, do AdoroCinema, decidimos montar um guia para você se familiarizar com Dix Pour Cent. Confira a seguir - e se prepare para mais uma maratona.

    Lançamentos da Netflix nesta semana (15/01 a 21/01)

    SOBRE O QUE É Dix Pour Cent?

    A premissa criada por Fanny Herrero pode soar simples: uma agência de talentos localizada em Paris. Na chamada ASK (Agence Samuel Kerr, em homenagem ao falecido dono), trabalham quatro agentes que se desdobram para livrar seus clientes de contratempos profissionais. Acontece que os tais clientes são, na verdade, grandes celebridades do cinema e da TV francesa que interpretam uma versão fictícia de si mesmas.

    No quarteto principal, estão a indômita Andréa (Camille Cottin, atualmente em Killing Eve e cotada para Gucci, com Lady Gaga), o trapalhão Gabriel (Grégory Montel), o ambicioso Mathias (Thibault de Montalembert) e a veterana Arlette (Liliane Rovère). Amigos de longa data e parceiros de negócios, eles brigam com uma facilidade surpreendente. E fazem as pazes tão rápido quanto.

    Também frequentam o já agitado escritório três assistentes. A neurótica Noémie (Laure Calamy) ajuda Mathias; o fofoqueiro Hervé (Nicolas Maury) se encarrega de Gabriel; e a ingênua Camille (Fanny Sidney) é a mais nova contratada de Andréa. Sem esquecer de Sofia (Stéfi Celma), a recepcionista que sonha em se tornar atriz.

    Killing Eve: Quem são os Doze?

    O QUE SIGNIFICA "DIX POUR CENT"?

    O título da série quer dizer "dez por cento" em francês. O número mesmo, 10%. Faz referência à comissão que os agentes da ASK recebem ao fechar contrato com um de seus artistas. É o teto permitido por lei. O valor virou, inclusive, tema de piada entre os personagens.

    Originalmente, Dix Pour Cent se chamava "10 bis, avenue George V", que remete ao endereço de uma renomada agência, a Artmedia, em Paris. Mas o nome mudou depois que um dos criadores da obra ouviu a ideia de uma amiga. O ator, diretor e roteirista Dominique Besnehard jantava com a também cineasta Danièle Thompson quando ela lhe sugeriu a porcentagem. Ela disse que a escolha anterior só atrairia estrangeiros ricos.

    CELEBRIDADES QUE JÁ APARECERAM em Dix Pour Cent

    Para tratar da fama e seus impactos no âmbito tanto pessoal quanto profissional, Dix Pour Cent reúne diversos artistas que, em sua maioria, se consagraram no entretenimento francês. Alguns deles conquistaram sucesso internacional e são, inclusive, conhecidos do público brasileiro. Ao longo das três primeiras temporadas da série, quase 30 celebridades se juntaram ao elenco principal, com destaque para Juliette Binoche, Jean Dujardin, Isabelle Huppert e Monica Bellucci.

    O currículo de Binoche inclui O Morro dos Ventos Uivantes, A Liberdade é Azul e O Paciente Inglês - por este último, venceu o Oscar de atriz coadjuvante em 1997. Quinze anos depois, Dujardin recebeu da Academia a estatueta de melhor ator, pelo também premiado O Artista. Huppert, que carrega o recorde de 16 indicações ao César, concorreu ao Oscar por sua performance em Elle e ganhou o Globo de Ouro pelo filme. A italiana Bellucci, por sua vez, atuou em Irreversível, A Paixão de Cristo e 007 Contra Spectre.

    A série contou, ainda, com a presença da belga Cécile de France (de Além da Vida), Fabrice Luchini (de Dentro da Casa), Isabelle Adjani (de Camille Claudel), Guy Marchand (de Cidadão sob Custódia) e Béatrice Dalle (de À l'intérieur). Assim como na vida real, todos eles precisam lidar com problemas "normais" na ficção, o que desmistifica o glamour em torno de suas carreiras. Há desde o que não sabe dirigir ou não sabe nadar até o que não consegue sair do personagem ou a que está em busca de um date com uma pessoa não-famosa.

    QUEM VAI PARTICIPAR DA 4ª TEMPORADA de Dix Pour Cent?

    Para fechar com chave de ouro, a comédia acrescenta à lista de convidados três nomes de peso: Jean Reno, Charlotte Gainsbourg e Sigourney Weaver. Reno, talvez o mais popular no Brasil por seus clássicos papéis de policial, esteve em longas como Destacamento BloodO Código Da Vinci, bem como O Profissional. Gainsbourg, filha do célebre cantor Serge Gainsbourg, estrelou Melancolia, Anticristo e Ninfomaníaca - Volume 1 e Volume 2. A americana Weaver é considerada a primeira heroína da ficção científica nas telonas, graças ao seu trabalho em franquias como Alien e Os Caça-Fantasmas.

    Com um timaço na frente das câmeras e a promessa de muitas emoções, os seis novos episódios de Dix Pour Cent desembarcam na Netflix amanhã (21/01). Se você não assistiu às temporadas anteriores, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. Caso já tenha feito isso, só resta aguardar o fim da ASK e seus divertidos funcionários.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top