Minha conta
    20 brasileiros em Hollywood: os filmes e séries que vêm por aí

    Afonso Poyart acaba de dirigir Anthony Hopkins em Presságios de um Crime. Rodrigo Santoro e Alice Braga têm novos projetos. Quem mais está trabalhando no cinema americano?

    Trabalhar em Hollywood é um sonho para todo brasileiro, certo? Bom, não exatamente. Depois da indicação ao Oscar, Fernanda Montenegro disse que não tinha o menor interesse em ir aos Estados Unidos, e Selton Mello rejeitou o convite para uma pequena participação em Além da Escuridão - Star Trek.

    Mas os estúdios americanos contam com o trabalho de uma porção de brasileiros, desde grandes diretores que recebem convites de Hollywood (Walter Salles, Fernando Meirelles) aos novos cineastas. Além disso, existem alguns atores consagrados, outros que trabalham nos EUA há décadas e nem são conhecidos no Brasil, e mesmo os modelos que tentam se transformar em atores.

    A nossa lista mostra 20 casos bem diferentes de brasileiros trabalhando no grande cinema americano, com destaque para a experiência recente de Afonso Poyart, que foi chamado para dirigir Presságios de um Crime quanto tinha apenas um longa-metragem no currículo. Ah, destacamos personalidades com novos filmes ou séries americanos chegando nos próximos anos, por isso não se espante com a ausência de Walter Salles ou Heitor Dhalia, que têm se dedicado mais ao cinema nacional.

    1. Afonso Poyart

    Em 2012, ele levou mais de 250 mil pessoas aos cinemas com seu primeiro filme, 2 Coelhos. A trama pop, cheia de explosões e efeitos especiais surtiu efeito, e logo veio o convite para dirigir um filme nos Estados Unidos: Presságios de um Crime, estrelado por Anthony Hopkins e Colin Farrell. O diretor manteve seu estilo visual para contar a história de dois policiais e um vidente tentando capturar um assassino em série.

    Depois dessa primeira experiência, Poyart analisa novas propostas em Hollywood. Uma possibilidade, afirmou, seria uma refilmagem americana do sangrento filme coreano Mr. Vingança (2002). Mesmo assim, continua trabalhando em filmes brasileiros. Nos próximos meses, vai lançar a biografia Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo.

    2. Fernando Coimbra

    Outro caso de jovem diretor talentoso que chamou a atenção com seu primeiro longa-metragem. No caso de Coimbra, ele dirigiu nada menos que O Lobo Atrás da Porta, que lhe valeu uma indicação ao DGA Awards de melhor diretor estreante (e que foi considerado o terceiro melhor filme de 2014 pelo AdoroCinema).

    Não demoraram para surgir oportunidades em Hollywood: no momento, ele prepara o filme de ação Sand Castle, estrelado por Nicholas Hoult (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), Henry Cavill (Batman vs Superman) e Luke Evans (O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos). A trama gira em torno de soldados americanos lidando com a violência no Iraque.

    3. Rodrigo Santoro

    A presença de Santoro em Hollywood não é novidade: desde 2003, ele já aparecia descamisado em As Panteras: Detonando e fazia uma pontinha na comédia romântica Simplesmente Amor. Desde então, participou da série Lost, do filme O Golpista do Ano e da franquia 300, só para citar alguns exemplos. O ator tem investido tanto no cinema americano que todos os seus próximos projetos são gringos, incluindo o faroeste Jane Got a Gun (foto acima), a refilmagem Ben-Hur, a série Westworld e as biografias Dominion e Pelé: Birth of a Legend.

    4. Alice Braga

    A atriz de 31 anos é outra veterana das produções de Hollywood: você se lembra dela em Eu Sou a Lenda, ao lado de Will Smith, e em Elysium (foto acima), com Matt Damon e Wagner Moura? Alice Braga ainda equilibra bem os filmes brasileiros (a comédia Tudo Bem Quando Acaba Bem estreia nos próximos meses) e os estrangeiros: ela interpreta uma latina no drama By Way of Helena e tem um papel central na série Queen of the South.

    Manuela Scarpa/Photo Rio News

    5. Anitta

    A cantora Anitta, do Show das Poderosas? Ela mesma. Muito mais conhecida como cantora e dançarina, ela se arriscou recentemente como atriz na comédia Copa de Elite e na série Vai que Cola. Agora tenta a sorte nos Estados Unidos, com uma ponta em Breaking Through, filme musical do roteirista de Ela Dança, Eu Danço 5. A história gira em torno de uma celebridade instantânea do YouTube que tem que lidar com a fama quando o mundo inteiro descobre o seu talento para a dança. Outra brasileira que aparece no filme é Bruna Marquezine, também em papel secundário.

    6. Tiago Riani

    Você conhece Tiago Riani? Pois é, a gente também não conhecia. Aos 39 anos de idade, o modelo segue um caminho comum entre brasileiros no exterior, tentando a carreira como ator. Por enquanto, o currículo do galã é modesto: ele trabalhou em cinco curtas-metragens e um único longa-metragem, a comédia romântica Uma Longa Jornada, adaptada do romance de Nicholas Sparks. Riani interpreta um cowboy amigo do protagonista (Scott Eastwood).

    Divulgação

    7. Márcio Garcia

    Com tantas novelas na carreira, Márcio Garcia ainda é muito mais conhecido como ator do que como diretor. Mas ele prepara atualmente seu terceiro longa-metragem em seis anos: depois de Amor por Acaso e Angie, ambos recebidos com pouco entusiasmo pela crítica, ele tenta novamente com Predilection, história de um grupo de ladrões elaborando um roubo espetacular no Rio de Janeiro. O roteiro é de Nate Parker, do premiadíssimo The Birth of a Nation. Será que agora dá certo?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top