Minha conta
    Atividade Paranormal 5 vai responder as questões levantadas nos filmes anteriores (exclusivo)

    É o que garante o produtor Jason Blum, que, em entrevista ao AdoroCinema, repetiu cinco vezes que a franquia se encerra aqui.

    AP Images/Invision

    “A grande diferença entre o novo filme [Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma] e os cinco anteriores é que os outros cinco filmes levantam questões e esse realmente responde as questões. É o último da franquia”, sentenciou o produtor Jason Blum, em um papo exclusivo com o AdoroCinema, por telefone, no último dia 22.

    A gente acrescentaria outra: é um filme do tipo found-footage (aquele gênero de A Bruxa de Blair, filmado como se fosse de maneira amadora), que será lançado em 3D. Não parece um contrassenso? O fundador/CEO da Blumhouse Productions responde.

    Talvez você não saiba de quem se trata, mas certamente já viu algum(ns) de seus filmes. Blum tem no currículo a produção de mais de 50 longas, dos mais variados gêneros, desde a comédia O Fada do Dente, passando pelo telefilme de sucesso The Normal Heart, até uma indicação ao Oscar por Whiplash: Em Busca da Perfeição. E há mais de 20 projetos por vir: Objetos Cortantes (da autora de Garota Exemplar), Jem e as Hologramas, o terror A Forca e um bando de continuações. É no gênero do susto, aliás, que o moço de 46 anos faz sua caixinha. Afinal, são dele Sobrenatural, A Entidade, Os Escolhidos, O Espelho, Ouija: O Jogo dos Espíritos, Jessabelle: O Passado Nunca Morre... “As pessoas amam ir ao cinema para se assustarem - e eu fico feliz com isso”, confessa.

    Pudera. O primeiro Atividade Paranormal, por exemplo, ainda é o filme mais lucrativo da história de Hollywood, segundo ele (custou em torno de US$ 15 mil e arrecadou mais de US$ 200 milhões no mundo todo). O sexto – e último filme – está previsto para estrear em 22 de outubro de 2015. A data inicial era outubro de 2013; passou para janeiro de 2014; depois outubro de 2014; foi para 2016; e finalmente adiantado para outubro de 215. Por quê? Perguntamos a ele.

    Gage Skidmore

    AdoroCinema: Você já produziu todo tipo de filme, desde terror até aqueles considerados “independentes”. O que te atrai inicialmente em um projeto?

    Jason Blum: O que me atrai inicialmente é algo que seja original, que eu não tenha visto antes, que soe como novo. Isso pra mim é a maior qualidade em um filme, é o que eu procuro.

    O que você pode adiantar a respeito da história de Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma? Vai ter alguma relação com o spin-off, Marcados pelo Mal?

    Atividade Paranormal 5 está mais relacionado com os filmes 1, 23 e 4, apesar de haver algumas referências, sim, a Marcados pelo Mal. Mas a grande diferença entre o novo filme e os cinco anteriores é que os outros cinco filmes levantam questões e esse realmente responde as questões. É o último da franquia. Nós decidimos isso antes mesmo de escrevermos o roteiro do novo filme. Então, realmente é um encerramento dos filmes Atividade Paranormal.

    Por que o lançamento de Atividade Paranormal 5 foi tão adiado?

    Nós fizemos o filme em 3D, o que toma muito mais tempo. E, pelo fato de ser o último, criativamente a gente tinha muito o que cobrir. Então, tecnicamente, nos tomava mais tempo e em termos de roteiro também nos tomava bastante tempo. E, assim que decidimos fazer deste o último filme, a gente se livrou da pressão de lançá-lo rápido, porque, afinal, não vamos mais fazer nenhum depois. Então, foi uma combinação desses três fatores.

    Aproveitando o que você falou sobre o lançamento em 3D, não soa estranho que um filme do tipo found-footage seja lançado em três dimensões? Como vocês resolveram esse paradoxo?

    Não é nada comum. Eu acho que esse é o único filme found-footage em 3D já feito até hoje, então, isso é explicado muito cuidadosamente no filme, mas eu não vou te entregar como nessa ligação, mas há uma explicação [risos].

    [Risos] Mas então o processo técnico do 3D está relacionado ao roteiro do filme...  

    Exatamente... Exatamente... Mas você precisará ver o filme para saber.

    Ok. Por que, então, você acredita que os filmes de terror são tão lucrativos? O primeiro Atividade Paranormal ainda é o filme mais lucrativo da história de Hollywood?

    Atividade Paranormal é o filme mais lucrativo se você comparar o custo com a arrecadação. Os Vingadores, por exemplo, e muito outros filmes, fizeram muito mais dinheiro, mas também a um custo incrivelmente maior. Nesse sentido, Atividade Paranormal ainda é o maior. Mas nem todos os filmes de terror são lucrativos. Acredito que as pessoas amem ir ao cinema para se assustarem - e eu fico feliz com isso.

    Foi você o responsável pelo viral "Desafio Charlie, Charlie", que foi revelado posteriormente como uma bem sucedida campanha de marketing para divulgar o filme A Forca?

    Infelizmente, eu não posso levar o crédito por essa, foram os meus amigos da New Line e Warner Bros. que coordenam a divulgação de A Forca. Mas eu amei a ideia. Assim como o primeiro Atividade Paranormal que tinha um orçamento bem, bem pequeno, é um filme de terror feito totalmente fora do sistema, então, quem sabe? Já que Dimensão Fantasma é o último, A Forca poderia ser o primeiro de uma franquia found-footage. Mas é preciso esperar para ter certeza.    

    O seu nome está creditado em mais de 20 filmes para serem lançados nos próximos anos. Você consegue dormir em algum momento?

    Muito pouco [risos]. Mas temos uma empresa grande, é muita gente trabalhando nesses filmes, não eu apenas. São em torno de 50 pessoas. E cada um tem uma função diferente. Se eu fizesse tudo sozinho, certamente já teria infartado mas, por sorte, não faço tudo sozinho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top