Minha conta
    Gramado 2014: Confira nossas apostas para a premiação!

    Após assistirmos todos os filmes das mostras competitivas, é hora de palpitar sobre quem pode (e deve) levar os cobiçados Kikitos!

    Cabeça de jurado de festival é sempre uma caixinha de surpresas. Esta máxima ronda todo e qualquer festival de cinema realizado ao redor do planeta, o que sempre dificulta uma previsão sobre quem será premiado. Com o Festival de Gramado deste ano não é diferente.

    Entretanto, a dificuldade existe nem tanto pela escolha dos júris das mostras nacional e latina, mas pelo equilíbrio na disputa. Entre os filmes brasileiros, por exemplo, há cinco sérios candidatos ao Kikito de melhor filme: A Estrada 47, A Luneta do Tempo, A DespedidaSinfonia da Necrópole e Esse Viver Ninguém Me Tira. A escolha de qualquer um deles não seria nenhum absurdo.

    Como o AdoroCinema marcou presença em todas as sessões destinadas às duas mostras, resolvemos brincar de júri e também divulgar nossos palpites e avaliações. Confira!

    Mostra Brasileira

    Disputa dura! Sem um favorito destacado, como aconteceu com Tatuagem no ano passado, vários filmes podem levar o prêmio principal. Nosso favorito é A Estrada 47, pela coesão do filme dirigido por Vicente Ferraz. É possível que o longa-metragem leve ainda alguns prêmios técnicos, pelo apuro da produção.

    A Luneta do Tempo, estreia de Alceu Valença na direção, sem sombra de dúvidas foi o filme que mais fez barulho no festival deste ano. É o favorito destacado nas categorias de fotografia e trilha sonora (Sinfonia da Necrópole é seu principal concorrente), e pode ainda levar algum dos prêmios principais (filme, diretor ou prêmio do júri). Dificilmente sairá de mãos abanando.

    Entre os atores, a seleção deste ano mostrou um desnível nítido entre homens e mulheres. Nelson Xavier é o favorito por sua atuação como um senhor de 92 anos no sensível A Despedida, mas Irandhir Santos (sempre ele!) está na disputa, pela interpretação de Lampião em A Luneta do Tempo.

    Já entre as mulheres, poucas foram as atuações de destaque. Fernanda Montenegro está bem em Infância e é a favorita, mas pode ser superada por Juliana Paes (A Despedida). A grande questão é que seu trabalho no filme é claramente de atriz coadjuvante, categoria que apenas é premiada caso o júri assim deseje, como aconteceu em 2013. Ou seja, há a possibilidade de que Juliana seja alçada ao prêmio de melhor atriz.

    Mostra Latina

    A seleção vinda dos nossos hermanos foi inferior à dos filmes brasileiros, o que a deixou em segundo plano nas conversas entre jornalistas e espectadores. O chileno Las Analfabetas foi o principal destaque, seguido de perto pelos argentinos O Crítico e Algunos Días Sin Musica. O trio provavelmente deve dividir os prêmios principais.

    Entre os atores, Paulina García é a favorita destacada como melhor atriz (na verdade, foi dela a melhor atuação feminina de todo o festival). Rafael Spregelburd (O Crítico) é candidato ao prêmio de melhor ator, que também pode ser dividido entre os garotos protagonistas de Algunos Días Sin Musica.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top