Minha conta
    Gramado 2013: Saiba os palpites sobre quem vai levar os Kikitos de Ouro

    Com a mostra brasileira bem mais interessante que a latina, o Festival de Gramado chega ao fim com saldo positivo.

    por Francisco Russo

    Após a exibição de todos os filmes das mostras competitivas, o tema dominante em Gramado é: quem levará os Kikitos de Ouro? O AdoroCinema marcou presença em todas as sessões, trazendo a você informações e opiniões sobre os longa-metragens exibidos. Agora é hora de fazer um balanço geral e revelar algumas apostas para a cerimônia que acontecerá logo mais, a partir das 21 h de hoje.

    Mostra Brasileira

    Como um todo, os filmes nacionais fizeram bonito em Gramado. Com uma seleção diversificada, vários foram os longas que estimularam debates entre a imprensa especializada e o público em geral. O maior destaque foi Tatuagem, filme de estreia de Hilton Lacerda como diretor, que surpreendeu pela ousadia na história e no formato, além de contar com um elenco afinadíssimo. Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa são nomes fortes para o Kikito de melhor ator, sendo que até mesmo o coadjuvante Rodrigo Garcia pode pintar entre os premiados, seja através de uma menção especial ou até mesmo incluído entre os atores principais, no caso de uma premiação coletiva.

    Entre as atrizes, a aposta é que Leandra Leal fature seu segundo Kikito, desta vez por Éden. A atriz, que já foi premiada em Gramado por Nome Próprio, é um dos destaques do novo filme do diretor Bruno Safadi e, além disto, pode ser favorecida pela ausência de uma concorrência forte. Dira Paes, por Os Amigos, também está no páreo, mas com menos força.

    Ainda sobre Os Amigos, o longa dirigido por Lina Chamie tem dividido opiniões entre os críticos presentes em Gramado. Elogiado por uns e criticado por outros, o filme pode levar para casa o prêmio de melhor roteiro. Entretanto, há quem diga que Marco Ricca pode desbancar o trio de Tatuagem na briga sobre quem ganhará o Kikito de Ouro de melhor ator. Quem também pode ser homenageado, com o Kikito de melhor ator (apesar de na verdade ser coadjuvante) ou com uma menção honrosa, é Walmor Chagas, que fez seu último trabalho no cinema em A Coleção Invisível.

    Uma grande incógnita é como o júri avaliará a animação Até que a Sbornia nos Separe. Por mais que o filme tenha recebido amplo apoio do público, graças à popularidade da peça teatral "Tangos e Tragédias" no Rio Grande do Sul, o filme aparenta não ter força suficiente para vencer nas principais categorias. Uma menção honrosa ou até mesmo o prêmio de roteiro, já que o texto da peça foi bastante modificado em sua adaptação para o cinema, são alternativas.

    Mostra Latina

    A seleção dos filmes latinos foi a grande decepção do Festival de Gramado. É bem possível que as premiações sejam divididas entre apenas três filmes, de qualidade bem acima dos demais, mas ainda assim longe de serem excelentes: A Oeste do Fim do Mundo, Caçando Vagalumes e Repare Bem. Em relação aos dois primeiros, há ainda uma particularidade: como o universo apresentado é bem parecido, já que ambos trazem a história de um homem que vive isolado da sociedade, é inevitável a comparação entre um e outro.

    Entre os atores, o favorito para levar o Kikito é César Troncoso, por A Oeste do Fim do Mundo. Entretanto, Victor Laplace não deve ser descartado, ainda mais pelo histórico do veterano galã argentino no cinema. Ele concorre no festival por sua interpretação de Juan Domingos Perón em Porta de Ferro - O Exílio de Perón.

    Já entre as atrizes, a situação é bem mais complicada. Sem nenhuma grande atuação feminina, o Kikito de Ouro pode ficar com Fernanda Moro (foto), também de A Oeste do Fim do Mundo. Por ser um documentário, Repare Bem está fora das categorias de atuação, mas pode levar tanto o prêmio de melhor filme quanto o de melhor roteiro.

    LEIA MAIS:

    Fernanda Montenegro estará no próximo filme de Domingos Oliveira

    Domingos Oliveira critica as comédias brasileiras

    Até que a Sbornia nos Separe aposta em ícone cultural de Porto Alegre

    Marco Ricca e Dira Paes estrelam o divertido Os Amigos

    Maria de Medeiros exibe filme sobre a tortura na ditadura brasileira

    Lima Duarte e Hermano Penna são homenageados pelos 30 anos de Sargento Getúlio

    Betse de Paula mostra quem é Sebastião Salgado

    Entrevista exclusiva com Irandhir Santos, Jesuíta Baronosa e Rodrigo Garcia, de Tatuagem

    Tatuagem surpreende com retrato teatral gay durante a ditadura

    Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3

    Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden

    Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo

    Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires

    Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival

    Começa o Festival de Gramado

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top