Minha conta
    Gramado 2013: Maria de Medeiros exibe filme sobre a tortura na ditadura brasileira

    Repare Bem foi encomendado pela Anistia Internacional à atriz e diretora portuguesa.

    por Francisco Russo

    Ao longo de todo o Festival de Gramado, tem chamado a atenção o desnível de qualidade entre as mostras competitivas brasileira e latina, pendendo favoravelmente aos filmes nacionais. O quinto dia do evento foi justamente o oposto do que vinha acontecendo até então.

    Maria de Medeiros em visita ao Festival de Gramado @ Edison Vara Press Photo

    O primeiro longa exibido foi Repare Bem, coprodução entre França, Itália e Brasil dirigida pela portuguesa Maria de Medeiros. Encomendado pela Anistia Internacional, o documentário acompanha a história de vida de Denise Crispim e Eduarda Ditta Crispim Leite, mãe e filha que sofreram bastante com a repressão cometida pelo governo militar brasileiro. Calcado principalmente nos depoimentos das duas, o filme traz em detalhes a tortura sofrida por Denise quando ainda estava grávida de Eduarda, além da captura e assassinato de seu pai, Eduardo Leite, mais conhecido como "Bacuri".

    Apesar de ser um tanto quanto simplório no formato, Repare Bem prende a atenção do espectador e até mesmo emociona graças à força da história de vida de Denise e Eduarda, que apesar de terem sobrevivido guardam até hoje as marcas da atrocidade que foi a tortura na ditadura militar brasileira.

    O segundo longa da noite foi o nacional A Bruta Flor do Querer, dirigido por Andradina Azevedo e Dida Andrade, que também estrelam o filme. A história central apresenta um jovem estudante de cinema que, embora tenha demonstrado talento em alguns curtas, apenas consegue emprego filmando casamentos. Apesar de ter uma proposta interessante sobre as dificuldades em deixar o ambiente estudantil para ingressar nas complicações da vida adulta, o filme se perde completamente ao retratar a juventude emaconhada com suas futilidades e tolices. Arrogante na história e nos conceitos que o cercam, A Bruta Flor do Querer ainda por cima é repleto de citações machistas em relação às personagens femininas da trama. É, de longe, o pior filme exibido em Gramado neste ano.

    A programação do festival segue hoje com as exibições de dois longa-metragens brasileiros: Os Amigos, dirigido por Lina Chamie e com Marco Ricca, Dira Paes, Caio Blat, Alice Braga e Rodrigo Lombardi no elenco, e Até que a Sbórnia nos Separe, animação dirigida por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr. O AdoroCinema, é claro, estará lá!

    LEIA MAIS:

    Lima Duarte e Hermano Penna são homenageados pelos 30 anos de Sargento Getúlio

    Betse de Paula mostra quem é Sebastião Salgado

    Entrevista exclusiva com Irandhir Santos, Jesuíta Baronosa e Rodrigo Garcia, de Tatuagem

    Tatuagem surpreende com retrato teatral gay durante a ditadura

    Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3

    Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden

    Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo

    Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires

    Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival

    Começa o Festival de Gramado

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top