Minha conta
    Gramado 2013: Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden

    O novo filme do diretor Bruno Safadi abriu a mostra competitiva de longa-metragens brasileiros.

    por Francisco Russo

    Leandra Leal no tapete vermelho do Palácio dos Festivais @ Edison Vara Press Photo

    O segundo dia do Festival de Gramado foi também o primeiro que contou com a exibição de candidatos aos Kikitos de Ouro, prêmio máximo do evento. Se a mostra latina começou murcha com a exibição de Porta de Ferro - O Exílio de Perón, um filme bastante conservador que glorifica a figura do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón, a competição nacional largou com o pé direito. Éden, novo filme do diretor Bruno Safadi (Belair, Meu Nome é Dindi), chamou a atenção pela narrativa angustiante e as belas atuações de Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade. Os três desde já despontam como sérios candidatos às premiações de atuação do festival.

    Centrado na figura de Karine, uma jovem grávida de oito meses, o longa-metragem acompanha sua história a partir do momento em que o pai da criança é assassinado. Desamparada, ela é levada a um culto na Igreja Evangélica do Éden pelo irmão (Júlio Andrade) e lá conhece o pastor Naldo (João Miguel), que lhe oferece auxílio. Mesmo estranhando o fervor que os crentes devotam aos eventos da igreja, Karine aceita a ajuda por não ter mais a quem recorrer.

    Através de uma trama repleta de elipses, Éden transmite ao espectador um tom angustiante graças, especialmente, à trilha sonora baseada em sons emitidos por uma baleia. O longa-metragem é o primeiro de uma série de quatro filmes que o diretor Bruno Safadi e sua equipe rodaram em pouquíssimo tempo e com pouco dinheiro disponível. Os demais são O Uivo da Gaita, dirigido pelo próprio Bruno Safadi, O Rio Nos Pertence, de Ricardo Pretti, e um terceiro ainda sem título definido. Os dois primeiros foram exibidos no Festival de Roterdã deste ano e estão na disputa por uma vaga na mostra Premiére Brasil, no Festival do Rio 2013.

    O Festival de Gramado dá prosseguimento à sua programação neste domingo com a exibição de mais dois longa-metragens: o documentário uruguaio El Padre de Gardel, de Ricardo Casas, e o nacional Tatuagem, que marca a estreia de Hilton Lacerda na direção. O AdoroCinema estará lá!

    LEIA MAIS:

    Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3

    Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo

    Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires

    Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival

    Começa o Festival de Gramado

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top