Minha conta
    Gramado 2014: Nelson Xavier brilha no sensível A Despedida

    Novo filme do diretor Marcelo Galvão, de Colegas e Bellini e o Demônio, conta ainda com Juliana Paes no elenco.

    Edison Vara/PressPhoto

    Encerrada a exibição do filme de abertura Isolados, chegou a hora da disputa pelos Kikitos entrar em ação! O primeiro filme da mostra competitiva brasileira a ser exibido foi A Despedida, dirigido por um velho conhecido do festival: Marcelo Galvão, que venceu Gramado em 2012 por Colegas.

    O longa-metragem acompanha o esforço de um homem de 92 anos, interpretado por Nelson Xavier, para sair de casa sozinho e resolver algumas questões pendentes com conhecidos. Uma delas é reencontrar sua amante Fátima (Juliana Paes), 50 anos mais jovem que ele.

    Seguindo o ritmo próprio de seu protagonista, ou seja, naturalmente lento, A Despedida é um filme bastante sensível sobre a velhice. O trabalho meticuloso de Nelson Xavier na dificuldade de movimentação, aliada à alegria com as pequenas conquistas, traz alma à história deste senhor nonagenário que não gosta nem um pouco das limitações que a idade lhe impôs. "O problema não é ficar velho, é já ter sido jovem" é uma de suas falas principais, entre outras pérolas.

    Sua parceira de cena é a surpreendente Juliana Paes, despida de maquiagem e pudores ao embarcar na personagem da amante. Trata-se de seu melhor trabalho no cinema (e provavelmente na TV também), abordando um lado dramático pouco visto em sua carreira. O carinho e a inteligência emocional de sua personagem diante do relacionamento com Almirante (Xavier) são comoventes.

    "Parece insolente você se emocionar com seu próprio filme, mas é verdade", disse Juliana Paes no debate realizado hoje pela manhã. "Não tinha visto o copião com os rapazes no Rio e só fui ver o filme ontem à noite. Até chorei, depois fiquei tentando esconder para que as pessoas não reparassem", complementou.

    Edison Vara/PressPhoto

    As cenas de nudez de Juliana ocuparam boa parte do debate. "Não entramos neste tipo de questão, se iria aparecer o seio, barriga...", disse a atriz. "Nosso corpo tem que estar a serviço dos personagens, se não for assim é fazer pela metade. Quando é uma história que vale a pena, não importa se vai ter nu frontal, lateral, no escuro." Nelson Xavier disse que, logo no início das filmagens, Juliana havia lhe feito um pedido: "Quanto ao meu corpo, fique à vontade". A revelação levou os jornalistas às gargalhadas, pelo inusitado do comentário.

    O diretor Marcelo Galvão, que revelou ter rodado A Despedida em apenas 10 dias, disse ainda que sua grande inspiração foi o avô, que faleceu aos 92 anos (mesma idade do protagonista). "Acho que ele ficaria feliz de ter dado um upgrade na amante dele", brincou. "Este é um filme que tem três personagens principais: Almirante, Fátima e o tempo. O roteiro tem apenas 35 páginas, eu tinha que dizer às pessoas que dele sairia mesmo um longa-metragem. Neste filme uma página de roteiro não significa um minuto em cena, mas dois ou três. É o ritmo próprio da idade, refletido no filme."

    Por mais que ainda estejamos no primeiro dia do Festival de Gramado, Nelson Xavier já é apontado como forte candidato ao Kikito de melhor ator. Seria o segundo de sua carreira, já que venceu o prêmio em 1997 por O Testamento do Senhor Napumoceno. A Despedida já tem lançamento assegurado pela Nossa Distribuidora, mas ainda não há previsão sobre quando ocorrerá sua estreia no circuito comercial.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top