Minha conta
    Gramado 2014: Entrevista exclusiva com Vicente Ferraz, diretor de A Estrada 47

    Filme sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial está na disputa pelos Kikitos!

    Exibido na mostra competitiva nacional do Festival de Gramado, A Estrada 47 desponta como um dos favoritos aos Kikitos deste ano. Com um apuro técnico impressionante, graças à recriação do ambiente enfrentado pela Força Expedicionária Brasileira durante as batalhas ocorridas na Segunda Guerra Mundial, o longa-metragem também chama a atenção pela abordagem humana da tropa liderada pelo personagem de Júlio Andrade e o tom crítico à operação como um todo.

    Entrevistamos o diretor do filme, Vicente Ferraz, que falou um pouco sobre a verdadeira saga que foi rodar em pleno inverno europeu e ainda os bastidores das filmagens. O resultado você confere logo abaixo.

    ADOROCINEMA: Você vem de um filme muito elogiado, Soy Cuba - O Mamute Siberiano, que também deu muito trabalho a ser feito.

    VICENTE FERRAZ: Foi um trabalho diferente, porque exigiu muita pesquisa. Em A Estrada 47 o trabalho foi físico, por causa da dificuldade de andar na locação devido à neve. Soy Cuba está muito ligado à minha vivência como estudante de cinema, ter ido morar em Cuba tão cedo, minha paixão pelo cinema latino-americano... Mas mesmo a pesquisa, buscar material de arquivo, foi duro também.

    AC: Dá para perceber que você tem um interesse muito grande por história.

    VICENTE: Descobri isso sem querer, sabia? Não tenho uma formação acadêmica, mas leio muito e acabo descobrindo com os filmes que fiz. Tenho outro documentário que fiz, Arquitetos do Poder, sobre as campanhas políticas, que tem uma curiosidade. Quando estava filmando em Brasília estourou o escândalo do conhecido mensalão. Então tinha entrevista marcada com Duda Mendonça, Genoíno... Consegui no documentário retratar aquele momento da história.

    AC: Como surgiu propriamente a ideia de falar sobre a Força Expedicionária Brasileira em A Estrada 47?

    VICENTE: A pergunta que faço é a seguinte: por que não fizeram antes? O que acho incrível é que há muitas histórias sobre a participação do Brasil na guerra, é possível fazer vários filmes sobre isto. Se você pensar que, há 70 anos, 25 mil jovens brasileiros cruzaram o oceano, encararam o pior inverno do século, estiveram na frente de batalha na Itália e depois voltaram... Esta história não pode se perder no tempo, isto me interessou muito.

    Sou de uma geração que pegou o final da ditadura, então tinha rechaço a qualquer tema ligado ao exército brasileiro. Tinha uma visão muito ideológica disto e não via o lado humano. Depois, quando comecei a entender o que foi esta experiência para as pessoas, e comecei a ter contato com alguns ex-combatentes e através de diários, percebi que era uma maneira de falar sobre o Brasil em uma situação limite.

    AC: Algo que chama a atenção é que não há em A Estrada 47 a intenção de glorificar a FEB. Ao mesmo tempo em que reconhece o que foi feito, é também muito crítico. É muito raro encontrar no cinema brasileiro algum filme que critique o exército. Como você vê esta questão?

    VICENTE: O exército ou a polícia ou os bombeiros ou os médicos são seres humanos. O serviço de saúde no Brasil, tirando algumas exceções, é lamentável. Mas como é o dia a dia daquelas pessoas que trabalham ali, sob pressão e recebendo os miseráveis como a última salvação? Com o exército brasileiro é a mesma coisa. Estamos falando do ser humano. Há um período recente da história onde se torturou, se matou e isto precisa ser revisto.

    Vou dar como exemplo o exército alemão. É histórico dizer que todo soldado era nazista. Não. Ali existia o exército e a S.S., uma guarda pretoriana ligada ao partido nazista, mas você pode pegar um soldado ou até um pequeno oficial do exército alemão que não era nazista.

    AC: Ao assistir o filme pode-se imaginar a dificuldade que deve ter sido a produção, até mesmo pela logística de filmar em outro país em pleno inverno. Como foi esta definição sobre onde seriam as filmagens?

    VICENTE: Uma coisa que era fundamental para o filme era neve, e ela não é fácil de encontrar. Você encontra no inverno a partir de uma certa altura, e ainda torce para isso. A questão principal é financeira, pois era um filme rodado em euro, que precisava de uma parceria na Itália... Você precisa ter uma film commission que te apoie. Queria muito fazer naquela região onde o Brasil esteve, até porque a população era muito simpática ao projeto. Mas a film commission de Bolonha naquele momento estava economicamente esvaziada. Então filmamos em Friul-Veneza Julia, que faz fronteira com a Eslovênia e a Áustria, porque eles deram um apoio financeiro substancial ao filme, junto com o Ministério da Cultura. Mas tudo isso não aconteceu em uma ou duas semanas, mas em anos. Cinema é isso, algo muito demorado e difícil.

    AC: Há no filme uma coesão entre os cinco atores principais, pela camaradagem de quem está naquela situação e precisa ultrapassar aquilo. Como foi este trabalho com os atores para construir este clima?

    VICENTE: Tivemos um preparador de elenco fantástico, que montou uma logística de exercícios e técnicas. Mas tem outra coisa que é o seguinte: quando você tem um filme deste, de viagem a outro país e ainda mais no inverno, as pessoas de alguma maneira se juntam e rola uma camaradagem fora do set também.

    AC: Ao apresentar o filme no Palácio dos Festivais, você comentou que talvez não faça um novo filme tipo este, devido à dificuldade enfrentada.

    VICENTE: Esta é uma empreitada difícil para qualquer cineasta. Mesmo para um cineasta mais experiente é um projeto muito difícil, ainda mais no meu caso, que tenho poucos filmes realizados. As filmagens foram em 2011, sempre com 11 ou 13 graus negativos.

    Igor Pires/PressPhoto

    AC: A Estrada 47 inicialmente estava programado para ser exibido no Festival de Brasília do ano passado e depois foi transferido para o Festival do Rio, o que causou uma certa polêmica. Por que a mudança?

    VICENTE: Foi uma decisão do distribuidor. A Europa Filmes achava que seria mais interessante colocar num festival como o do Rio do que no de Brasília. Fiquei um pouco contrariado, mas são coisas que vão além do diretor.

    AC: Em relação ao lançamento comercial, já há alguma previsão?

    VICENTE: O lançamento estamos vendo agora com o distribuidor, para definir qual é a melhor data. O tentador é que ano que vem completa 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial, seria uma boa oportunidade.

    AC: E para o futuro, você já está com algum novo projeto?

    VICENTE: Estou começando a desenvolver um projeto que envolve uma história entre escravos na Guerra do Paraguai. Os personagens são todos escravos ou ex-escravos, é também uma situação limite. A ideia é que seja ficção, mas sem data para as filmagens. Quem faz cinema precisa respirar fundo, senão estaria fazendo outra coisa que desse um retorno mais direto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top