Minha conta
    Wandinha: Catherine Zeta-Jones, Anjelica Huston e todas as atrizes que viveram Mortícia Addams nas telas
    6 de dez. de 2022 às 11:51
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Para além da série da Netflix, Carolyn Jones, Charlize Theron e mais mulheres tiveram a chance de interpretar a matriarca da Família Addams.

    Netflix/Paramount Pictures/ABC

    A atmosfera de mistério, a corrida para descobrir quem está por trás da onda de assassinatos sobrenaturais, as homenagens ao escritor Edgar Allan Poe e o amplo catálogo de criaturas que habitam a Academia Nunca Mais fazem de Wandinha, codirigida por Tim Burton e estrelada por Jenna Ortega, uma série fascinante que revive o espírito original de uma das famílias mais célebres da cultura pop.

    Criada em 1938 por Charles Addams como uma coletânea de desenhos que apareceram nas páginas da revista The New Yorker, a Família Addams evoca, por meio da sátira, a antítese da família americana ideal. Da mansão bizarra a jantares sujos e pegadinhas mortais, os Addams foram retratados como um clã abastado e esquisito que se deleita com o macabro e parece não se importar com o que os outros pensam.

    Entre os membros dessa peculiar tribo, destaca-se Mortícia Addams. Esposa apaixonada, anfitriã, mãe de dois filhos, conhecida por sua confiança, charme e glamour, dona de um estilo gótico sem igual. Tanto no cinema quanto na TV, muitas atrizes tiveram a chance de entrar na pele de Mortícia. Abaixo você confere a lista completa:

    CAROLYN JONES

    ABC

    Em 18 de setembro de 1964, o canal ABC lançou a versão televisiva de A Família Addams. Para interpretar Mortícia, os produtores escolheram Carolyn Jones, uma atriz americana que havia trabalhado com o cineasta Alfred Hitchcock em O Homem Que Sabia Demais (1956). Com a tez pálida, longos cabelos pretos, vestido igualmente preto com mangas compridas e esfiapadas, Carolyn desfrutou de certa liberdade para interpretar a personagem e apostou na imagem da femme fatale.

    ANJELICA HUSTON

    Paramount Pictures

    Quase 30 anos depois do sucesso da série exibida até 1966, o diretor Barry Sonnenfeld queria reviver o macabro clã. Para encarnar Mortícia no longa-metragem A Família Addams (1991) e na sequência de 1993, ele escalou Anjelica Huston, atriz americana vencedora do Oscar por A Honra do Poderoso Prizzi (1985).

    Sua performance mantém a pegada delicada, elegante e sinistra de Carolyn Jones, mas com uma maquiagem mais intensa, o uso de peruca, unhas e cílios postiços. O resultado foi uma personagem dramática e sedutora que ainda hoje inspira as mais glamorosas fantasias de Halloween.

    DARYL HANNAH

    Saban Entertainment

    Embora considerada a adaptação menos popular da franquia, The Addams Family Reunion (1998) continua sendo um clássico da cultura pop. Ao lado de Tim Curry, que interpreta Gomez Addams no filme, está Daryl Hannah como Mortícia.

    Mais sensual que suas antecessoras, a atriz americana transformava cada uma de suas cenas em uma oportunidade de seduzir todos ao seu redor (inclusive o espectador). Anos depois, Hannah seria conhecida como a letal Elle Driver em Kill Bill - Volume 1 (2003) e Volume 2 (2004), ambos dirigidos por Quentin Tarantino.

    ELLIE HARVIE

    Fox Family Channel

    A década de 1990 foi um terreno fértil para séries sobrenaturais e de terror, tais quais Goosebumps, Charmed e Buffy, a Caça-Vampiros. Era evidente, portanto, que a Família Addams voltaria para a telinha. A canadense Ellie Harvie seria a escolhida para dar vida a Mortícia Addams na sitcom The New Addams Family, transmitida entre 1998-1999.

    Ainda que conservasse a personalidade delicada e perversa da matriarca, a série era voltada para um público mais jovem, de modo que a atriz de Snowpiercer e O Projeto Adam (2022) oferecia um tom mais cômico do que suas predecessoras.

    CHARLIZE THERON

    MGM

    Para a animação da MGM lançada em 2019 e sua continuação de 2021, os diretores Conrad Vernon e Greg Tiernan escalaram Oscar Isaac (cujas origens guatemaltecas se encaixam perfeitamente com o perfil de “amante latino” de Gomez) e Charlize Theron como Mortícia.

    Em entrevista, a atriz sul-africana explicou como queria manter os aspectos mais famosos da personagem, trazendo algumas novidades. Assim, os desenhos permitiram explorar diferentes facetas da personalidade de Mortícia, desde a juventude até a posição de chefe da família.

    CATHERINE ZETA-JONES

    Netflix

    Ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo musical Chicago (2002), de Rob Marshall, Catherine Zeta-Jones já provou que não há papel que não possa desempenhar. Em Wandinha, a nativa do País de Gales veste o manto da matriarca dos Addams como se tivesse nascido para isso. Seus gestos, sua forma de andar, seu tom de voz... Tudo grita Mortícia!

    Com destaque, claro, para o vestido preto criado por Colleen Atwood, que tem em seu currículo a franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, Alice no País das Maravilhas (2010) e o vindouro A Pequena Sereia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top